Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/03/2020 às 20h13min - Atualizada em 22/03/2020 às 20h13min

BBB 20 se tornou sucesso de memes e ações de marketing

Com edição comemorativa, o reality está fazendo sucesso na web e chamando atenção das marcas

Eduardo V. Schmitt - Editado por Letícia Agata
Meme (Reprodução/Internet)

Não é novidade que o Big Brother Brasil virou costume todos os anos no mês de janeiro e é sinonimo de sucesso e audiência. Ultimamente, nos últimos 4 ou 5 anos, com a multimidialidade e o uso incessante de redes sociais, o reality quebrou barreiras e chegou até esse meios de interação.

Antigamente os votos para eliminar um participante eram através de ligações de telefone, sendo inacessível para boa parte do público. Atualmente as eliminações batem recorde de votos, por conta da facilidade da internet e seu acesso. Isso explica o motivo do BBB fazer tanto sucesso e gerar reações variadas pelos internautas. O fato é que um programa que atinge o público jovem e cada vez mais conectado precisa fazer essa transmidialidade e marcar presença nos mais diversos meios de comunicação.

As estratégias de marketing também são uma grande novidade dentro do Big Brother Brasil, principalmente nessa edição, na qual quem mais chama a atenção sãos os convidados, ou seja, os influencers e famosos da internet.

Conforme artigo do ABC DA COMUNICAÇÃOuma estratégia do “cross entre televisão e internet está rolando solto nas ações publicitárias que os influenciadores já mantinham fora da casa”.

A exemplo disso, a blogueira Bianca Andrade e a cantora Manu Gavassi traçaram um plano de marketing de influência aliado, fruto de um bom planejamento. "Boca Rosa" surpreendeu o público e seus seguidores quando usou um look ao vivo, após ter postado, horas antes, uma foto em suas redes sociais vestindo a mesma roupa. Já Manu Gavassi inicia o confinamento soltando, nas suas redes, um vídeo intitulado "Apresentação". A proposta era de contar histórias sobre suas "fases" dentro do reality, além de mostrar seus sentimentos em relação ao confinamento, tudo isso com looks coloridos e maquiagens quentes.

As ações causaram engajamento entre telespectadores, seguidores e o mercado, o qual está de olho em possíveis ações que podem ser realizadas dentro da casa. 


MEMES

Desde a estreia da edição, que é comemorativa pelas 20 edições do programa que estreou em 2002,  a atração ganhou memes e reproduções em toda internet. Manu Gavassi foi a primeira a viralizar nas redes, devido sua expressão facial quando chegou no confinamento. Depois foi a vez da participante Giselly, quando escorregou no piso. Teve meme até da Bianca Andrade se desequilibrando e caindo na piscina. Os criadores dessas "obras artísticas", na sua maior parte, é o público jovem da web e são justamente esses que a TV aberta, marcas e mercado publicitário se dedicam para conquistar.

Manu Gavassi rindo do tombo de Giselly (Reprodução/Internet)

Manu Gavassi rindo do tombo de Giselly (Reprodução/Internet)


Montagem (Reprodução da internet)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »