Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/10/2023 às 18h43min - Atualizada em 08/10/2023 às 17h24min

De Liverpool para o mundo: Como os Beatles mudaram a história da música para sempre

Saiba como o quarteto que encantou gerações foi fundamental para muitas inovações na indústria musical

Camila Silva - Malu Figueiredo
A famosa capa do álbum Abbey Road. Foto: Divulgação/Ian Macmillan

Com certeza você já ouviu falar sobre os Beatles, não só por ser uma das bandas mais populares do mundo, mas também por terem deixado o legado de grupo mais influente da história do Rock. A banda formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, teve seu início no ano de 1960 na cidade de Liverpool e foi responsável por ser percussora de diversas inovações no mercado fonográfico global. Conquistando uma base de fãs leais em todo o mundo, o ponto alto desse sucesso foi o surgimento da chamada “Beatlemania".

Tudo começou após o lançamento do primeiro álbum do grupo, intitulado "Please Please Me", em 1963. O sucesso do disco foi estrondoso, se refletindo nos shows lotados e nas músicas do álbum, alcançando o topo das paradas no Reino Unido. A “Beatlemania” marcou uma era de adoração dos fãs pelo quarteto, com pessoas gritando, chorando e enlouquecendo ao ver seus ídolos. Os jovens fãs faziam de tudo para chamar a atenção dos membros da banda, gritando alto, imitando seus cortes de cabelo e estilo de vestir, que rapidamente se tornaram uma febre entre os adolescentes da época. A banda permaneceu em atividade por dez anos de 1960 até 1970. Durante esse período, os músicos inovaram na forma de produzir, divulgar e consumir música, impactando no futuro da cultura pop.

 

  Os Beatles no começo de carreira em 1964 cantando no programa "The Ed Sulliavan Show". Reprodução: The Beatles/YouTube.

 
Conheça algumas das inovações e pioneirismos da banda que deixou uma marca 
incomparável no mundo da música :

Shows em estádios

Os Beatles fizeram história ao se tornarem a primeira banda a se apresentar em um estádio. Em 15 de agosto de 1965, os Fab Four, como eram conhecidos, deram início à sua turnê pela América do Norte, no Shea Stadium em Nova York, nos Estados Unidos. Nesse momento, mais de 55.000 pessoas se juntaram para ver o quarteto se apresentando por 30 minutos. No entanto, nem o público nem os próprios membros da banda conseguiram ouvir o espetáculo, já que os gritos da plateia eram tão altos que superaram o som dos amplificadores. Após esse evento marcante, essa prática se tornou cada vez mais frequente, e outros artistas e bandas passaram a realizar shows em estádios.
 
Videoclipes

Os Beatles também foram responsáveis por alavancar a prática de fazer videoclipes de suas músicas, substituindo apresentações ao vivo em programas de TV. Seu pioneirismo nessa área começou em 1966 com o vídeo de "Rain". Eles produziram videoclipes memoráveis, como "Strawberry Fields Forever", que incluíam efeitos visuais, edição rápida e close no rosto dos membros da banda. Além desse, existem outros videoclipes notáveis do grupo, como "Penny Lane," "Help" e "Yellow Submarine”. Essas produções influenciaram a mistura de áudio e visual na música, contribuindo para a popularização dos videoclipes que vemos hoje.

Transmissão ao vivo na TV

Os Fab Four participaram da primeira transmissão mundial de televisão. Em 25 de junho de 1967, em Londres, no programa "Our World", da BBC, a banda cantou "All You Need Is Love”, canção que foi composta por John Lennon particularmente para a ocasião, e tinha o propósito de transmitir uma mensagem de união e amor entre as nações. O que era relevante, já que o mundo estava passando pelo auge da Guerra do Vietnã. A primeira transmissão via satélite internacionalmente alcançou audiência em 14 países e quase 400 milhões de pessoas estavam assistindo ao evento, que definiu como seria transmitido as músicas ao vivo nos próximos anos.

Álbum conceito

O quarteto também fez história ao lançar o álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" em 1 junho de 1967, considerado um dos primeiros discos conceituais na história da música. A capa do álbum permanece até hoje como um ícone da arte na cultura pop. Ela apresentava cores vibrantes e uma série de celebridades e figuras históricas, incluindo cantores, líderes políticos, atores de Hollywood, dentre outros. Como exemplo, temos  Edgar Allan Poe, Bob Dylan, Marilyn Monroe e Karl Marx. O estilo musical do álbum abordava principalmente o Rock psicodélico, mas também incorporava elementos de outros gêneros musicais, como o Pop, Folk  e até mesmo um pouco de música indiana. Além disso, o disco foi o primeiro a incluir as letras das músicas no encarte, estabelecendo um novo padrão na industria e influenciando a criação de projetos conceituais por outros artistas.

Novos sons e técnicas de gravação

Eles empregaram técnicas inovadoras para criar efeitos sonoros revolucionários. Uma contribuição importante foi a introdução do Double Tracking Artificial (ADT), uma técnica usada para sobrepor várias camadas de vozes e instrumentos. Isso deu às músicas dos Beatles uma profundidade única, graças aos múltiplos efeitos sonoros. Essa técnica diferente tornou a música dos 
britânicos inconfundível, e mais tarde, influenciou diversos artistas como Pink Floyd e Led Zeppelin, sendo sucesso ao longo dos anos. Além disso, desenvolveram o feedback de guitarra que explora o feedback sonoro dos instrumentos para amplificar e criar sons únicos e distorcidos.

Conforme observamos, a banda exerceu uma grande influência e trouxe inovações nas técnicas musicais. Suas músicas iam de canções animadas e dançantes, que falavam de amor e relacionamentos, a músicas lentas e profundas que refletiam questões filosóficas e de autoconhecimento. Além da capacidade da banda de fundir elementos do Rock, Pop, Folk e psicodélico em suas músicas. Essa diversidade foi um dos motivos que fez com que esses quatro jovens se tornassem o grupo mais bem-sucedida da história. É difícil de imaginar como seria a indústria da música sem as contribuições inovadoras da banda, que continua sendo ouvida e admirada até os dias de hoje.



Gif: Reprodução/Gifphy
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »