Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2021 às 00h22min - Atualizada em 13/02/2021 às 00h22min

Donas da Rua: do gibi para o mundo

Projeto da Maurício de Sousa Produções traz empoderamento e inspiração às meninas brasileiras

- Editado por Luhê Ramos

Maurício de Sousa, pai da Turma da Mônica e pai da infância de grande parte da sociedade brasileira, traz consigo uma enorme empresa: a Maurício de Sousa Produções (MSP), que está sempre ligada ao que acontece no Brasil e no mundo. Mônica Sousa, sua principal personagem, sempre foi um símbolo de luta, coragem e determinação, mesmo sendo uma criança de 9 anos e que vive agarrada com seu coelhinho de pelúcia, Sansão. Sua personalidade demonstra que a garotinha é uma Dona da Rua: alguém que carrega história e persistência.

 

Considerando a personagem como a primeira Dona da Rua, foi criado o projeto com esse mesmo nome, carregando o seguinte objetivo, segundo o site institucional da MSP:

 

“Contribuir para que os direitos das meninas sejam respeitados, para que elas possam ser o que quiserem ser”. 

 

Assim, o Donas da Rua busca inspirar meninas no Brasil e no mundo, não só através da Mônica e outras personagens de sua turma como também destacar a força e potencial de mulheres guerreiras que trazem o símbolo da luta através de sua história:

 

“Como faz há 50 anos, a MSP quer usar a enorme influência de seus personagens para continuar transmitindo mensagens positivas, incentivando o respeito e a igualdade de oportunidades para todas as crianças.” - Site institucional da MSP


 

O QUE O PROJETO FAZ NA PRÁTICA, AFINAL?

 

Donas da Rua produz e agrega conteúdos que contam histórias e exemplos de meninas e mulheres que demonstram empoderamento naquilo que melhor sabem fazer. Esses conteúdos são divulgados nos canais oficiais da Turma da Mônica nas redes sociais e YouTube.
 

 


TONANDO-SE UMA DONA DA RUA
 

“As meninas fortes de hoje serão as mulheres incríveis de amanhã” - MSP

 

Além de contar a história de grandes mulheres que ganharam destaque no Brasil e no mundo, o movimento Donas da Rua abre portas para que novas Donas da Rua contem suas histórias e façam parte do projeto.

 

Para participar, basta a menina acessar o site institucional e contar sua história, focando sempre no lado positivo para gerar ainda mais inspiração em quem for ler seu depoimento, o qual passará pela aprovação da equipe curadora do projeto. 

 

 

A PRIMEIRA DONA DA RUA
 

 

A personagem Mônica, tão conhecida em nosso país, assumiu a posição de embaixadora da UNICEF (Fundo das Nações Unidas pela Infância) em 2007. 

 

No ano de 2016, Mauricio de Sousa assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, iniciativa conjunta com o Pacto Global, para orientar o setor privado na promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho, mercado e comunidade. 

 

Hoje o projeto Donas da Rua conta com a parceria da Organização das Nações Unidas através da ONU Mulheres, que busca garantir os direitos humanos das mulheres no mundo todo. 

 

 

CONHEÇA ALGUMAS DONAS DA RUA

















Use #DonasDaRua


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »