Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/07/2023 às 13h52min - Atualizada em 26/06/2023 às 11h09min

Séries brasileiras ganham espaço fora do Brasil

Letícia Cleto - Revisado por André Pontes
'Bom Dia, Verônica' vem se consolidando como uma das melhores séries e mais assistidas produzidas no Brasil. (Foto: Reprodução/ Diário de Séries).
Com produções extremamente bem elaboradas e por vezes inovadoras, o Brasil vem se destacando cada vez mais no mercado internacional. Atualmente tendo mais oportunidades para exportar obras feitas em solo nacional, grandes plataformas de streaming voltadas para a comercialização e divulgação de séries e filmes, como Netflix e Amazon Prime, vêm apostando alto nas criações brasileiras, que por sua vez, vem conseguindo atingir grandes metas e contam com altos índices de aprovação fora do Brasil, trazendo bons retornos e mais oportunidades para obras nacionais.
 
A seguir listamos 5 produções brasileiras que fizeram ou fazem sucesso no Brasil e no exterior.
 
Coisa Mais Linda
(Foto: Reprodução/Notícias da TV)

(Foto: Reprodução/Notícias da TV)

Trazendo aspectos da vida carioca dos anos 50 a série conquistou fãs ao redor do mundo.
A série com duas temporadas ambientada na década de 50, Coisa Mais Linda conta a história de 4 mulheres que buscam ser donas de suas próprias narrativas em uma época completamente machista e sexista. Trazendo temas como divórcio, independência financeira, racismo e descoberta de sexualidade, a série aborda de maneira assertiva temas que eram considerados tabus para a época e que não eram passíveis de discussão.

Após seu lançamento aqui no Brasil, a produção não demorou para conquistar espaço em outros países. Com tons da Bossa Nova, que carrega em si a vida carioca dos anos 50, a série foi listada pela
revista norte-americana Variety em 2019, como uma das 30 melhores produções da Netflix.
 
3% 
(Foto: Reprodução/CosmoNerd)

(Foto: Reprodução/CosmoNerd)

Primeira série brasileira da Netflix agradou espectadores.
Lançada em 2016 e sendo a primeira produção brasileira original Netflix, 3% traz uma temática de um futuro pós-apocalíptico, apresentando um Brasil completamente devastado. Em sua narrativa, além de levar para a trama críticas sobre a disparidade das diferentes classes sociais, a série aborda a disputa desleal para quem não está no topo da pirâmide e como o status se torna determinante em alguns casos. Com Samuel de Assis, Bianca Comparato e grande elenco, no final de 2016, a produção foi uma das mais assistidas da língua não-inglesa nos Estados Unidos. 
 
Sob Pressão 
(Foto: Reprodução/Notícias da TV)

(Foto: Reprodução/Notícias da TV)

Produção relata o dia a dia desafiador que profissionais da saúde enfrentam em hospitais públicos
Original TV Globo, com todas as suas temporadas disponíveis no Globoplay, Sob Pressão é tida por muitos como uma das melhores séries brasileiras já produzidas. A produção que conta com grandes atuações de Julio Andrade e Marjorie Estiano, que inclusive, já foi indicada ao Emmy Internacional por sua atuação na segunda temporada, trata de um dos problemas mais recorrentes do país, a falta de investimento na saúde pública.

Com questões que mostram os desafios dos profissionais da saúde nos hospitais, a série também procura humanizar esses profissionais que por vezes não são valorizados e não recebem tratamento digno do governo. Assim que foi lançada a série acabou se tornando um fenômeno no Brasil e é atualmente é assistida em mais de 60 países. 
 
Bom dia, Verônica 
(Foto: Reprodução/Omelete)

(Foto: Reprodução/Omelete)

Produção se encaminha para o que pode ser sua última temporada.
Baseada no livro de Raphael Montes e Ilana Casoy, dentre todas as séries já citadas Bom Dia, Verônica é certamente a que mais ganhou destaque internacional. Contando a história da escrivã Verônica, que ajuda mulheres que passam por diversos tipos de agressão nas mãos de homens opressores e descobre esquemas de corrupção dentro da polícia, a série conquistou visibilidade ao tratar de maneira bastante realista os temas abordados ao longo dos episódios.

Até o momento com duas temporadas e narrativas diferentes, a série se tornou uma das mais vistas ao redor do mundo pela Netflix e estreou em 2022 no top 10 mundial da plataforma de streaming. A produção também conta com atuação marcante de Tainá Müller no papel de Verônica e com um roteiro bem construído, que prende a atenção do espectador até o final. Por tratar de temas sensíveis que podem gerar gatilhos em quem está assistindo, cada episódio possui uma classificação indicativa e descrição de cada episódio. 
 
Cidade Invisível 
(Foto: Reprodução/ Tem Alguém Assistindo?)

(Foto: Reprodução/ Tem Alguém Assistindo?)

Trazendo elementos folclóricos em sua narrativa a série agrada público e critica.
Mais uma produção da Netflix e lançada em 2021, Cidade Invisível foi uma das 10 séries mais assistidas em 40 países. Baseada em uma narrativa surrealista que traz no seu enredo suspense e fantasia, a produção é protagonizada por Marco Pigossi, que interpreta um policial ambiental que encontra criaturas folclóricas convivendo com humanos num mundo subterrâneo, mesclando a narrativa da história com utopia e realidade que pairam durante a série, além de detalhar em uma diferente perspectiva a cultura brasileira.

Segundo Pigossi, em entrevista ao portal de notícias Metrópoles, o intuito da produção sempre foi trazer esse novo olhar sobre a nossa cultura popular. 
"Nossa expectativa é exatamente esta, levar o folclore brasileiro para o mundo, contar a nossa história, que é linda”.

Todas as produções encontram-se nas plataformas de streaming Netflix e Globoplay.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »