Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/10/2023 às 17h30min - Atualizada em 28/10/2023 às 09h23min

Rick Riordan comenta sobre decepção com a primeira adaptação

Autor de Percy Jackson admite que após decepção com os filmes não pretendia mais realizar adaptações

Lívia Lemos - Editado por Marcela Câmara

Lançado em 2005, "Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios", conta história de Percy, um garoto de 12 anos, que descobre que a existência de monstros e professores com olhos malignos não são apenas fruto de sua imaginação. Quando um raio é roubado do Olimpo, Percy, que futuramente descobre ser filho de Poseidon, vira o principal suspeito. Para salvar a todos, ele e seus amigos partem em uma missão em busca não apenas do ladrão, mas também para provar uma traição. Rick Riordan, autor da saga, em homenagem ao filho, posicionou o TDAH e a Dislexia como habilidades positivas que ajudaram Percy em suas batalhas, bem como a incrível capacidade de ler grego antigo.

Após o sucesso de Harry Potter, segundo o roteirista Craig Titley, Hollywood estava disposta a comprar "qualquer filme que tivesse três crianças correndo atrás de monstros". Dessa forma, Percy chegou as telonas em 2010. Segundo uma fonte para a Variety, o chefe da Sony Pictures, Tom Rothman, acreditava que o sucesso dos livros venderia os filmes por si só e decidiu não investir muito na produção. A fonte relatou, "Os efeitos especiais são ruins. Não há a magia que os livros tinham".

Devido ao baixo orçamento, foram necessárias mudanças em relação aos momentos de ação do primeiro livro, o que decepcionou vários fãs. Assim, a arrecadação de bilheteria da saga foi baixa, porém ainda significativa o suficiente para dar sinal verde para a produção do segundo filme, que arrecadou um pouco menos que o primeiro. Com a saída de Rothman em 2012, as prioridades mudaram, e a Fox não se preocupou em adaptar o restante dos livros.

Riordan, solicitou à Fox que seguisse seu roteiro para que o “espírito” do livro pudesse ser preservado; no entanto, seu pedido não foi atendido. Ele enviou diversos e-mails para a Fox em 2009. Em 2018, Rick Riordan publicou todos os e-mail em seu blog, que totalizavam quase 3.000 palavras e sem mencionar as 12 páginas de roteiro que Rick diz ter anexado.


Em uma entrevista para a Variety, Rick afirma que um dos erros fundamentais da adaptação foi a idade dos atores. Logan Lerman tinha 17 anos quando foi escalado para o papel de Percy Jackson, enquanto Annabeth Chase, interpretada por Alexandra Daddario, tinha 23 anos, e Groover Underwood, interpretado por Brandon T. Jackson, possuía 25 anos.

“Agora, depois de passar pelo processo de produção, entendo perfeitamente por que eles fizeram isso. É muito mais fácil trabalhar com atores mais velhos”, comenta Rick. Apesar disso, “uma vez que você tem adolescentes mais velhos, é uma dinâmica completamente diferente. Você perde muito da maravilha. A magia de ser um aluno do ensino médio não é a mesma. Há uma qualidade adolescente cansada".



Em 2019, a Walt Disney Co. comprou a 20th Century Fox e com ela os direitos de exibição dos livros de "Percy Jackson", para Rick esse acordo foi um motivo de preocupação e também "um vislumbre de esperança". 

"Depois da última experiência, larguei Hollywood por muito, muito tempo", relatou o autor. "Eu realmente não queria me envolver com com a indústria cinematográfica. Passei diversos anos falando: 'Não quero me envolver. Não quero pensar em outras adaptações. Terminei'. Mas quando percebi que realmente isso iria acontecer comigo ou sem mim, tive uma longa conversa com minha esposa, Becky. Chegamos ao acordo que: 'Bem, se vai acontecer, provavelmente é melhor tentar mais uma vez' ".

Rick relata que houveram "diversas reuniões com diferentes executivos e diversos ramos diferentes dos conglomerados Disney". O autor insistiu que, dessa vez, a adaptação fosse para a televisão. Segundo ele, "Sempre achei que a televisão era o melhor formato para 'Percy', porque nos permite mais tempo para contar a história", relatou. "E ser mais fiel a história, que é o que os fãs esperam", completou Riordan. 

A nova série produzida pela Disney, "Percy Jackson e os Olimpianos", tem data de estreia para o dia 20 de dezembro de 2023.

Estamos ansiosos para assistir, e vocês?

REFERÊNCIAS

 

HAILU, Selome. “Percy Jackson Strikes Back: How Rick Riordan Defied Fox’s Failed Movies, Fought Racist Trolls and Finally Returned to Hollywood for Disney+ Series!”

Variety, 2023. Disponível em: <https://variety.com/2023/tv/news/percy-jackson-tv-series-rick-riordan-diverse-cast-movies-1235759319/>. Acesso em: 24 de out. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »