Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/07/2019 às 03h17min - Atualizada em 26/07/2019 às 03h17min

Festival de inverno de Garanhuns garante diversão na estação mais fria do ano

Evento contará com diferentes atividades realizadas para cada público específico

Nathalia Teixeira
Internet/ Divulgação
Todos os anos, a cidade de Garanhuns, município de Pernambuco, promove o maior festival multiartístico do país. A 29º edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), estreou no dia 18 e se encerrará no dia 27 de julho. O festival será marcado com atrações imperdíveis em mais de 20 polos espalhados pela cidade, além de apresentações audiovisuais, teatro, dança, contos de histórias, entre outros. A junção da diversidade de ritmos com o clima gélido continua resultando de forma positiva.  

Em meio à chuva, é possível perceber uma multidão de guarda chuvas coloridos assistindo à programação principal que acontece no palco Dominguinhos. As noites do brega e do forró, são um prato cheio para os casais apaixonados, as famílias animadas e os solteiros dispostos. "Venho na FIG há muitos anos, e nunca tive do que reclamar. Sou de Garanhuns, mas moro na capital (Recife), e ainda assim faço questão de vir e trazer minha família, porque acho importante ter cultura e saber aproveitar as mensagens que esse tanto de artistas querem passar", falou Evandro Ribeiro, técnico de enfermagem que participa do festival desde de a primeira edição.  

O homenageado do ano é o paraibano Jackson do Pandeiro, cantor de forró, samba, xaxado, baião e vários outros ritmos que se consagrou no Estado, sendo uma das maiores referências culturais. Ele faleceu em Brasilia no ano de 1982, aos 62 anos de idade. Na abertura do festival, Jackson ganhou um tributo ao seu centenário e além disso, ele está presente em toda a decoração da cidade, que se transformou para receber os milhares de visitantes.

O diferencial desse ano foi a Plataforma FIG, que promove debates sobre temas relevantes da atualidade e esses são transmitidos por meio do Instagram. Antônio Gutierrez, produtor de grandes festivais pernambucanos, foi um dos mediadores. Em entrevista para o festival, ele afirmou que esse meio de comunicação promove uma maior dimensão para o evento, "Acho incrivel a plataforma, porque na FIG temos uma relação afetiva muito grande, e estar participando desses encontros aumentam o prazer de estar aqui no festival"

Não é à toa que o Festival de Inverno de Garanhuns é considerado um dos maiores festivais culturais do país. Em um mesmo evento foram programadas oficinas, palestras, circo, mamulengos, shows de inúmeros gêneros, abertura para projetos (como o Som na Rural que promove novos artistas locais), artesanatos, apresentações em catedrais, teatros (com as atuações de Miguel Falabella e Alessandra Maestrini), cinema, recitais em praça pública, exposição de comemoração da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e até a gastronomia são exemplos do quão cultural pode ser uma cidade, mesmo sendo no interior e com um clima não tão favorável.

Outros aspectos a serem abordados são as apresentações circenses, a Figuinho para as crianças e as sessões do cine Eldorado (que voltaram a ser exibidas), aumentaram ainda mais o leque de possibilidades do festival e promoveram a inserção de todos na programação. "É a primeira vez que venho junto com minha família, e estou amando o tanto de coisas que temos para fazer em uma noite. As vezes até esquecemos do frio intenso, as crianças não querem voltar para casa e estão amando as férias por causa da FIG.", comenta a costureira Fabiana Gueiros, que mora em Recife e veio acompanhada do marido e dos filhos para o evento.

Nesse momento em que os festivais de mesmo porte estão mais antenados com os gostos musicais ecléticos, sem preconceitos e discriminações, a FIG não ficou para trás. Apostando nas atrações regionais, os números alcançados mostram o quanto ritmos discriminados podem fazer sucesso. Apenas na noite do brega, ritmo tradicional no Estado e que costuma não ter tanto espaço nos eventos, cerca de 30 mil pessoas compareceram aos shows, mais que a capacidade prevista, surpreendendo a todos e mostrando uma brecha para a evolução do festival nos próximos anos.

Os investimentos para o FIG foram de 8,5 milhões pelo Governo do Estado. Com a estimulação da economia, diversas empresas foram beneficiadas com essa oportunidade, e entre elas estão os pequenos empreendedores e empresas de turismo. "Nossa empresa teve um aumento significativo das viagens em detrimento da FIG esse ano, tenho a impressão de que mais pessoas foram para o festival e estamos felizes por isso.", informa Rebeka Helen, monitora de uma agência de turismo do Recife.

O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado todos os anos e é uma boa dica para quem tem interesse em conhecer pessoas, ouvir uma boa música, saborear comidas deliciosas e participar de programações individuais e/ou para famílias e amigos.

Fique por dentro do que está rolando no festival por meio das redes sociais:
Facebook: @fig.oficial
Instagram: @festivaldeinvernodegaranhuns / @plataforma_fig
Twitter: @fig_pe

Viva à cultura!

Editado por Pâmela Rita 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »