Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/05/2023 às 20h46min - Atualizada em 26/05/2023 às 17h24min

Os filmes mais marcantes da cultura pop neste século

Aproveitando a semana do Dia do Orgulho Nerd, confira os filmes que mudaram e influenciaram o cinema

Daniel Floriano - Editado por Marcela Câmara
Até o início deste século, gostar de nerdice era sinônimo de vergonha e infantilidade. Porém, nos últimos anos, o cinema foi recheado de filmes do universo nerd geek, com adaptações de livros de ficção e fantasia, ou filmes baseados em quadrinhos. O universo nerd dominou tanto o cinema que, atualmente, a maioria das salas são reservadas para filmes deste grupo, algo que não acontecia no século passado.

No dia 25 de maio, foi comemorado o Dia do Orgulho Nerd, data que homenageia o escritor Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, além de celebrar o primeiro filme da franquia Star Wars. Pegando como gancho essa data comemorativa, confira os filmes e franquias que mais marcaram a cultura pop no cinema no século 21.

O SENHOR DOS ANÉIS




Dirigido por Peter Jackson, a franquia O Senhor dos Anéis, obra literária escrita por Tolkien, que influenciou todo o universo de RPG, atingiu um patamar ainda mais alto dentro da cultura pop com sua trilogia no cinema. A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002), e O Retorno do Rei (2003) foram um marco cinematográfico, seja pelos efeitos visuais de ultima geração da época, ou pela adaptação extremamente fiel aos livros. Com incríveis 17 Oscars, a franquia é uma das maiores influências de filmes de fantasia de todos os tempos.

HARRY POTTER




Baseados nos livros de J.K Rowling, os filmes de Harry Potter foram um dos maiores sucessos já visto na história da cultura pop. A franquia possui milhares de fãs pelo mundo, com seus 8 filmes lançados - Pedra Filosofal (2001), Câmara Secreta (2002), Prisioneiro de Azkaban (2004), Cálice de Fogo (2005), Ordem da Fênix (2007), Enigma do Príncipe (2009), Reliquias da Morte parte 1 (2010), e parte 2 (2011). O universo Potter ultrapassou as telas e, rapidamente, adentrou o cotidiano das pessoas, com roupas, acessórios, parques temáticos, entre outras coisas, além de ter sido a franquia que popularizou os eventos de cosplay pelo mundo.

HOMEM ARANHA




Desde sempre, o teioso é um dos maiores personagens dos quadrinhos, sendo sucesso de venda acima de qualquer outro super-herói. A  primeira trilogia, dirigida por Sam Raimi, elevaram ainda mais o patamar do personagem e revolucionou a indústria de filmes de herói nos anos 2000, indústria essa que passava por crise na década de 90. Lançados em 2002, 2004 e 2007, a trilogia de Raimi arrecadou aproximadamente 2,5 bilhões de dólares, se tornando uma das trilogias mais marcantes de um super-herói. O teioso ainda teve outras duas encarnações no cinema, O Espetacular Homem Aranha, e o Homem Aranha que faz parte do Universo Cinematográfico Marvel, deixando bem claro que, Homem Aranha é um personagem que sempre estará presente no cinema, fazendo parte de todas as gerações. 

STAR WARS


 

É verdade que, os filmes mais épicos e clássicos da franquia se encontram no século passado, porém após os anos 2000, a franquia recebeu duas novas trilogias, a prequel (produção que se passa antes da original), e a sequel (produção que se passa após a original). A prequel é composta pelos filmes, A Ameaça Fantasma, Ataques dos Clones, e A Vingança dos Sith, também chamados respectivamente de Episódios I, II e III, que contam a história da juventude do clássico vilão Darth Vader. Já a sequel é composta pelos filmes, O Despertar da Força, Os Últimos Jedi, e A Ascensão Skywalker, também chamados respectivamente de Episódios VII, VIII, e IX. Ambas as trilogias, junto aos spin-offs Rogue One e Han Solo, funcionaram para expandir ainda mais o universo de Star Wars dentro da cultura pop. 

AVATAR

 

Pensado e produzido durantes anos pelo cineasta James Cameron, o primeiro filme de Avatar (2009), vencedor de 3 Oscars, foi um sucesso absoluto de crítica e público, alcançando o posto de maior bilheteria da história do cinema. Um dos maiores motivos para esse sucesso foi o revolucionário 3D, Cameron usou as melhores tecnologias da época para fazer do filme o mais imersivo possível. O sucesso de Avatar com o 3D foi tão grande que, até hoje, a maioria dos filmes em cartaz possuem sua versão 3D. Além disso, o segundo filme da franquia, Avatar: O Caminho da Água, foi aguardado durante anos pelos fãs e estreou em 2022, sendo também sucesso de bilheteria. Cameron ainda prometeu mais filmes da franquia, fazendo com que Avatar ganhe cada vez mais espaço dentro do coração dos nerds.

VINGADORES


 

Claro que o principal grupo da franquia mais rentável da Disney não poderia estar de fora de uma lista como essa. Composta pelos filmes, Os Vingadores (2012), Era de Ultron (2015), Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019), a franquia transformou as salas de cinema em um verdadeiro estádio, com momentos épicos que ficarão para sempre na história do cinema em geral. Quando o primeiro filme da franquia chegou aos cinemas, nenhum filme de super-herói havia faturado tanto em bilheteria. Com o crescente sucesso da franquia, Ultimato, filme que culminou e finalizou a saga do infinito da Marvel, em determinado momento, ultrapassou Avatar em bilheteria, se tornando a maior bilheteria de todos os tempos, isso durou pouco tempo, vide que Avatar reestreou em alguns lugares do mundo e retomou a liderança. A equipe Vingadores é uma das, se não a maior influência no cinema para mudar a visão de "nerd", de algo vergonhoso e infantil, para algo divertido e que ditou moda.

REFERÊNCIAS
PUIATI, Julio; 70 filmes Pop que grudaram no imaginário coletivo por gerações; artcetera.art; 2023; Disponível em:
https://artcetera.art/cinema/filmes-pop/; Acesso em 26 de maio de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »