Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/10/2023 às 15h27min - Atualizada em 28/10/2023 às 14h49min

A fanfic como aliada da criatividade

Thais Oliveira - labdicasjornalismo.com
Capa da fanfic "She's Perfect for Me" (Foto: Reprodução/.Spirit Fanfics)

“Na adolescência a gente passa por conhecimentos sobre nós mesmos, e às vezes é um pouco assustador. A fanfic me ajudou a expressar isso.”“Acordo ainda cansada da noite anterior e coloco a primeira roupa que vejo na minha frente: uma calça jeans escura, um moletom cinza e o meu tênis de sempre. No cabelo, faço um coque frouxo. Corro para o Starbucks mais próximo e, logo na porta, esbarro com um rapaz, derrubando todos os livros que estou segurando. Quando olho para ele, percebo: é o rapaz de uma banda que vi na revista essa semana. One Direction?”

Quem nunca leu uma fanfic — obra fictícia criada por fãs onde os personagens são celebridades ou o universo é de alguma produção já existente — e se pegou sonhando acordado com a vida em Londres, namorando o Harry Styles e vivendo a vida ao lado de um popstar? Apesar de ser considerado um gênero bobo, esse estilo de texto é uma ótima forma de despertar o interesse pela leitura e desenvolver a criatividade de jovens escritores. No artigo “Writers in the Secret Garden: Fanfiction, Youth, and New Forms of Mentoring”, as autoras Cecilia Aragon e Katie Davis concluem que os jovens que escrevem fanfics podem, sim, se tornar bons escritores no futuro graças a isso.

“Na adolescência a gente passa por conhecimentos sobre nós mesmos, e às vezes é um pouco assustador. A fanfic me ajudou a expressar isso.” Victoria Rodriguês.


Para Victória Rodrigues, de 23 anos, ler fanfics do One Direction na adolescência foi essencial para que ela começasse a se interessar pela leitura e escrita. “Tinha uma autora que eu gostava muito. Quando percebi que a escrita inspirava as pessoas, me interessei e comecei a escrever também” conta a jovem.


 

Afinal, como as fanfics promovem a criatividade dos jovens?
 

Expressão pessoal: A criação de fanfics permite que os autores explorem suas próprias ideias e perspectivas no contexto de suas obras favoritas. Isso estimula a expressão pessoal e ajuda a desenvolver a habilidade de contar histórias de maneira única, especialmente na fase da vida em que os jovens estão se descobrindo.
 

Resolução de problemas: Criar uma história coerente e envolvente em um universo que já existe requer resolver problemas criativos. Na criação de fanfics, os autores se deparam com desafios narrativos, como preencher lacunas na história original ou harmonizar elementos contraditórios, impulsionando assim suas habilidades de resolução de problemas.
 

Um universo de possibilidades: As fanfics oferecem um terreno fértil para experimentação literária. Nelas, os autores podem tentar diferentes estilos de escrita, estruturas de enredo e gêneros, além da oportunidade de aprofundar personagens, explorar suas motivações e criar desenvolvimentos que podem ser diferentes da obra original. Isso os encoraja a sair de suas zonas de conforto e explorar novas formas de expressão.
 

Aprendizado contínuo: Publicar fanfics on-line permite que autores recebam feedback de leitores, o que pode ser valioso para seu crescimento criativo. Aprender a aceitar críticas construtivas e aprimorar suas habilidades de escrita é uma parte crucial do desenvolvimento criativo, e compartilhar a imaginação com outros fãs gera uma comunidade de criativos que inspiram uns aos outros, promovendo um ambiente fértil para a inovação.


Leia também: O universo das fanfics 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »