Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/11/2023 às 15h52min - Atualizada em 06/11/2023 às 15h17min

10 filmes sobre casamento LGBTQIA+ que você precisa assistir

Patricia Barboza Schwambach - Revisado por Paola Pedro
Casais celebram o amor e oficializam união. (Foto: Reprodução/Instagram/@brunoviniy @elasvivemjuntas).

Muitas são as lutas enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+ e as batalhas parecem infindáveis. Recentemente, a tramitação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 580/07 ganhou os noticiários. O projeto proposto visa criar mecanismos legais para que a união homoafetiva tenha validade apenas como mero contrato para fins patrimoniais e não seja reconhecida como casamento ou união estável.

Em uma jogada obscura e desrespeitosa - que não garantiu o amplo debate sobre o tema -, as alterações foram apresentadas como um texto complementar e não substitutivo (quando é necessário passar por turno suplementar para nova apreciação na Casa), sendo a matéria enviada imediatamente para votação. O PL foi originalmente apresentado em 2007 pelo então deputado federal Clodovil Hernandes, falecido em 2009. Clodovil pleiteava uma alteração do Código Civil para que a união entre pessoas do mesmo sexo fosse legal e, por conseguinte, suas relações patrimoniais fossem asseguradas.

O texto aprovado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família vai de encontro ao proposto em 2007 e contraria a Jurisprudência de 2011 do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Desde 2013, uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obriga os cartórios do país a realizar as uniões homoafetivas.

Embora a proposição ainda precise passar por duas comissões da Câmara para seguir para a apreciação do Senado, é necessário refletir sobre o assunto que versa, não somente sobre a importante segurança patrimonial, mas, e principalmente, sobre o amor. Pensando nessa necessidade de reflexão da sociedade sobre o tema, o Cinema é uma ferramenta imprescindível para nos inspirar e fazer entender a beleza do relacionamento e casamento LGBTQIA+.


1. ORAÇÕES PARA BOBBY (2009)
ATENÇÃO: Conteúdo sensível. Este filme apresenta uma história real que pode despertar gatilhos.

Inspirado em fatos reais, o longa aborda a homofobia e suas consequências. Bobby é um jovem de 16 anos que está descobrindo sua sexualidade e precisa lidar com sua família cristã conservadora. Sua mãe, Mary Griffith, interpretada pela premiada atriz Sigourney Weaver, tentará a todo custo sua "cura gay". Um filme para pensarmos sobre o impacto de nossas ações na vida do outro.
O filme pode ser acessado através deste link.

2. COM AMOR, SIMON (2018)

Trailer de 'Com Amor, Simon'. (Reprodução: 20th Century Studios Brasil - YouTube).



Os dilemas adolescentes são o tema central dessa comédia romântica que conta a história de Simon, um jovem que se apaixona por um colega de escola, durante uma troca mensagens com ele pela internet, de forma anônima. Apesar de não ter problemas com sua sexualidade, o jovem ainda não se assumiu para a família e amigos e se questiona “Por que só os gays têm que se apresentar ao mundo?”. Simon é interpretado por Nick Robinson, nesta obra de 2018, que conta ainda com Jennifer Garner no elenco.
Disponível no Star+
 
3. MILK – A VOZ DA IGUALDADE (2008)


A vida do primeiro homossexual eleito para um cargo público nos Estados Unidos é retratada na obra dirigida por Gus Van Sant. Harvey Milk assumiu publicamente sua homossexualidade nos anos 70 e enfrentou o preconceito e a violência da época em busca de direitos e oportunidades iguais para todos.
Encontre este filme no GloboPlay.

4. GUERRA DE CASAMENTOS (2006)
Ben vai casar e convida seu irmão Shel para a organização, porém ao vir à tona seus conceitos acerca do casamento homoafetivo, o organizador do casamento se revolta e convoca uma revolução para lutar pelos direitos dos homossexuais e igualdade perante a lei.

5. RAINHAS (2005)
A comédia espanhola conta a história de três casais que planejam oficializar a união em uma cerimônia coletiva. O primeiro casamento gay realizado no país é marcado por muita confusão, já que, como em qualquer casamento, os nervos estão à flor da pele e algumas atitudes podem mudar os rumos do evento.
Disponível no YouTube.

6. O AMOR É ESTRANHO (2014)
Juntos há quatro décadas, Ben (John Lithgow) e George (Alfred Molina) decidem finalmente se casar. Apesar da aceitação da família e amigos, a decisão culmina com a demissão de George. Com a vida financeira prejudicada, se veem obrigados a habitar separadamente até a conclusão da venda da casa para aquisição de uma mais barata. A mudança na rotina desgasta o casal e os envolvidos nessa nova fase da família.
O filme pode ser alugado na AppleTV+

7 ELISA y MARCELA (2019)

Trailer de 'Elisa y Marcela'. (Reprodução: Netflix Brasil - YouTube).



Elisa adota o nome de um parente falecido para conseguir se casar com o amor da sua vida, Marcela. O filme baseado em uma história real aborda a luta de séculos dos casais homossexuais pelo direito de ser e amar.
Assista a essa obra pela Netflix.

8. TEMPESTADE NA ESTRADA (2011)
Idosas e em um relacionamento há 31 anos, Stella (Olympia Dukakis) e Dotty (Brenda Fricker) decidem fugir para o Canadá para legalizar a união. A decisão é motivada após a neta de Dotty internar a idosa em uma casa de repouso quando ela, que é cega, sofre um acidente doméstico. Para assistir, você pode adquirir o filme clicando aqui ou buscar outras opções no Google.

9. AMOR POR DIREITO (2015)


Na trama envolvendo a policial Laurel (Julianne Moore) e a mecânica Stacie (Ellen Page) que vivem um relacionamento estável, o pesadelo começa com o diagnóstico de uma doença terminal da policial. Laurel não quer deixar a amada desamparada após sua partida, e luta para que ela tenha direito à pensão concedida aos familiares dos policiais de Nova Jersey, onde é lotada. Disponível no Paramount+ e no Prime Vídeo.

10. MINHA MÃE É UMA PEÇA 3 (2019)

O emblemático último filme da série idealizada por Paulo Gustavo - e inspirado na sua história de vida-, fecha esta lista.
Apesar de ter sido muito criticado por não inserir um beijo no longa, Paulo arrastou multidões pelo país para assistir suas produções e foi um grande representante das causas LGBTQIA+. A cena do casamento do Juliano, o discurso de Dona Hermínia e toda trilogia que aborda a criação livre que permitiu Paulo, digo, Juliano ser quem era, fazem desse um filme imperdível. O ator se casou, teve dois filhos e partiu deixando um legado de humor, de amor pela vida, de luta pela felicidade.
"Minha Mãe é Uma Peça 3" pode ser assistido pelo Globoplay.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »