Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/02/2024 às 13h02min - Atualizada em 19/02/2024 às 16h35min

ABBA: Conheça mais sobre o legado do grupo que marcou a história da música pop

Entenda como a banda dos anos 70 continua atraindo novas gerações de fãs

Camila Silva - revisado por Malu Figueiredo
O grupo pop abba. Foto: Reprodução/Célula pop.
O grupo ABBA, formado por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, teve seu início na cidade de Estocolmo, na Suécia, em 1972. Antes de se unirem, cada membro já tinha uma carreira individual. Benny participava da banda de pop rock chamada Hep Stars, enquanto Björn fazia parte do Hootenanny Singers. As mulheres, que mais tarde se tornariam parte do quarteto, também estiveram envolvidas em vários projetos musicais. Agnetha era conhecida por cantar canções populares na Suécia, e Anni-Frid, também conhecida como Frida, seguiu carreira como cantora e participou de competições de talentos. O nome ABBA veio da inicial do primeiro nome de cada integrante da banda.

O grupo que fez sucesso no mundo da música, além de parceiros de profissão, também formaram duplas no âmbito pessoal e se casaram. Agnetha e Björn casaram em junho de 1971, e Frida e Benny, em outubro de 1978. Em 1975, o quarteto viveu uma ascensão de seu sucesso. Foi nesse ano que o grupo lançou o álbum "ABBA". Nele, continha uma das músicas mais aclamadas da banda, que posteriormente ocuparia o topo das paradas inglesas: a canção "Mamma Mia".


Videoclip de 'Mamma Mia' um dos maiores sucessos da banda.(Reprodução/youtube)

Nesse momento, o ABBA seguia o caminho do sucessso. Logo depois, eles lançaram o álbum "Arrival", que tinha a música "Dancing Queen", uma das mais famosas do quarteto. De 1975 a 1980, eles ficaram conhecidos como grandes estrelas da música pop. Suas letras simples e melodias animadas e divertidas conquistaram o público, tornando-os o primeiro grupo de língua não inglesa a ter um sucesso mundial.

Mas por que o grupo de sucesso acabou?

Como mencionado antes, o grupo era composto por casais e, com o passar dos anos, o casamento de ambos não deu certo e acabou em divórcio. Com a relação pessoal desgastada, isso gerou problemas no processo criativo e prejudicou o desempenho profissional do grupo. À medida em que o amor acabou, o ABBA enfraqueceu. Durante esse processo, Ulvaeus e o Andersson escreveram uma música sobre o divórcio, chamada "The Winner Takes It All". A canção, feita em 1980, foi interpretada por Agnetha e relatou o que os casais estavam vivendo na relação.

Com isso, o quarteto se separou em 1982, mas anos depois eles se reuniram para gravar algumas músicas, quando acabaram por criar um álbum e planejar um show. Em 2021, a banda lançou um novo álbum, "Voyage". O projeto, que surpreendeu os fãs, foi um grande sucesso, e alcançou o topo das paradas no reino unido. Nessa época, para divulgar o disco, o grupo criou um show virtual com avatares digitais de cada membro do grupo, que teve início em Londres em 2022. Atualmente, não se sabe se a banda irá lançar novas músicas ou se apresentar ao vivo. Os membros do ABBA não afirmaram que o álbum e o show foram a despedida oficial do grupo.




Legado e sucesso do grupo nos dias atuais

Mesmo após o encerramento de suas atividades, o grupo ABBA continua cativando novas gerações de fãs. Suas canções atemporais serviram de grande inspiração para a cultura pop, influenciando peças teatrais, músicas e filmes. Um dos exemplos mais notáveis ​​disso é o filme “Mamma Mia”. Lançado em 2008, o filme é a adaptação de uma peça teatral inspirada nas músicas do quarteto. A trama gira em torno de Sophie Sheridan, uma jovem que está noiva e convida três homens que podem ser seu pai para o seu casamento. Ao longo do filme, os personagens cantam e dançam os sucessos do grupo, como o clássico e que leva o nome do filme "Mamma Mia", além de outros sucessos como "Dancing Queen", "Lay All Your Love on Me" e " Chiquitita".



Personagens do filme 'mamma mia' cantando 'Dancing Queen'. ( Reprodução/youtube)

O musical abriu portas para que mais pessoas conhecessem as canções do grupo. Até mesmo a rainha do pop, Madonna, usou um sample da música "Gimme,Gimme,Gimme" em seu single "Hung Up". Para isso, a cantora teve que mandar uma carta para os compositores Benny Andersson e Björn Ulvaeus, pedindo autorização para usar a melodia. Além disso, as famosas trends do aplicativo TikTok estão fazendo com que muitas músicas do grupo sejam escutadas pelas novas gerações. Dentre as músicas da banda que fizeram sucesso na plataforma estão "Angeleyes", "Money, Money, Money" e "Slipping Through My Fingers".

A banda também possui um museu, localizado em Estocolmo, na Suécia. O lugar conta a história dos integrantes do grupo, desde antes de sua formação, e há também fotos e vídeos de momentos importantes e roupas usadas em apresentações e shows. Inaugurado em 2013, o museu celebra a carreira desse emblemático quarteto. É inegável que o grupo ABBA continua conquistando as gerações mais jovens, com o estilo de suas canções dançantes e alegres. Com um legado que perdura e atravessa décadas, o grupo se consolida como um dos maiores da história da música pop.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »