Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/04/2023 às 10h38min - Atualizada em 06/04/2023 às 10h25min

A importância da dança para a formação do indivíduo

Brenda Sales - Revisado por Danielle Carvalho
Crianças participando de uma aula de dança (Foto: Reprodução/ Getty)


A dança pode ser considerada um produto advindo da cultura, sendo a arte mais antiga que o homem já experimentou. Segundo Santos (1996), cultura é uma dimensão do processo social da vida de uma sociedade, é um produto coletivo da vida humana. A cultura refere-se a costumes e realidades sociais distintas. Ela se preocupa com o respeito às maneiras de conceber e organizar a vida social e a seus aspectos materiais. A dança possui íntima relação com o processo de formação cultural, pois sua técnica e linguagem diversificada atravessa qualquer classe social, além de conseguir atingir o corpo social de modo plural e único ao mesmo tempo.



Esse tipo de expressão artística é considerada a mais completa das artes, principalmente por envolver vários elementos como música e teatro. Além disso, a dança tem o poder catártico, assim como as artes, podendo ser utilizada para liberar sentimentos, sejam eles alegria, tristeza ou celebrações. Para Shimizu (2004), “A presença ativa da arte pela sua importância no processo de formação de pessoas, defendendo a dança como princípio da formação do ser humano, na perspectiva de construir seres humanos com mais sensibilidade, criatividade e expressividade compatível para seu crescimento. Vejo a arte como uma promissora das capacidades dos seres humanos”. 

A educação social do indivíduo também é uma das consequências que a dança pode contribuir enquanto ferramenta cultural. Desse modo, o conhecimento, lazer, criatividade e expressão do ser humano são estimulados de forma a contribuir com o processo educacional de pessoas, principalmente crianças. 


O ensino de dança nas escolas 

A dança no ambiente escolar pode ser considerada uma forma de unir várias disciplinas distintas para tornar o processo de aprendizagem mais lúdico, indo além das experiências corporais. Tendo isso em vista, a dança é definida como um facilitador de um processo educacional, com metodologia própria e única, capaz de transformar o aprendizado monótono e passivo em participativo e integrado de acordo com a idade da criança ou adolescente.



Por ser um exercício físico, a dança é uma atividade essencial para estimular a criança, desde cedo, a estar sempre em movimento. Evitando, assim, problemas frequentes como sedentarismo e obesidade infantil. Além disso, o indivíduo desenvolve habilidades importantes para o convívio social e qualidade de vida, que estimulam os sentidos e exploram a criatividade e concentração. Exemplos disso são competências que se classificam no âmbito da consciência corporal, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade, as quais atuam no desenvolvimento primordial.

Com a prática constante dessa atividade física, a linguagem corporal passa a ser explorada, elemento chave para as relações interpessoais. O vínculo estabelecido entre o ensino de dança e o processo de aprendizagem é valorizado por muitos professores por ser uma forma do aluno conseguir transpor emoções que, por vezes, não possui o autoconhecimento para identificar gatilhos ou simplesmente nomear aquele sentimento.

Assim, os alunos que possuem contato com a dança têm suas habilidades socioemocionais mais desenvolvidas, além de conviver com um ambiente que proporciona a expressão de sentimentos cotidianos, que, muitas vezes, negligenciamos com a rotina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »