Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/11/2023 às 14h03min - Atualizada em 06/11/2023 às 11h17min

1989 (Taylor's Version) : saiba mais sobre a quarta regravação de Taylor Swift

A nova versão que conta com cinco faixas inéditas é um sucesso e já vendeu mais de um milhão de copias nos estados unidos

Camila Silva - editado por Malu Figueiredo
Taylor Swift na capa do álbum 1989 ( Taylor's Version). Foto: reprodução/Pinterest

A cantora americana Taylor Swift lançou recentemente uma nova versão do álbum "1989”. O lançamento inclui um total de 21 faixas, das quais cinco são inéditas e haviam sido deixadas de fora na versão original do projeto. A regravação do disco ocorreu exatamente nove anos após o lançamento do álbum original, que marcou a celebração de um dos períodos mais importantes da carreira de Taylor Swift, definindo sua entrada no cenário da música pop. Sucessos como "Shake It Off," "Blank Space," "Wildest Dreams" e "Bad Blood" estão entre as músicas mais aclamadas deste álbum. O projeto original rendeu a Taylor o Grammy de Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop.

O novo disco foi anunciado em agosto, durante a turnê "The Eras Tour",  e finalmente chegou às plataformas de streaming em 27 de outubro de 2023. U
ma semana após o seu lançamento, o álbum emplacou sete faixas na Billboard Hot 100, com a canção "It is Over Now" alcançando a primeira posição nas paradas. A artista, que é uma das mais queridas da atualidade, vem quebrando records: em apenas cinco dias o álbum vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos e se tornou o segundo álbum mais ouvido no Spotify no dia de sua estreia, com 176 milhões de streams, ficando atrás apenas de "Midnights," outro álbum da cantora lançado em outubro do ano passado .



Com isso, Taylor Swift conquistou os cinco maiores debuts para uma artista feminina na plataforma, incluindo "Speak Now (Taylor's Version)" com 126 milhões de streams, "Red (Taylor's Version)" com 91 milhões e "Folklore" com 81 milhões. Além das músicas presentes no disco original, foram lançadas cinco faixas inéditas, as "From the Vault", sendo elas: "Slut!", "Say Don't Go", "Now That We Don't Talk", "Suburban Legends" e "Is It Over Now?". Todas as canções foram produzidas por Jack Antonoff, que colabora com Swift desde o álbum original. Além disso, "1989 (Taylor's Version)" se tornou o álbum mais reproduzido no Spotify em um único dia neste ano. Após a estreia do disco, a loirinha conquistou a liderança do Spotify, e se tornou artista mais ouvida do mundo pela plataforma.



O nome do álbum faz referência ao ano de nascimento da cantora e as músicas que o compõem exploram temas de liberdade, amadurecimento, autodescoberta, amor e relacionamentos. No prólogo de "1989 (Taylor's Version)", a cantora relata exatamente esse sentimento de reinvenção e autodescoberta, que deu origem a um dos álbuns mais icônicos de sua carreira. Neste álbum, a artista abandonou completamente o estilo country com o qual iniciou na música, se reinventou e fez sua transição para o gênero pop. O disco fala sobre liberdade e mudança, e isso fica evidente na faixa de abertura, "Welcome to New York", que relata sobre o sentimento de renovação ao mudar de cidade e começar uma nova vida. Além do tema da liberdade, o álbum trata de relacionamentos intensos, muitas vezes cheios de incertezas e que acabam rapidamente. Músicas como "Wildest Dreams," "Out of the Woods" e "Style" exploram aventuras e desilusões na vida da cantora. Taylor Swift também lida com os julgamentos da mídia de forma irônica em "Blank Space" e encorajar a deixar de lado as críticas em "Shake It Off."

As novas músicas do álbum abordam temas de relacionamentos, incluindo superação, lembranças e incertezas. "Now That We Don't Talk", fala sobre a mistura de sentimentos entre saudade e aceitação ao saber que alguém que era próximo agora vive distante, em "Is it Over Now?", a cantora expressa suas dúvidas e memórias sobre um relacionamento que acabou. A faixa 18 "Say Don't Go" descreve uma pessoa que está apaixonada, mas enfrenta desafios em seu relacionamento. Ela espera que a outra pessoa assuma um compromisso e diga que não vai embora, demonstrando um desejo de segurança na relação. Já a canção "Suburban Legends" trás um tom de romance e paixão, enquanto destaca os desafios pessoais que alguém enfrentou e as memórias que perduram de um relacionamento que chegou ao fim. "Slut" por sua vez, também tem essa intensidade da paixão e da juventude, refletindo a essência do álbum, que encoraja a viver independente das críticas e julgamentos externos. A regravação de 1989 é uma emocionante viagem no tempo, que transporta os ouvintes que acompanharam Taylor em 2014 de volta às memórias e emoções vividas quando o álbum original foi lançado.

Álbum 1989 (Taylor's version). Reprodução: Spotify/Taylor Swift
 

Mas por que a cantora está regravando seus álbuns? Entenda

Taylor Swift está regravando seus seis primeiros álbuns de estúdio, sendo "1989 (Taylor's Version)" a quarta regravação da artista. Ela já lançou "Fearless (Taylor's Version)", "Red (Taylor's Version)" e "Speak Now (Taylor's Version)”. A cantora está regravando seus discos porque não detém os direitos das masters originais, que são as versões completas das músicas já produzidas. Taylor assinou um contrato com a gravadora "Big Machine Records" aos 14 anos de idade em 2005 e lançou seus seis primeiros álbuns sob o selo da gravadora.

Quando o contrato chegou ao fim, Taylor manifestou o desejo de adquirir os direitos das masters, mas a gravadora vendeu esses direitos para a empresa de Scooter Braun, com quem a cantora já tinha tido algumas desavenças. Taylor expressou sua indignação com o ocorrido e optou por regravar os álbuns. Ela tem o direito de fazer isso porque é a compositora de todas as suas músicas. A regravação é uma forma de Taylor possuir todos os direitos sobre seu trabalho, incluindo a liberdade de comercializar e usar suas músicas como quiser.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »