Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/06/2023 às 15h58min - Atualizada em 17/06/2023 às 10h52min

A Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem voltou

A OSBJ abre edital e começa a seleção de músicos entre 16 a 30 anos. O Processo seletivo também prioriza pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+

Marina Magalhães Prizan - revisado por Anna Sá
foto : Site da Prefeitura do Rio de Janeiro. Orquestra sinfônica

No dia 02/06 o Jornal Nacional estava muito cultural, apresentando um projeto que ficou em hiato por falta de recursos financeiros repassados pelo governo. A orquestra Sinfônica Brasileira, parou projeto da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem por 12 anos, conseguindo retomar as atividades no mesmo mês da reportagem.

O Jornal Nacional, JN, chamou tanto a nossa atenção que resolvemos descobrir um pouco mais sobre a história da orquestra e do projeto.
Muito se fala sobre esporte atrelado a educação e oportunidades, vimos com a pauta que isso é um fato, mas há algo que a matéria esqueceu de dar para deleite dos músicos, a informação convite:


Orquestra Sinfônica Brasileira | A Orquestra

Orquestra Sinfônica Brasileira | A Orquestra

Foto: Site da Orquestra Sinfônica brasileira

As inscrições, para sonhar mais alto, seguir carreira na música clássica e mudar sua história, começaram no dia 24 de março e seguiram até a presente data, (dia 16/06), o formulário para inscrições continua sendo disponibilizado através de um edital. Disposto no site da Orquestra Sinfônica., que está procurando jovens músicos na faixa etária de 16  a 30 anos. É uma ótima oportunidade para aquele ou aquela amiga que gostaria de mostrar seu talento musical em cidades que, nós brasileiros pelo menos, nos orgulhamos.

Sabem o que é mais incrivel? É que o edital deste deste  ano abriu vaga para a participação de pessoas com deficiências e grupo LGBTQIAPN+. Repassem a informação.


Mas antes, vem saber com a gente aqui, a história do conjunto  orquestral :

 

A orquestra como um todo foi fundada em 1940, desde então precisa de apoio e fundos para continuar levando música clássica em várias cidades brasileiras e ao exterior. Tal concerto foi pioneiro no que se fazia, dando orgulho ao seu fundador,  Maestro José de Lima Siqueira, falecido na data 22 de abril de 1985. 

Orquestra Sinfônica Brasileira volta à ativa com concerto neste domingo no  Rio | Agência Brasil

Orquestra Sinfônica Brasileira volta à ativa com concerto neste domingo no Rio | Agência Brasil

foto: Agencia Brasil

 








Existem diferentes históricos quando ouve-se orquestra. Mas aqui estamos falando história da OSB:
Conjunto orquestral que foi pioneiro a realizar turnês pelo Brasil e mundo afora com seus instrumentos reunindo uma grande gama de pessoas ao ar livre. A OSBJ  no entanto nasceu como ação social das muitas que a orquestra Brasileira tem como missão ajudar.

Ações que dão oportunidade são espalhadas pelo país. Sabemos que é difícil algumas delas encaixarem ‘no nosso perfil’. Sendo este musical, saiba que não é só a orquestra Sinfônica Brasileira que capta jovens e adultos para participar do conjunto instrumentalista: O Conservatório Estadual de Música Hiadée França Americano, curso de formação localizado em Juiz de Fora,  em Minas Gerais , é um grande exemplo disso: o curso profissionalizante te dará a chance de entrar em contato com vários instrumentos .Ao final do curso, o aluno estará com passo do seu sonho já dado. A seleção também é feita através de edital.  O endereço é: rua Batista de Oliveira,  número: 377, no centro de Juiz de Fora.

O mesmo contexto é aplicado na Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. A Universidade mineira, com o apoio da reitoria, oferece um projeto extra curricular, chamado pró-música, que também conecta a comunidade com as melodias. Os alunos também tem contato com a música clássica, participando da orquestra da Câmara, ou com os instrumentos separadamente se assim desejar. E não é só isso. Também são disponibilizados uma grade de oficinas, no site  têm os horários, informações das aulas, e o nome de quem a ministrará. O Centro Cultural Pró Música, também de Juiz de Fora, é reconhecido por sua atuação no campo cultural.

Tudo referente é um ambiente ccupacional do indivíduo, é necessário pauta jornalística cultural. Destas Informações nunca se sabe se estaremos dando coragem a próximos músicos ou artistas da nova geração .


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »