Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/10/2023 às 22h42min - Atualizada em 29/10/2023 às 22h30min

Crítica - Filme Resistência é uma nova adição na ficção científica

Gareth Edwards nos transporta para um futuro distópico

Letícia Bento - Editado por Ana Terra
Imagem de divulgação / Google
Dirigido e escrito por Gareth Edwards, "Resistência" é uma nova adição ao gênero de ficção científica que combina elementos de ação, filosofia e reflexão política. Neste filme, ambientado em um futuro não tão distante, os Estados Unidos estão em guerra com robôs e qualquer forma de inteligência artificial (IA), lançando o espectador em um mundo onde as máquinas se tornaram o inimigo público número um. O enredo segue a jornada de Joshua (John David Washington), um ex-agente americano recrutado para rastrear um cientista responsável pela criação de uma tecnologia revolucionária.

No centro da trama, encontramos uma criança androide chamada Alpha-O, que se tornou a arma-chave do inimigo. O filme entrelaça a história pessoal de Joshua, sua busca por sua esposa desaparecida (interpretada por Gemma Chan), com os conflitos em larga escala do mundo. O dilema de Joshua sobre como lidar com essa IA que se parece com uma criança cria uma tensão emocional e moral que o impulsiona na missão.

O visual do filme é um de seus destaques. Gareth Edwards demonstra sua maestria em criar paisagens espetaculares e sequências de ação emocionantes. A produção utiliza locações reais em vários países, o que resulta em um ambiente visualmente impactante. A estética do filme é uma reminiscência de clássicos do gênero, como "Blade Runner" e "O Exterminador do Futuro", o que certamente atrairá os fãs de ficção científica que apreciam a evocação de um futuro distópico.

Além disso, "Resistência" apresenta uma crítica contundente ao militarismo e à política de guerra dos Estados Unidos, fazendo paralelos com eventos contemporâneos, como a invasão americana no Oriente Médio. O filme também mergulha na discussão filosófica sobre a existência de inteligências artificiais e suas implicações éticas.

Uma das características mais interessantes do filme é a maneira como humaniza os supostos "vilões". Ele mostra que mesmo as máquinas que ameaçam a humanidade têm suas próprias motivações e razões para lutar. Essa abordagem complexa adiciona camadas adicionais à narrativa e convida o público a questionar quem realmente são os verdadeiros antagonistas.

Em resumo, "Resistência" é uma jornada épica de ficção científica que combina ação espetacular com reflexão filosófica. Gareth Edwards nos leva a um mundo visualmente deslumbrante, ao mesmo tempo, em que nos faz questionar questões profundas sobre guerra, ética e sobrevivência. Com seu elenco talentoso e direção habilidosa, o filme é uma adição bem-vinda ao cânone da ficção científica moderna.

REFERÊNCIAS:

RIBEIRO, Pedro Henrique. Resistência é ficção científica com um saboroso gosto de déjà vu:< https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/resistencia-gareth-edwards-critica >. Acesso em: 28 de outubro de 2023.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »