Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2020 às 20h44min - Atualizada em 07/02/2020 às 20h44min

Penedo: memória do Brasil Colônia em Alagoas

A cidade histórica, situada às margens do Rio São Francisco, atrai turistas com sua cultura e belezas naturais

Jéssica Viturino - Editado por Alinne Morais
(Foto: Jéssica Viturino)
A cidade ribeirinha de Penedo, uma das mais famosas de Alagoas, está localizada ao sul do estado, às margens do Rio São Francisco. Por conta de sua história e belezas naturais, é um das mais procuradas pelos turistas. Os visitantes também podem aproveitar um passeio de barco que leva à foz do Velho Chico. Repleta de museus e igrejas dos séculos XVII e XVIII, ela proporciona uma viagem pelo Brasil Colonial. Além disso, no mês de janeiro comemora-se a tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, santo protetor dos pescadores.

Historicamente, Penedo possui marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos. Elas podem ser notadas na arquitetura barroca, que chama atenção dos turistas. Culinária e as manifestações folclóricas são atrações a parte.

Rosilene Pereira visitou a cidade pela segunda vez, ficando encantada com as atrações e demonstrando satisfação com a culinária do local. “Já andei de balsa, visitei as igrejas que são lindas e gostei muito das comidas. As pessoas deveriam vir conhecer esse paraíso e se enriquecer com o vasto conteúdo histórico que ele possui. É de encher os olhos”, contou a visitante.

FESTEJOS

Fiéis que acompanharam a procissão (Foto: Jéssica Viturino)


Neste ano, a festa do Bom Jesus dos Navegantes levou milhares de pessoas a cidade. As atividades tiveram início na quinta-feira (09), no Campo Cultural. A exposição de barcos à vela “Penedo Encanta”, no Porto das Balsas, contou com a apresentação de um saxofonista. O público também pode aproveitar apresentações dos grupos de capoeiras, orquestras de frevo, bandas de pífano e artistas locais.

 “A festa esse ano está incrível, é lindo ver a cidade cheia de pessoas que vem conhecer a cidade e saber mais sobre a sua cultura e sem falar de toda essa arquitetura barroca que enche os nossos olhos com tantos detalhes”, enfatizou o estudante Cesar Augusto.

Diversas atrações musicais animaram a cidade durante três noites: Marcafé, Bell Marques, Cavaleiros do Forró, Zezo, Gustavo Minhoto, Matheus e Kauan, entre outros. No domingo, o dia mais esperado pelos fiéis, a tradicional procissão percorreu as ruas históricas, indo em direção ao Porto das Balsas e seguindo com a pequena embarcação por diversos trechos do Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe.
 
As embarcações dando continuidde a procissão no rio (Foto: Jéssica Viturino)

Por medida de segurança, a Marinha limita a quantidade de pessoas que podem ter acesso à balsa reservada para transportar a imagem do Bom Jesus, que é acompanhada pelos representantes da Igreja Católica e músicos da banda que animam o cortejo. Ao retornarem, os fiéis participaram da santa missa campal para finalizar as comemorações.

“A festa é muito importante para a cidade, além de demonstrar a devoção do povo, mantém a tradição acesa e aquece a economia da cidade. Crianças, jovens, adultos e idosos participam dos festejos, é também muito bonito ver toda essa união de pessoas”, contou a professora Joana de Oliveira.

As embarcações dando continuidde a procissão no rio (Foto: Jéssica Viturino)


Fiéis que acompanharam a procissão (Foto: Jéssica Viturino)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »