Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/09/2023 às 15h47min - Atualizada em 23/09/2023 às 22h25min

Ansiedade e depressão no mundo das HQs

José Castro - Editado por Marcela Câmara
O mês setembro, é dedicado ao combate à depressão e prevenção ao suicídio. Um assunto sério e importante para a sociedade. E o conhecido “Setembro Amarelo” ganha cada vez mais visibilidade e novas abordagens. Na literatura e nas HQs não é diferente, além de materiais com o foco totalmente nesse assunto, há outros que a abordagem é mais subjetiva ou que coloquem o tema como plano de fundo. Mostrando que um personagem pode estar com depressão ou ansiedade, mas mesmo assim fazendo atividades e vivendo sua vida de forma “normal” para os demais. 
 
Em uma tirinha de Peanuts dos anos 60, o personagem de Charlie Brown aparece com uma fisionomia cabisbaixa. “Quando estamos deprimidos, a posição em que a gente fica faz uma grande diferença.” Nessa época o assunto não era tão falado, muito menos em tirinhas, quadrinhos ou livros. Apesar das histórias serem com personagens infantis, muitas vezes a temáticas eram sobre assuntos rotulados como de “adultos”, ou sobre questões da vida. Desde do seu começo em 1956 até o fim de suas publicações em 2000, por causa da morte de seu autor Charles M.Schulz.
 
No começo do século XXI, com o aumento do número de suicidos, a depressão e a ansiedade veem sendo discutida e se tornando pauta pública. E com isso a tirinha citada antes da turma de Charlie Brown lá dos anos 60, não era mais uma obra solitária. Vários artistas começaram a escrever e desenhar sobre o transtorno de ansiedade e a depressão, e como nós temos que encarar isso sendo com a gente ou com alguém próximo.
 
E falando especificamente dos super-heróis temos um prato cheio. Falando somente de ansiedade e depressão, temos por exemplo o Demolidor “Dead Devil”, que foi afastado da mãe ainda bebê, perdeu sua visão e presenciou o assassinato de seu pai ainda quando era criança. Mesmo com todos esses traumas, o personagem seguiu um caminho heróico, usando suas novas habilidades e sentidos aguçados para ajudar outras pessoas.

Mas seu passado o persegue e o resultado disso é a luta contra a depressão além do assunto já ter sido abordado por diversas vezes nas HQs, a terceira temporada da série Demolidor, da Netflix, retratou muito bem isso.
A escolha de trazer isso para as telas foi, inclusive, muito bem vinda, visto que abre espaço para identificação e discussão de uma doença muitas vezes menosprezada, e até mesmo calada principalmente por homens.
 
Outro exemplo é a historia de Wanda Maximoff, que provavelmente está entre as mais tristes e perturbadoras da Marvel. A jovem foi sequestrada ainda bebê ao lado do irmão gêmeo, foi fruto de experimentos que lhe deram parte de seus poderes, foi enganada sobre a verdadeira identidade de seu pai. Enquanto tentava salvar pessoas já como feiticeira escarlate, acabou causando um acidente que matou várias delas. Perdeu seu irmão, e seu marido. Casou novas mortes em um colapso mental, tentou desfazer o ocorrido mas acabou chegando em um nível de trauma a ponto de entrar em estado catatônico e até mesmo esquecer o que tinha passado. Depressão e as crises de ansiedade, são só algumas das doenças psicológicas apresentada por ela. Na famosa série solo produzida por James Robinson, Wanda decide buscar ajuda e passa a frequentar um psicólogo.
 
Os autores além de mostrarem que até nosso heróis podem ter transtornos mentais, abrem espaço pro dialogo de que todos nós podemos sofrer com algumas dessas doenças. E que se isso acontecer temos que procurar ajuda imediatamente.
 
REFERÊNCIAS

RONDINELII    ,    Fábio.    Charlie Brown e Peneaus - O setembro amarelo com um ziguezague preto     !       Formiga Eletríca  ; Disponível em : https://formigaeletrica.com.br/quadrinhos/artigos-hq/charlie-brown-setembro-amarelo/

ESMERALDO  ,   Sabrina.    10 Heróis que sofrem de sérios transtornos mentais     .   Aficionados  ; Disponível em : https://www.aficionados.com.br/10-herois-que-sofrem-com-serios-transtornos-mentais/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »