Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/05/2023 às 21h36min - Atualizada em 12/05/2023 às 18h38min

Crítica / Guardiões da Galáxia vol. 3 é James Gunn na sua melhor versão

Resultado do filme é o exemplo perfeito de ter um ótimo diretor com liberdade criativa

Daniel Floriano - Editado por Marcela Câmara
Em 2014, a Marvel Studios nos apresentava um filme de uma equipe de heróis muito inesperada, personagens desajustados pouco conhecidos dos quadrinhos e que não tinham relevância alguma dentro da cultura nerd. Um pouco menos de uma década depois esse quadro é completamente diferente, e o nome responsável por isso é James Gunn, diretor da trilogia Guardiões da Galáxia, que gerou tendência no cinema com seus filmes usando, principalmente, muitos momentos cômicos e trilhas sonoras marcantes e bem pontuadas.

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Fonte/Reprodução: Adorocinema

O terceiro filme da franquia tinha como previsão ser lançado anos atrás, porém, o filme sofreu adiamentos com a pandemia, além do diretor em determinado momento ter sido demitido pela Disney, por causa de tweets resgatados do diretor sobre assuntos delicados nas redes sociais. Logo após a demissão, Gunn dirigiu o filme O Esquadrão Suicida, filme da DC, principal concorrente da Marvel nos cinemas, e atualmente é copresidente-executivo da DC Studios. Juntando isso à péssima recepção da Fase 4 do MCU por parte do público e da crítica, havia dúvidas sobre a qualidade de Guardiões da Galáxia Vol 3 e sobre como a trilogia se encerraria. 

Surpreendendo aqueles que consideram que o gênero de super-heróis está saturado no cinema, e que a Marvel não tem prezado pela qualidade de suas produções, Guardiões 3 é o respiro que o gênero precisava. É a nata que nos mostra porque cinema é algo especial, de um diretor, que possui dentro da Marvel Studios, a liberdade criativa necessária pra dirigir um filme que representa a sua melhor versão. 

Após um excelente primeiro filme e um segundo que tropeça nos exageros, esse terceiro é o mais equilibrado e o mais emocionante. Gunn extrai o melhor de seus personagens, todos eles possuem camadas mais aprofundadas e um final que faz sentido com toda a trajetória de cada um. Rocket é o coração do filme, o grande protagonista do longa, que possui nesse filme a profundidade de seu passado misterioso muito bem contado com momentos dramáticos e tristes, que fazem surgir lágrimas sinceras nos olhos daqueles que se entregam à emoção. O antagonista, Alto Evolucionário, que está conectado diretamente com o passado de Rocket, é um vilão verdadeiramente cruel e impossível de receber qualquer redenção, que junto da atuação fantástica do ator Chukwudi Iwuji, é o melhor vilão da Marvel Studios desde Thanos.

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Fonte/Reprodução: Adorocinema

Apesar de vários filmes recentes da Marvel terem sofrido com sérios problemas de produção, como roteiros mal escritos e efeitos visuais mal feitos, Guadiões da Galáxia Vol 3 não peca em nenhum desses quesitos, o filme é praticamente todo CGI e não escorrega em momento algum. A ação é muito bem dirigida, apresentando alguns momentos brutais, mostrando que Gunn foi até o limite que era possível dentro classificação indicativa do filme. Embora a maioria dos personagens estejam no ápice do carisma, é notório que alguns personagem estão "sobrando"  dentro da trama, sem ter muito o que fazer e sem muita importância pro desenrolar da história, porém a interação dos personagens é tão bem dosada e o filme está o tempo todo prendendo sua atenção, seja com cenas de ação épicas ou momentos tão emocionantes, que esse ponto negativo se torna irrelevante no final da jornada. 

Esse volume 3 torna Guardiões da Galáxia uma das melhores trilogias da cultura pop, e James Gunn é o grande maestro disso. Gunn entrega a carta de amor definitiva para esses personagens, encerra a sua trajetória na Marvel da melhor forma possível, e agora parte pra ser o grande maestro da DC.



REFERÊNCIAS 
PRESSE, France; Guardiões da Galáxia 3 estreia no topo da bilheteria norte-americana; g1.globo.com; 2023;Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2023/05/08/guardioes-da-galaxia-3-estreia-no-topo-da-bilheteria-norte-americana.ghtml; Acesso em 12 de maio de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »