Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/10/2019 às 12h25min - Atualizada em 14/10/2019 às 15h25min

Peaky Blinders - 5ª Temporada

A trajetória da família Shelby até agora

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni
Os Peaky Blinders / Foto: Divulgação BBC
Peaky Blanders é uma série de TV britânica  distribuída pela BBC desde 2013. O drama conta a ascensão ao poder de Thomas Shelby (Cillian Murphy) e sua família de criminosos, e se passa na cidade de Birmingham no Reino Unido em um período pós primeira-guerra, onde além dos Peaky Blanders, então alocadas inúmeras outras gangues a beira da década de 1920. A série conta ainda com um cenário sangrento e perigoso.

O nome Peaky Blinders, não só foi um nome de uma gangue conhecida, este nome faz referências ao hábito de costurar lâminas afiadas em suas boinas, para enfrentar inimigos. Apesar disso, um historiador contou ao jornal The Sun que hágrandes chances disso ser apenas um mito.

A série é adorara pela crítica e pelos fãs, suas medidas no Rotten são de 91% dos especialistas e 93% do público. Sua quarta temporada foi premiada com o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) de melhor série dramática.
 
AS TEMPORADAS ANTERIORES

Peaky Blinders conta agora com 5 temporadas de 6 episódios cada e no Brasil é distribuída pela Netflix.
A trama é toda baseada em acontecimentos reais apesar de nem tudo que está na série ocorrer de acordo com os fatos históricos.
 

Peaky Blinders  / Foto: reprodução BBC

O pós-guerra é um elemento de contexto histórico que é usado como recurso na trama e merece tratamento especial pela condição psicológica dos personagens, sobretudo do Thomas e do Arthur Shelby (Paul Anderson), que sofrem muito com essa condição de veteranos de guerra.

Nas temporadas iniciais Thomas e Shelby tentam assumir novamente o controle dos negócios da família e tomar o lugar de Billy Kimber (Charlie Creed-Miles), líder de uma gangue rival no ramo de apostas. Logo depois mostram a expansão do poder e dos negócios dos Peaky Blanders, que vão de Birmigham passando por Londres e chegando até os EUA.

Ada Shelby (Sophie Rundle) é casada com o líder sindical Freddie Thorne (Iddo Goldberg) que também lutou na primeira grande guerra, ao lado dos Shelbys. Ada será influenciada diretamente pelo comunismo russo e trará esses ideais à família e à comunidade em Birmingham, trazendo como pano de fundo a luta de classes na série.
 
 Foto: reprodução BBC

Ada e a tia Polly (Helen McCrory) tratavam das questões da família, com participação direta nas decisões, (principalmente a Tia Polly, que era a tesoureira dos Shelbys) representando a força feminina e a integração das mulheres no trabalho a época.

A família Shelby consegue subir na vida e se destacar na alta sociedade, mas pagando um preço muito alto. A qual se assemelha a outras histórias onde os personagens vão longe demais por suas famílias como: Família Soprano e Breaking Bad os protagonistas também conciliavam a vida criminosa com a vontade de proteger a família. Além disso a série conta com um elenco maravilhoso e um ótimo roteiro.
 
Tommy Shelby / Foto: reprodução BBC
 
5ª TEMPORADA
 
A nova temporada que estreia no dia 04 de outubro na Netflix, traz um cenário meio diferente do habitual da séria, se distanciando um pouco do clima de guerra de gangues e trazendo o drama para um lado mais político já que Thomas Shelby foi nomeado deputado. Desta vez, os Peaky Blinders terão que lidar com as perdas da temporada passada e as escolhas de Tommy.

Ao se passar dois anos após o final da quarta temporada em 1929 na grande depressão econômica que afetou bruscamente os negócios legalizados da família, Thomas se vê obrigado a apostar suas fichas no lado ilegal dos Shelby o que traz grandes e iminentes riscos. A nova temporada traz dessa vez um enfoque maior nos conflitos familiares dos Shelby e usufrui imensamente do contesto histórico. Dessa vez a série será liderada por personagens femininas que avançam como exemplos de emancipação, como a tia Polly, 

Em uma entrevista ao portal Deadline o criador da série Steve Knight, revelou que pretende continuar o drama até a sétima temporada, pois pretende terminar a linha do tempo um pouco antes da época que começaria a Segunda Guerra Mundial. Steve afirmou ainda que após o final da série pretende escrever spin-offs ou um filme sobre a família Shelby.

Segundo a crítica do site Omelete sobre a quinta temporada, as consequências das ações dos irmãos Shelby são elevadas para a saúde mental de cada um dos personagens. Isso graças a escolhas do diretor escolhido para essa temporada, o Irlandês Anthony Byrne
 
VEJA O TRAILER DA NOVA TEMPORADA DE PEAKY BLINDERS
 
 
Peaky Blinders.Trailer - Temporada 5/ Divulgação Netflix
 
REFERÊNCIAS:

Curiosidades de Peaky Blinders. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZAwD09w8EbA> Acesso em 06 de out. 2019
Motivos para assistir Peaky Blinders. Disponível em: <https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/peaky-blinders-confira-cinco-motivos-para-assistir-a-serie-na-netflix> Acesso em 06 de out. 2019
Nota de série Peaky Blinders. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/tv/peaky_blinders> Acesso em 06 de out. 2019
Peaky Blinders 5. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/netflix/criticas/peaky-blinders-5a-temporada> Acesso em 06 de out. 2019
Porque Peaky Blinders é uma das melhores séries já feitas. Disponível em: <https://recortelirico.com.br/2019/04/peaky-blinders/> Acesso em 06 de out. 2019
Qualidade da série. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-peaky-blinders-mantem-qualidade-e-tensao-na-5a-temporada/> Acesso em 06 de out. 2019
SIM OU NÃO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kRr5y6fXtLY> Acesso em 06 de out. 2019
Trailer temporada 5. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Uv8bfaxl9j4> Acesso em 06 de out. 2019

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »