Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/10/2023 às 22h07min - Atualizada em 21/10/2023 às 22h05min

“Oba Kòso, salve o meu pai Xangô”

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Alex Mir | Catarse


O Monstro do Vale, o oitavo título da série de histórias em quadrinhos Orixás, do escritor e roteirista paulista Alex Mir, entra em campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse. 

 

Em um país majoritariamente negro como o Brasil (segundo os dados oficiais), paradoxalmente o racismo estrutural engessa todas as searas relacionais (pessoais e profissionais). Em contrapartida, as narrativas responsáveis pelas explicações do mundo (mitologias), ganham cada vez mais pluralidade a olhos vistos. Algo que vai ao encontro do objetivo principal da série de histórias em quadrinhos Orixás, como salienta Alex Mir: “Mostrar ao leitor toda a riqueza das lendas da Mitologia Africana.”

 

Do primeiro título, em 2011, Orixás do Orum ao Ayê2 (Editora Marco Zero, 2011 e 2013), que justamente apresentou o mito da criação na perspectiva Ancestralidade Africana, até a proposta atual, em 2023, com Orixás O Monstro do Vale, temos mais de uma década repleta de histórias que rompem com o eurocentrismo das artes, inclusive na chamada Nona Arte; as histórias em quadrinhos. 

 

Aqui o destaque está “no outro lado”, o lado esquecido, para além da Antiguidade Greco-Romana, muito diferente da Idade Média Européia e a Modernidade Estadunidense. Convergendo para com uma série de evidências científicas (e culturais), a África, berço da humanidade, tem na série Orixás o seu lugar de destaque. 

 

Em Orixás O Monstro do Vale, Alex Mir nos apresenta Xangô como o protagonista. Personagem também destacado em Orixás Em Guerra (Independente, 2018) e na Orixás Os Nove Eguns (Independente, 2020), aqui ,Xangô ainda é jovem e distante de torna-se Rei e Orixá. A breve sinopse divulgada informada complementa que “seu irmão, o rei Dadá Ajacá, recebe um grupo de súditos, que reclamam que um monstro está atacando os aldeões e acabando com a paz no vilarejo. Para se livrar de um problema, o rei manda seu irmão, Xangô, para destruir o monstro. Xangô vai então até a cidade de Tácua e descobre que a situação é pior do que imaginavam.”

 

Com roteiro de Alex Mir, arte de Laudo Ferreira3 e cores de Marcel Bartholo4, Orixás O Monstro do Vale, iniciou a sua campanha de financiamento coletivo no site Catarse na madrugada do último 21 de outubro. Trata-se de uma campanha do tipo “Flex”; o que significa que ainda que não seja batida a meta financeira estabelecida, o gibi será publicado. A obra terá 56 páginas coloridas e formato americano (26 X 17 cm). Não foi informado se será um encadernado (capa dura ou brochura) ou terá formato canoa com grampos. Para conferir a campanha basta clicar neste link

 

Em tempo, os outros títulos da séries são Orixás O Dia do Silêncio (Editora Petisco, 2015/Independente, 2019), Orixás Renascimento (Independente, 2018), Orixás Ikú (Independente, 2019) e Orixás A Revolta dos Eguns (Independente, 2021). Alguns títulos da séries encontram-se esgotados no momento. Os disponíveis podem ser adquiridos na campanha de financiamento de Orixás O Monstro do Vale, na loja virtual do Alex Mir ou ainda em lojas especializadas e sebos.  

 

Notas: 

1. O título desta notícia é um trecho da canção OBA KÒSO, do cantor e compositor paulistano Marcelo Quintanilha. Para conferir a letra completa clique aqui e para ouvir é aqui, faixa seis. 

2. Este quadrinho é ganhador do Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), foi duas vezes indicado ao Prêmio HQ Mix (“Oscar das Histórias em Quadrinho”) e foi adotado pelo PNBE (Programa Nacional da Biblioteca na Escola), sendo distribuído nas Bibliotecas das escolas estaduais de todo o Brasil.

3. Para saber mais sobre a vida e obra do Laudo Ferreira visite o seu site laudoferreira.com.

4. O site oficial é o melhor lugar para conhecer mais de Marcelo Bartholo. 
 


REFERÊNCIAS:
BARTHOLO, M. MARCEL BARTHOLO  QUADRINISTA E ILUSTRADOR. Marcel Bartholo, 2023. Disponível em: < https://marcelbartholo.com/ >. Acesso em: 21 de out. de 2023.

FERREIRA, L. Laudo Ferreira — Ilustrador e Quadrinista. Laudo Ferreira, 2023. Disponível em: < 
https://laudoferreira.com/ >. Acesso em: 21 de out. de 2023.

MIR, A. Orixás
O Monstro do Vale. Cartase, 2023. Disponível em: < https://www.catarse.me/orixas_o_monstro_do_vale?ref=user_contributed >. Acesso em: 21 de out. de 2023.

MIR, A. AS HQs. Alex Mir, 2019. Disponível em: < 
https://www.alexmir.com.br/livros >. Acesso em: 21 de out. de 2023.

QUINTA. Sala de Estar. Spotify, 2022. Disponível em: < 
https://open.spotify.com/intl-pt/album/3AzhVI8DDcPr3H8UKgNEQB?go=1&sp_cid=88608b3ef0f632c658536298f393a13b&utm_source=embed_player_p&utm_medium=desktop&nd=1 >. Acesso em: 21 de out. de 2023.

QUINTANILHA, M. OBA KÒSO. Marcelo Quintanilha, 2012. Disponível em: < 
https://www.marceloquintanilha.com.br/_files/ugd/fbf0a4_ff7aeae1e74444ac8e007e3e0299c6fb.pdf >. Acesso em: 21 de out. de 2023.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »