Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/09/2023 às 23h59min - Atualizada em 02/10/2023 às 18h05min

Olivia Rodrigo lança Guts, segundo álbum de estúdio da sua carreira

Lançamento conta com 12 faixas inéditas, entre elas “Vampire” que conquistou o recorde de maior estreia de uma artista mulher em 2023

Moeisha Bastos - Revisado por Nildi Morais
Foto: Reprodução/Olivia Rodrigo.

A jovem cantora estadunidense Olívia Rodrigo, lançou, no dia 8 de setembro, seu segundo álbum de estúdio, intitulado como Guts. O novo lançamento conta com 12 faixas inéditas e, assim como em seu primeiro álbum, Daniel Nigro foi creditado como produtor e compositor das faixas. 

 

O primeiro single lançado foi “Vampire”, a música conseguiu superar o recorde de Miley Cyrus com “Flower”, como maior estreia de uma artista mulher em 2023. Nos Estados Unidos, debutou no topo da Billboard Hot 100, rendendo a Rodrigo seu terceiro número um no ranking. A faixa também chegou ao topo da parada Billboard Global 200. 
 

Videoclipe de 'Vampire'. (Reprodução: Olivia Rodrigo - Youtube)


O segundo single lançado foi “Bad Idea Right?” que, diferente de Vampire, é mais dramático. O single traz uma vibe de rock alternativo e também se consagrou no topo da parada Billboard Hot Rock & Alternative Songs.
Videoclipe de 'bad idea right?'. (Reprodução: Olivia Rodrigo - Youtube)

Logo de cara, o disco arrematou mais de 60 milhões de plays no Spotify em sua estreia. Todas as faixas do projeto debutaram dentro do top 23 da parada global da plataforma. As versões de vinil do álbum, ainda contam com quatro músicas inéditas. 

No LP vermelho, Olivia incluiu a faixa “Obsessed”. No branco está “Scared of My Guitar”, enquanto o azul traz “Stranger” e o roxo inclui “Girl I’ve Always Been”. Ao que tudo indica, Guts receberá uma edição deluxe com as canções inéditas. 


Reprodução: Recordstore

 

Diferente de Sour, seu primeiro álbum, Guts é mais agressivo, dramático e explosivo. As letras falam sobre decepções amorosas e juventude, mas dessa vez com um tom irônico e divertido, nos remetendo um pouco ao pop dos anos 90. 

 

Mas, em linhas gerais, as músicas seguem a mesma linha de seu primeiro trabalho: desabafos sobre as frustrações da vida, decepções e obsessões amorosas. Ao descrever o álbum Olivia disse: “Eu fiz a maior parte desse álbum durante meu décimo nono ano nesta terra, um ano que para mim foi cheio de confusão, erros e a boa velha raiva adolescente… Eu estou muito orgulhosa dele”.

 

Carreira

Olivia Rodrigo é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. A artista começou sua carreira aos 12 anos, onde interpretou Grace Thomas no filme American Girl: A Receita para o Sucesso. 

Foto: Reprodução/ The Guardian

 

Em 2016, ganhou reconhecimento ao interpretar Paige Olvera, na série Bizaarkvark do Disney Channel. Após o final da terceira temporada da série em 2019, aos 16 a artista foi escalada para interpretar Nini Salazar na série High School Musical: The Musical: The Series do Disney+, se destacando no papel como cantora e compositora. 

 

Em janeiro de 2021, Olivia lançou seu single de estreia “Drivers License”. A música estreou no topo da Billboard HOT 100, e alcançou o Top 1 e vários outros países. A cantora também conseguiu bater o recorde  do Spotify de maior número de streams em um único dia para uma música não natalina, e de primeira canção da história a atingir 80 milhões de streams em 7 dias. 

 

Em abril do mesmo ano, Rodrigo lançou seu segundo single, “Deja vu” a música ficou em oitavo lugar na Billboard HOT 100, tornando ela a primeira artista a estrear seus dois primeiros lançamentos no top 10 da Billboard. Seu terceiro single, “Good 4 U”, também atingiu o Top 1 da Billboard. 

 

Em maio de 2021, com o lançamento de Sour, seu primeiro álbum de estúdio, Rodrigo quebrou o recorde global para a maior estreia de um álbum por uma artista feminina. O disco se tornou o mais rápido a atingir 1 bilhão de streams no Spotify e despontou no topo da Billboard 200, com a melhor semana de estreia de um álbum em 2021. 

Leia mais:
O lado mais azedo de Olivia Rodrigo em SOUR

 

Em 2022, Oliva levou três dos sete prêmios do Grammy, aos quais foi indicada. A artista levou as estatuetas de Artista Revelação, Melhor Performance Solo de Pop e Melhor Álbum Vocal Pop. Em 2023, dois anos após seu lançamento, Sour se tornou o disco mais rápido da história a ter todas as suas canções certificadas nas categorias de Platina pela RIAA (Recording Industry Association of America)

 

Um dos motivos pelo álbum ter alcançado grandes marcas e ter sido tão bem avaliado foi a identificação que a geração Z teve com as letras escritas por Oliva,  que na época tinha apenas 17 anos. Nas músicas, a artista fala sobre insegurança, medo, inveja e ciúmes, sentimentos que todo adolescente já sentiu ou sente. 

 

Em suas músicas, Olivia canta sobre término, coração partido e como as comparações mexem com nosso psicológico durante o processo de crescimento e amadurecimento, a artista reproduz nas suas músicas a trivialidade desses sentimentos no cotidiano de qualquer pessoa. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »