Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/08/2023 às 00h25min - Atualizada em 17/08/2023 às 08h00min

Lucas brilha, e São Paulo avança para final da Copa do Brasil

Com gols de Wellington Rato e Lucas Moura, Tricolor reverte desvantagem em um Morumbi efervescente e volta a uma final da competição após 23 anos

Tiago Silva - labdicasjornalismo.com
Lucas Moura volta da Europa para levar São Paulo a final da Copa do Brasil Foto: Nilton Fukuda/saopaulofc.net/Meia Hora
O São Paulo garantiu a vaga na final da Copa do Brasil ao vencer o Corinthians na partida de volta da semifinal por 2 a 0 nesta quarta-feira (16), no estádio do Morumbi. No agregado, o tricolor paulista venceu por  3 a 2. Os gols foram de Wellington Rato e Lucas Moura, ambos no primeiro tempo.

Com o resultado, o Soberano volta a uma final da competição após 23 anos, quando em 2000 foi derrotado na volta para o Cruzeiro, de virada, e ficou com o vice-campeonato. Desta vez, seu adversário será o Flamengo, que venceu o Grêmio por 1 a 0 na volta após triunfo por 2 a 0 em Porto Alegre.

Em campo, a partida marcou o poder de reação e a eficiência são paulinas: apesar do equilíbrio de posse de bola dos dois times, foi o clube mandante que finalizou mais a gol (sete das 19 tentativas contra uma de dez do rival). Lucas Moura, Wellington Rato e Rafael foram alicerces em campo com a construção de jogadas, finalizações e defesas, respectivamente. E com 32 minutos de primeiro tempo, o São Paulo conseguiu reverter o placar agregado e só não ampliou por causa de Cássio.


Timão perde uma sequência de 11 jogos de invencibilidade e, com a eliminação, foca em subir na tabela do Brasileirão e na possibilidade de título pela Copa Sul-Americana. Equipe se mostrou apático tanto na construção de jogadas, na execução dos passes e, principalmente, na marcação. Num sistema 4-2-3-1, nem a linha de defesa, nem os volantes deram conta das criações das finalizações do adversário. Apesar da reação no final do jogo -- com as entradas de Wesley, Matheus Bidú e Matías Rojas -- o Corinthians quase conseguiu o gol que ocasionaria a disputa de pênaltis.

Antes da partida, no trajeto para o estádio, torcedores do São Paulo apedrejaram o ônibus do Alvinegro, fato que ocasionou no atraso no aquecimento e provocou o adiamento do início do jogo em oito minutos. Apesar do ataque, ninguém se feriu.
 
1º TEMPO

O São Paulo, empurrado pelos 62.093 torcedores - um recorde nos últimos oito anos - e com a missão de reverter a derrota na partida de ida, não poupou esforços para aplicar um jogo ofensivo e de pressão no início do jogo. Com um Corinthians acuado e pouco combativo no início, os mandantes conseguiram armar uma blitze.

Aos 11 minutos, o Tricolor fez a primeira jogada de perigo: Lucas Moura trabalhou com Wellington Rato pela direita e, após o arranque do camisa seis para a linha de fundo e o cruzamento rasteiro, Calleri desviou e parou em Cássio.

Um minuto depois, o goleiro corintiano errou na saída de bola e, após recuperação de Pablo Maia no meio do campo, Wellington Rato recebeu e conduziu a jogada. O atacante viu  Cássio adiantado e, da intermediária, chutou no ângulo para abrir o placar no Morumbi.

Mesmo sem poder de reação ao gol sofrido, o Corinthians chegou ao ataque aos 20 minutos: após a cobrança de escanteio, Ruan Oliveira cabeceou a bola muito próximo da trave de Rafael.

O jogo ofensivo do São Paulo foi eficaz e conseguiu superar a desvanategem no placar com o segundo gol: aos 32 minutos,  Rodrigo Nestor dá um passe para esquerda, Lucas, que tabela com Wellington. O camisa sete de cabeça acerta a trave, mas no rebote se embola com goleiro e entra com bola e tudo.

O lance gerou polêmica, pois alguns corinthianos reclamaram de toque de mão. Alguns ângulos deixam a dúvida, mas VAR identificou que a bola bateu na perna do goleiro antes de passar a linha. Assim o Tricolor Paulista passou a frente no placar agregado.

A chance de ampliar o placar veio com Rodrigo Nestor, dois minutos depois, após receber de Pablo Maia no meio do campo. O meia-atacante mandou por cima do gol de Cássio. Ainda teve tempo para Lucas Moura tabelar com Pablo Maia e bater forte para um milagre do goleiro corintiano.
 
2º TEMPO

 
As entradas de Fagner e Matías Rojas no início da etapa miraram uma melhor condução e construção de jogadas. No entanto, as dificuldades no setor defensivo seguiram no Corinthians, o que facilitou a construção de jogadas dos mandantes. Logo no primeiro minuto, Calleri concluiu cruzamento de Rafinha nas mãos de Cássio.

Com a insistência das arrancadas baseadas nos erros de passe corintianos, o São Paulo pressionou mais em campo. Numa dessas situações, aos 13 minutos, Calleri  quase marcou um gol antológico ao deixar Murillo no chão e finalizar de letra. O argentino estava impedido e mesmo se fizesse o gol não iria valer.

Dois minutos depois, Lucas Moura roubou a bola no meio-campo, tabelou com Calleri e cruzou rasteiro para Calleri. O camisa 9 ajeitou para Wellington Rato que, mesmo livre de marcação, perdeu uma grande chance

Vanderlei Luxemburgo gastou as três substituições restantes e colocou Wesley, Giuliano e Matheus Bidú nos lugares de Adson, Ruan Oliveira e Fábio Santos, respectivamente. Tais entradas, em combinação com as mudanças de Dorival Júnior no São Paulo, trouxeram chances de perigo para o Timão na reta final da partida.

Um exemplo foi aos 37 minutos, quando Rojas recebeu de Giuliano e, da intermediária, arriscou uma bomba no ângulo. Rafael salvou.

Outra chance de o São Paulo liquidar a partida veio aos 43 minutos. A partir da recuperação de bola de Pablo Maia. Lucas Moura acinou Calleri que serviu Juan.  O camisa 31 tentou encobrir Cássio com o cabeceio.

O Corinthians teve uma nova chance de perigo um minuto depois: após troca de passes entre Fagner e Renato Augusto pela direita, o camisa oito cruzou rasteiro e Giuliano chutou para fora.

Nos oito minutos de acréscimos cedidos, o Timão teve a melhor oportunidade: aos 52 minutos, quando Wesley cruzou na grande área. Renato Augusto ajeitou e Rojas, de primeira, soltou uma bomba defendida milagrosamente por Rafael. Apesar do perigo, o bandeira deu o impedimento no momento do cruzamento.
 
PRÓXIMOS JOGOS


O São Paulo retorna a campo no sábado (19), às 16h (Brasília), em partida contra o Botafogo, no Morumbi. Essa partida é válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Corinthians, pela mesma competição, enfrenta o Cruzeiro, no mesmo dia, às 21h, no estádio do Mineirão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »