Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/07/2023 às 19h06min - Atualizada em 03/07/2023 às 16h33min

The Good Bad Mother: trauma geracional e a complexidade das relações pais-filhos

Gabriela Auzier - Revisado por Carolina Nunes
Poster 'The Good Bad Mother (Foto: Divulgação/Netflix)

O drama coreano The Good Bad Mother (A Má Mãe), explora as nuances da relação mãe-filho, oferecendo perspectivas sobre como traumas e cargas emocionais afetam relacionamentos, especialmente entre pais e filhos. O dorama foi transmitido na Coreia do Sul e chegou à Netflix com dublagem alcançando um grande público internacional, para além da comunidade virtual dos consumidores de doramas, a dramaland. Protagonizado por Lee Do Hyun, conhecido pelo sucesso A Lição, e Ra Mi-Ran, a trama gira principalmente em torno do relacionamento complicado entre uma mãe e seu filho.


Lee DoHyun e Ra Mi Ran como Kang Ho e Youn Soon em 'The Good Bad Mother'.

Lee DoHyun e Ra Mi Ran como Kang Ho e Youn Soon em 'The Good Bad Mother'.

(Foto: Divulgação/ Netflix)

 

A trama
O promotor Kang Ho é um homem frio e apático, que foi criado por Young Soon, uma mãe viúva dona de uma fazenda de porcos. Tendo passado por muitas dificuldades e querendo que o filho tivesse um futuro impecável, ela o criou com frieza e pouco carinho, o que moldou grande parte da personalidade do filho. Ele vive sozinho na capital e mantém um relacionamento distante com a mãe, afastando-a mesmo quando ela tenta se aproximar e participar de sua vida.

 

Ao sofrer um acidente, Kang Ho perde a memória e volta a se comportar como uma criança de sete anos. Essa situação faz com ele volte a morar com Young Soon, que vê uma oportunidade de melhorar a relação com o filho. Acompanhamos então, a jornada de Kang Ho para se recuperar do acidente enquanto lida com pessoas do seu passado, a quem ele machucou mas não lembra, e Young Soon entende como sua criação afetou o filho.


Lee Do Hyun como Kang Ho em 'The Good Bad Mother'.

Lee Do Hyun como Kang Ho em 'The Good Bad Mother'.

(Foto: Divulgação/ Netflix)

 

Com o passar dos episódios, podemos acompanhar o crescimento dos personagens com o sentimento de que crescemos com eles. Através de flashbacks vemos o nascimento de Kangho, seus primeiros passos, seus traumas, suas paixões. Conhecemos sua frieza, seu afeto, sua bondade, ou seja, todas as suas facetas. Isso nos ajuda a entender como exatamente a criação da mãe o impactou.

 

Desde a infância ele é muito pressionado em relação aos estudos, pois sua mãe deseja que ele se torne promotor para vingar a morte de seu pai. Ela não o deixa se divertir e controla até mesmo a quantidade que ele come, para que nunca fique sonolento e perca o foco nos estudos. Sem muito afeto da mãe e sem poder focar na sua paixão, que é desenhar, Kang Ho cresce reprimindo a si mesmo em muitos aspectos. Seus momentos mais descontraídos são com Sam Sik, seu melhor amigo, e Mi-joo, amiga com quem ele acaba vivendo um relacionamento secreto na faculdade. Porém, eventualmente, Kang Ho se afasta de todos para seguir o plano de vingar o pai.

 

Também compreendemos a história de Young Soon e suas razões por trás de seu comportamento abusivo em relação ao filho. Esse tipo de comportamento não é tolerável, mas o drama é capaz de invocar empatia através de sua história, já que a personagem sofreu bastante na vida. Ela perdeu os pais e irmão, seu marido, sua fazenda de porcos e quase perdeu seu filho, mas de alguma forma ela ainda consegue demonstrar gentileza.

Ra Mi-Ran em 'The Good Bad Mother'

Ra Mi-Ran em 'The Good Bad Mother'

(Foto: Reprodução/ Netflix)

 

Ela é realmente uma mãe ruim, mas não é do tipo que faz isso de bom grado e sem emoções. Cuidar de Kang Ho após o acidente foi uma forma de ela se redimir. "Por favor, deixe-me ser uma mãe ruim mais uma vez, Kang Ho", disse ela enquanto o ensinava a comer após o acidente. Ela está totalmente ciente de seus atos e não se orgulha disso. Quando ela atingiu as panturrilhas de Kangho, ela curou enquanto ele dormia, quando ela rasgou seu desenho, ela o colou de volta. Kang Ho está totalmente ciente disso e é por isso que ele não a odeia tanto. É interessante ver os momentos que ela percebe quanto ela o machucou. Ela fica frustrada com determinadas atitudes dele e logo em seguida é atingida pela percepção de que ele é do jeito que é por causa dela. 


A complexidade do relacionamento entre pais e filhos
O drama levanta uma reflexão sobre a importancia de reconhecer e lidar com traumas geracionais, buscando quebrar o ciclo de comportamentos problematicos transmitidos de uma geração para a outra.Young Soon, mesmo com um comportamento abusivo, no fim reconhece os danos que causou e busca o perdão do filho.O dorama também chama a atenção para como a criação dos pais molda a personalidade dos filhos. No caso de Kang Ho, o comportamento da mãe impactou seu desenvolvimento emocional e sua capacidade de se relacionar com as pessoas.


De forma geral, a trama mostra como as pessoas e os relacionamentos são complexos. A história desses dois personagens mostra que nada é preto no branco, por isso tentar entender a dinâmica e o amor dos pais é desconfortável. O drama passa uma mensagem tanto para pais quanto para filhos: para os pais, é um conselho sobre a importância de tratar os traumas geracionais e quebrar o ciclo do trauma, pois mesmo que Young Soon amasse Kang Ho, seus traumas machucaram os dois; e para os filhos, o drama faz um lembrete de que nossos pais também são pessoas, com suas próprias histórias e dores, e reconhecer isso pode nos fazer entendê-los melhor.
 


Trailer oficial legendado de 'The Good Bad Mother'. (Reprodução: Netflix Brasil - YouTube)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »