Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/11/2023 às 16h20min - Atualizada em 04/11/2023 às 11h31min

Reggae é muito mais que o próprio Bob Marley

Nosso reggae nacional tem os pés e terras no norte do Brasil. Conheça a história e as principais raízes do reggae no Maranhão

Marina Magalhães Prizan - revisado por Anna Sá
foto : (Bilingual) Reggae é minha alma .

Que temos o reggae nacional é um dos muitos  estilos musicais por aqui isso todo mundo sabe. Agora, que o reggae nacional, tem uma capital para chamar de sua, talvez, nem todo mundo saiba. E nesse texto, a gente vai te contar como isso aconteceu e quais são as principais bandas de reggae ou músicos do reggae nacional brasileiro .

Lá para o final de 1960  o reggae se estabeleceu aqui no Brasil, o ritmo que veio da Jamaica, é considerado uma manifestação alegre, que na época escravista, trabalhadores encontraram o ritmo, como forma de amenizar o trabalho árduo do cotidiano. Também como um fronte e luta contra o racismo. Misturando dança, percussão e canto.




 O som é uma derivação do gênero  ska, estilo musical que mistura elementos caribenhos,com instrumentos, agregando também o Blues. Essa mistura de ritmo se estabeleceu no Maranhão a partir de 1980, ganhando estilo de paredão de som e instrumentos mais utilizados na região.

 O estilo quase na pegada do soul, ficou tão popular em terras maranhenses que ganhou até museu, onde mostra a história de quem implementou o ritmo, principais estilos, e dentro dessa parte cultural, também há oficinas musicais e de outros tipos. Mas a capital nacional do Reggae só foi conhecida como tal 50 anos depois de toda uma história cultural .

Foi exatamente na data de 11 de setembro de 2023 que  foi publicado no Diário Oficial da União, a legislação, que concede a capital de São Luís, essa honra de ser conhecida como capital nacional do reggae, sancionada pelo vice-presidente, Geraldo José Alckmin Filho.

 

O G1 da Rede Mirantes, afiliada do Grupo Globo,  fez uma entrevista com professor da universidade que detalhou mais sobre o ritmo em terras Maranhenses:

Ele descobriu,de acordo com pesquisas, que o ritmo jamaicano parou em terras maranhenses não à toa. Muitos escravizados foram retirados da Jamaica e pararam na terra Norte. E que é possível afirmar que a mistura de danças e  o choque que misturou o ritmo, veio dessa junção


 

Carlos Benedito Rodrigues da Silva ainda complementou, expondo outra tese conhecida:

 ‘’Marinheiros que chegavam ao porto de São Luís e de Cururupu deixavam discos trazidos da Jamaica nas zonas de prostituição para pagar pelos serviços. Eles não tinham grana para pagar as mulheres então deixavam os discos que eram tocados nos prostíbulos e depois começaram a ganhar o gosto da população.”

Os regueiros viram o reggae como uma potência social e econômica. Se tornou um dos estilos preferidos da periferia de São Luís, porém,  conta um artigo produzido por Marcus por Ramúsyo de Almeida Brasil, que o reggae também atingiu impactos sociais mais abrangentes economicamente. Eram apreciados em galpões e bares, conseguindo não conquistar estudantes universitários, gente talvez da Filosofia e Sociologia.

Hoje em dia o que mais se vê é o mix  de músicas conhecidas, desde funk a músicas nacionais do Brasil. Com a base instrumental que dá o estilo do reggae. É o que mais tem no YouTube. se for pesquisar reggae do Maranhão, é a mistura do Tecnobrega que veio forte também no gingado Maranhense.

Cantores e bandas de formação do reggae nacional:

Em terras brasileiras o grupo Natiruts foi o mais presente até aqui. Mas tivemos também Toni Garrido, com Cidade Negra, talvez a galera mais conhecida dos anos 90. Mais recente nosso trio de irmãos Melim, Chimarruts, Maneva e Filosofia Reggae, que segundo as letras de música teve uma história/barra para superar 

Essa história do reggae em terras nacionais. Você curte?

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »