Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/03/2024 às 16h58min - Atualizada em 02/03/2024 às 17h10min

Supergirl: A origem da personagem

Tudo sobre Kara Zor-El

Milena Pellegrino - Editado por Ana Terra
Imagem: Torre de Vigilância/ Reprodução: Google

Kara Zor-El é uma das personagens mais icônicas da DC Comics, a jovem heroína se tornou muito popular após o seu surgimento nas HQs fazendo com que vários projetos a personagem fosse introduzida e tornando-se essencial para a DC na TV e nos cinemas.

Filha de Zor-El e Alura In-Ze, Kara Danvers também é prima de Clark Kent, o Superman, ela foi enviada junto ao primo durante a destruição de Krypton, porém a sua nave teve problemas no percurso e só chegou ao planeta Terra anos depois assumindo a identidade de Linda Lee Danvers. 

 

Criação 

Em 1958 a Supergirl foi criada por Jimmy Olsen por meio de magia para testar como a personagem seria recebida pelo público sendo uma versão feminina do Superman. O sucesso foi imediato e a personagem Kara Zor-El foi colocada como a Supergirl em Action Comics #252, de maio de 1959, desenhada por Al Plastino e escrita por Otto Binder.

 

A DC aceitou a boa relação que a heroína tinha com os fãs, mas a decisão de tirar a personagem dos quadrinhos veio quando a própria instituição queria apenas o Superman como o último kryptoniano e em “A crise nas infinitas terras”, de 1985, a DC resolveu matar a personagem como uma forma de reiniciar o universo. A explicação seria que a heroína não era forte o bastante por si própria, sendo uma chance perfeita para uma história dramática com a sua morte em foco. Mostrou um enredo marcante e emocional que o Superman teve após perder a prima kryptoniana.

Retorno aos Quadrinhos

Em 2004, a ideia do único filho de krypton ser o Superman não estava tão reforçada, e  nesse tempo, várias heroínas de outras realidades assumiram o manto. Como a andróide Matriz criada por Lex Luthor de outra realidade parecida com Lana Lang e a heroína Poderosa.
 

Nos Novos 52, a personagem teve o seu Reboot, mantendo semelhança com a sua origem, porém chegando a Terra, ela tem dificuldades em relação a destruição do seu mundo Krypton, que quase chega a destruir o planeta Terra. Assim, a personagem ganha um anel da tropa dos Lanternas Vermelhos e faz parte da equipe durante algum tempo.

São grandes momentos na DC Comics são: Corpo e alma, de Peter David e Gary Frank,  Supergirl: Sendo Super  de Mariko Tamaki e Joelle Jones e Supergirl: A Mulher do Amanhã escrita por Tom King e com arte de Bilquis Evely que será a próxima adaptação confirmada por James Gunn para os cinemas.

 

Os Live Actions e o futuro da personagem na DCU

A supergirl já conta com várias aparições nas produções em live action do universo da DC, são elas: Sua estreia em 1984, interpretada pela atriz Helen Slater no filme Supergirl; no ano de 2003, a personagem apareceu na série Smallville na sétima temporada com a atriz Laura Vandervoort no papel da heroína; em 2015 a personagem ganhou uma série própria na TV, com Melissa Benoist sendo a supergirl no canal CW, fazendo parte do Arrowverse, e recentemente, a notícia que a nova supergirl será interpretada pela atriz Milly Alcock (de House of the Dragon), fará a estreia no filme Superman: Legacies e, futuramente, a personagem ganhará um filme solo na nova administração de James Gunn na DCU.

Referências:

Omelete. “Tudo sobre a Supergirl”. Disponível: https://www.omelete.com.br/supergirl. Acesso: 27 de fevereiro de 2024.

GRAVENA, Leo. “SUPERGIRL: TUDO SOBRE KARA ZOR-EL, HISTÓRIA, PODERES E MAIS”. Legião dos Heróis. Disponível: https://www.legiaodosherois.com.br/lista/supergirl-kara-zor-el-tudo-sobre.html. Acesso: 27 de fevereiro de 2024.

OLIVEIRA, Murilo. “10 fatos sobre a Supergirl”. Ovicio. Disponível: https://ovicio.com.br/10-fatos-sobre-a-supergirl/. Acesso: 27 de fevereiro de 2024.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »