Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/07/2020 às 20h22min - Atualizada em 30/07/2020 às 20h09min

Conheça Siegessäule ou Coluna da Vitória, em Berlim

Descubra um dos cartões-postais mais famosos da cidade alemã

Marcos Oliveira - Alexandra Machado
Foto: Marcos Oliveira
Localizada na cidade de Berlim, na Alemanha, no meio do parque Tiergarten, a Coluna da Vitória, desenhada por Heinrich Strack, foi construída para comemorar a vitória da Prússia sobre a Dinamarca na guerra Prússia-Dinamarca de 1864. Após esse êxito, a Prússia ganhou mais duas guerras, desta vez contra a Áustria, em 1866 e contra a França em 1870-1871. O local fica numa rotatória que se chama Grosser Stern (Estrela Grande) pois esta dá acesso a cinco ruas, assim como uma estrela possui cinco pontas. 

Devido à essas conquistas veio a inspiração de adicionar ao topo da coluna a estátua de Vitória, deusa romana da vitória. A estátua de bronze foi desenhada por Friedrich Drake e tem 8,3 metros de altura e pesa 35 toneladas, originalmente erguida na praça Königsplatz (atual Praça da República) em frente ao prédio do Reichstag. Como os nazistas tinham planos de transformar Berlim em “Welthauptstadt Germania” (Capital Mundial Germânia), a coluna da Vitória foi transportada para seu local atual.

A Siegessäule serviu de palco para a Love Parade, uma festa de música eletrônica realizada no verão em Berlim. O propósito do evento é reunir milhões de pessoas em uma manifestação pacífica em que a música é a principal protagonista. Mas, infelizmente, no ano de 2010, um ocorrido levou ao cancelamento do festival. No sábado, 24 de julho, pelo menos 20 pessoas foram mortas pisoteadas devido ao tumulto em um túnel durante o festival.

Para quem for visitar, a entrada se torna ainda mais interessante ao optar passar por um túnel subterrâneo que leva até o centro da Grosser Stern, onde se encontra a Coluna da Vitória. Ao subir os 285 degraus pagando um ingresso de valor relativamente baixo, chega-se à plataforma de observação. A subida pode ser cansativa para muitos, mas ao chegar no pico a recompensa é garantida, pois de cima tem-se uma vista panorâmica muito encantadora das imediações da cidade, sendo possível ver muitas das famosas atrações de Berlim.

Veja abaixo algumas imagens da vista após a chegada no ponto de observação!







 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »