Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/10/2023 às 13h24min - Atualizada em 13/10/2023 às 12h03min

O eclipse solar no audiovisual

Confira algumas produções que apresentam um eclipse solar em seu enredo

Taís Wölfert - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Netflix / Reprodução: Horror Homeroom


O eclipse solar vai dar as caras aqui no Brasil neste sábado, dia 14. A última vez que o fenômeno do eclipse anular completo aconteceu aqui no país foi em 1994. Mas, afinal, o que é um eclipse solar? Segundo a astrofísica Eliade Lima, o eclipse solar acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, escurecendo o astro por alguns minutos. Além disso, vale ressaltar aqui que apesar de ser um fenômeno que não se via há tempos e muito interessante de se observar, não se deve fazer isso a olho nu, com óculos de sol, ou placa de Raio-X. O correto é usar óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14 ou maior.

Mas, o que o eclipse tem com a nossa querida editoria geek? Simples, o fenômeno já deu as caras em várias produções audiovisuais, sejam filmes, séries ou desenhos. Algumas vezes é o eclipse lunar que aparece nessas produções, mas existem sim produções em que é o solar. E não só isso, como ele tem uma extrema importância para a produção. Pensando em todos esses fatores, eu preparei uma pequena lista com algumas dessas produções.



The Owl House
The Owl House ou A Casa Coruja, como é chamado no Brasil, é uma animação da Disney disponível no serviço de streaming da mesma. A produção conta a história de Luz, uma jovem garota que não consegue se encaixar muito no mundo real e é fissurada por coisas fictícias. Luz vê seu sonho se realizar quando um dia, totalmente sem querer, ela vai parar em um universo mágico e tem a chance de fazer magia, mesmo sendo uma humana.
 
Fonte: Disney / Reprodução: TV Time

Fonte: Disney / Reprodução: TV Time


Conforme os episódios se passam a série conta com muitas referências, diversidade e até reflexões, mesmo sendo mais voltada para o público infantil. Com isso, tudo se enreda e mostra ser mais do que parece. E em todo esse meio o eclipse solar é extremamente necessário para um acontecimento ao longo da trama da segunda temporada.


Jogo Perigoso

Passando de uma animação infantil para um filme nada infantil. Jogo Perigoso está disponível na Netflix e é baseado em um livro de Stephen King. A produção vai mostrar o casal Jessie e Gerald, que vão para uma “casa de campo” para apimentar a relação. Mas, quando o homem morre do nada, a mulher se vê sozinha no quarto, algemada e em um local onde dificilmente alguém vai aparecer para ajudá-la.
 
Fonte: Netflix / Reprodução: Delirium Nerd

Fonte: Netflix / Reprodução: Delirium Nerd


O filme faz o estilo terror psicológico com suspense também. E em seu desenrolar, Jessie volta para memórias variadas que aconteceram ao longo de sua vida. Em certos momentos, o eclipse solar dá as caras.


Avatar: O Caminho da Água
Sim, vai ter campeão de bilheteria nessa lista. Avatar: O Caminho da Água chegou aos cinemas no final de 2022, e atualmente, está disponível no catálogo do Disney+. A produção é uma sequência do filme de 2009 e tem direção de James Cameron. Na história, anos se passaram e agora Jake Sully e Ney'tiri estão casados e com filhos. Uma antiga ameaça também retorna para mexer com as estruturas dos personagens.
 

Durante o longa, novos personagens são apresentados e desenvolvidos; enquanto uma história secundária vai ganhando tela aos poucos. Isso tudo ganha uma importância maior durante um eclipse solar. No meio de muita água, luta e ação, o eclipse é o palco de tantos acontecimentos.


O Menino que Queria Ser Rei
Esse é um filme mais infantil, mas interessante da mesma forma. O Menino que Queria Ser Rei mostra a história de um garoto de 12 anos, Alex. O menino sofre um pouco na escola, mas tudo muda quando, sem querer, ele tira a Excalibur da pedra. Alex só não esperava que magia ruim viesse no combo de encontrar essa preciosidade.
 

A produção conta com diversidade inserida de maneira bem natural. Mas, assim como em outras produções, o eclipse solar aqui é de extrema importância para todos os acontecidos da produção. Na verdade, é esse acontecimento que move a trama e prepara o terreno e seus personagens.


Avatar: A Lenda de Aang
Para encerrar a lista, mais uma animação e mais uma produção com Avatar no título. Avatar: A Lenda de Aang é um desenho de extrema magnitude, que conseguiu tocar em pontos da sociedade, trazer diversidade e muita reflexão; que tantas outras produções voltadas para os mais diversos públicos passam bem longe. Mesmo sendo uma produção com quase 20 anos, seu impacto e feito ainda é marcante
 
Fonte: Nickelodeon / Reprodução: CinePOP

Fonte: Nickelodeon / Reprodução: CinePOP


A animação conta com três temporadas e vai mostrar a história do jovem Aang, o último dominador do Ar. Numa realidade diferente da nossa, onde o mundo é dividido em Fogo, Água, Terra e Ar. tudo muda quando muito tempo atrás, a Nação do Fogo atacou. É na última que o eclipse solar aparece e tem uma importância extrema para os acontecidos. Muito do desenho prepara o público para esse dia, onde aquela realidade tem a chance de ser mudada.
 

REFERÊNCIAS:
BBC News. Tudo o que você precisa saber para ver o eclipse solar neste sábado. BBC News Brasil. Disponível em: < 
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c51v2r71xe0o > Acesso em: 12 de out. de 2023.

Filmes Tipo. Filmes e séries sobre eclipse solar. Filmes Tipo.com. Disponível em: < https://filmestipo.com/sobre/29660-eclipse-solar  > Acesso em: 09 de out. de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »