Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/10/2023 às 18h06min - Atualizada em 07/10/2023 às 16h51min

A Noite das Bruxas veio para encerrar a jornada de Hercule Poirot?

Filme chegou aos cinemas em setembro

Taís Wölfert - Editado por Letícia Nunes
Fonte: 20th Century Studios / Reprodução: Observatório do Cinema


Em 2017, estreou o filme O Assassinato no Expresso do Oriente. A produção seria a primeira com Kenneth Branagh vivendo o ilustre detetive Hercule Poirot. O mistério ao longo do enredo envolve quem assiste desde o início fazendo com que o espectador fique teorizando sobre o que vai acontecer a seguir e quais seriam as causas do que aconteceu de fato.

A sequência de O Assassinato no Expresso do Oriente chegou em 2022. Morte no Nilo passou por algumas reviravoltas devido as polêmicas envolvendo um dos seus atores principais da trama, Armie Hammer, em alguns trailers e até posteres ele foi deixado de lado, mas isso não era possível no longa. Apesar do filme ter seu mistério interessante, vários suspeitos e uma cenarização maravilhosa, a produção perde em qualidade para o seu antecessor.

Claro que em diversos momentos ele fisga o público e nos faz teorizar. Mas, em outros momentos, também é um tanto tedioso de se assistir. Chegamos ao terceiro filme com as aventuras de Hercule Poirot. A Noite das Bruxas chegou aos cinemas há pouco tempo e prometeu toques de sobrenatural. Seria o momento em que o detetive iria ver que existe mais do que apenas a mera realidade?



A Noite das Bruxas conversa muito com o mês de outubro, e se passa em um Dia das Bruxas. Mas, quem for ver um filme achando que esse vai ser mais terror ou ter mais sustos, e qualquer coisa do tipo, está muito enganado. Dos três filmes, esse é o que tem no roteiro mais clichês fáceis de adivinhar. Os personagens são menos interessantes do que os dos longas anteriores e o enredo não consegue envolver tanto o público.

Apesar disso, a estética do filme é maravilhosa, mesmo que alguns efeitos deixem a desejar. Morte no Nilo também conta com uma estética ótima. Mas de nada vale isso quando o enredo, o roteiro, deixa a desejar. Apesar de ambos os filmes não serem de fato ruins e para quem curte um mistério, mesmo que meio previsível, ainda vale bastante a pena se assistir. Nenhuma das sequências conseguiu superar o primeiro.

Se Morte no Nilo já faz com que duvidemos de menos personagens que seu antecessor, A Noite das Bruxas é pior ainda nesse quesito. O filme entrega tudo de maneira muito rápida, mas tenta se desvencilhar dessa clareza inserindo tons de sobrenatural em seu enredo. Nada que seja assustador de fato ou mesmo considerado um terror. Já Morte no Nilo consegue trazer cenas mais misteriosas, a mudança de cenário contribui com isso, mas não é totalmente seu causador.

Mas, isso não é desculpa, afinal é só puxar da memória e lembrar que O Assassinato no Expresso do Oriente se passa a maior parte do tempo dentro de um trem e mesmo assim seu enredo é maravilhoso com um mistério realmente envolvente. Se tem um fator em comum com os três filmes é o elenco. Todos eles contam com ótimas atuações e nomes de peso no elenco.

A redenção é também nossa melhor compreensão sobre determinados personagens presentes em toda a trilogia. Mas, Morte no Nilo leva embora um personagem querido que afeta o protagonista, em compensação o terceiro filme parece esquecer isso. Poderia isso ser considerado um erro de continuidade?

De qualquer forma, a pergunta que fica é: seria A Noite das Bruxas o último filme com as aventuras de Hercule Poirot? Todo fã de cinema gosta de ver filmes que juntam nomes de peso em seu elenco, e todo fã de mistério gosta que filmes desse tipo sejam lançados. Ao levar em conta que as sequências com as investigações de Hercule Poirot só têm decaído, será que vale a pena continuar juntando nomes de peso, buscar mais livros de Agatha Christie para se basear, e no fim, não ser algo que o público espera de fato?

Apesar de serem filmes com pontos interessantes e tudo mais, vale realmente pensar se vale a pena continuar isso. E caso a resposta seja positiva, que a qualidade do primeiro longa retorne para esses sequenciais, bem como os personagens interessantes e misteriosos que nos fazem duvidar da grande maioria conforme os minutos da produção passam. As aventuras de Hercule Poirot têm grande potencial e o personagem tem seu carisma. Porém, é preciso que o enredo cumpra o que promete.
 
REFERÊNCIAS:
COLETTI, Caio. A Noite das Bruxas retorce o subtexto de Agatha Christie ao ponto da perturbação. Omelete, 11 de set. de 2023. Disponível em:
https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/a-noite-das-bruxas > Acesso em: 02 de out. de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »