Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/10/2023 às 11h31min - Atualizada em 25/09/2023 às 15h32min

Arte através da dança: conheça o Jam do povo

O encontro é promovido gratuitamente por Hianne e Natanael, dançarinos de Campina Grande.

Antonio Neto - Revisado por André Pontes
Dançarinos da Jam do povo reunidos. ( Foto: Arquivo Pessoal/ Hianne Alves)

No Nordeste, em sua totalidade, o forró tradicional é um estilo de dança que predomina fortemente nas pessoas que nascem no local, e até mesmo, naquelas que chegam depois e ficam para morar no estado, acabam gostando do estilo. E na cidade de Campina Grande, na Paraíba, não é diferente. Mas um grupo de jovens que se reúnem mensalmente estão ganhando espaço nas ruas do forró: A Jam do Povo. Mas o que seria a Jam do Povo

A Jam do Povo é um evento que vem sendo realizado desde 2012 e seu intuito é o estímulo das danças urbanas na cidade de Campina Grande, na Paraíba, ele é realizado mensalmente e sempre acontece em diferentes locais da cidade com a ocupação dos espaços públicos.

Conheça a história

A Jam, teve seu início no ano de 2012, nesse tempo a fundadora, Hianne Alves, atuante das danças urbanas desde 2008, morava na região do Parque do Povo. Localização essa onde acontece a maior Festa de São João do mundo. Esse local na cidade de Campina Grande, é uma área bem espaçosa. Hianne, ao ver que o tal espaço não estava sendo utilizado no decorrer do ano, pensou em algo diferente: realizar o Jam do Povo naquele espaço.

Na época, Hianne, estudava sobre as  danças urbanas e se aprofundava no assunto. Foi quando através do Facebook, que ela conheceu a Jam Session: grupo de pessoas que se reúnem para proporcionar a mesma ideia, mas na cidade de São Paulo. 

Com apenas um tapete, uma caixa de som emprestada e a vontade de fazer dar certo, ela fez uma arte e postou no Facebook, chamou os amigos e conseguiu fazer em outubro de 2012 a primeira edição do Jam do povo - edição essa que foi muito bem aceita e prestigiada na época. Mais tarde, e pelo sucesso do projeto, vieram mais três edições e, por uma demanda pessoal alta e a falta de estímulo financeiro, a Jam do Povo passou um tempo sem seus encontros mensais.
 
No ano de 2018, o grupo voltou a ocupar seu local: as ruas campinenses. Dessa vez, com Natanael Alcântara, também dançarino desde 2014. Ele e Hianne, estão há 5 anos levando o projeto em frente. Hoje, contam com uma média de 30 a 40 pessoas por encontro, incluindo pessoas das cidades circunvizinhas. Para Natanael, o principal intuito da Jam é literalmente reunir a comunidade artística hoje em dia, além da galera da dança, o pessoal do teatro, da música também fazem parte da Jam e mostram que existem círculos culturais como esse grupo na cidade de Campina Grande.

Significado da palavra

A palavra "Jam" em si possuem vários significados. Já a palavra "Jam Session", é uma gíria usada entre os jogadores de basquete, artistas e reunião de pessoas para compor ou improvisar algo. A palavra "povo", literalmente, significa um conjunto de indivíduos que vivem em sociedade. Por isso, na união entre estas duas palavras, "Jam e Povo", pode ser resumido como um encontro para improvisação, para movimentar, realizar troca de informações e ocupar espaços públicos.

Para conhecer mais sobre o grupo e o evento Jam do Povo, existem as redes sociais onde apresentam os trabalhos e as apresentações. Você pode conferir mais em @jamdopovo.

 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »