Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/04/2019 às 15h59min - Atualizada em 24/04/2019 às 15h59min

Baiano aposta em comédia stand up

A livraria Brooklyn 1982, em Salvador, é palco para o show "Noite de Comédia"

Tainan Lopes
Foto: Marcos Musse
A pequena livraria Brooklyn 1982, em Salvador, pode até passar despercebida para quem está desatento. Mas o som das gargalhadas chama a atenção de qualquer um. Isto por que este espaço serve de palco para o show de stand up Noite de Comédia.

Organizado pelos comediantes baianos Vítor Magalhães e Bob Rodrigues, o show é uma maneira de fortalecer o cenário e descobrir novos talentos. Realizadas uma vez por mês, as apresentações atraem um público fidelizado.

 
Elenco do Noite de Comédia na Brooklyn 1982.  (Foto: Marcos Musse)

Mas espera um minuto. Que diabos é comédia stand up para inicio de conversa? Você pode não estar familiarizado com o termo gringo, mas já deve ter assistido alguma atração do tipo.

Pois bem, é um termo que caracteriza um espetáculo de humor realizado por apenas um comediante, que se apresenta geralmente em pé (daí o nome gringo). O texto é sempre original, geralmente escrito a partir de momentos do dia a dia como resenhas de busão ou histórias de carnaval.

Mas agora voltando ao show...

 
Foto: Marcos Musse

Quem vê Danrlei Carvalho no ponto de ônibus não imagina o seu tino para o humor. “Não digo que desde muito novo eu já sabia que queria ser comediante, mas eu era o engraçadinho da turma. E eu sempre gostei de ver as pessoas sorrindo”, conta Carvalho.

É claro que vida de comediante nunca foi fácil, ainda mais sendo novo na praça como é o caso de Danrlei, ao falar sobre a dificuldade de não saber por onde começar a carreira. “No começo, eu não fazia ideia de como me tornar um comediante, não tinha contato com quem já trabalhava com isso, não fazia ideia de como estudar comédia”, comenta Danrlei.

Mas inspiração não faltou para ele que tem como referência Marcelo Adnet, Fábio Porchat e Matheus Buente. “Foram os primeiros que vi fazendo o estilo e é o tipo de humor que serve de muita inspiração para mim”, declara Danrlei que também tem uma conta no Instagram onde posta stories com situações espontâneas que são um show a parte.

 
“As pessoas estão começando a consumir a comédia stand up agora, e com isso sempre tem muita gente nova aparecendo para fazer.”

Sobre o cenário humorístico de Salvador Carvalho garante ser crescente: “Apesar de não termos a mesma visibilidade que o pessoal de fora, aqui acontece muito show bom, tem muita gente boa como é o exemplo do grupo de comédia Vatapá Comedy Club”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »