Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2020 às 14h47min - Atualizada em 29/08/2020 às 14h43min

Espetáculo “O Pequeno Príncipe” em formato digital

Artistas de Passo Fundo promovem cultura local

Bárbara Adelle Dalamaria - editado por Luhê Ramos
A arte está presente na vida dos seres humanos desde o surgimento da espécie. Seja como desenhos rabiscados em cavernas, ou como danças ritualísticas em homenagem a deuses, há muito tempo esquecidos. Com o teatro não é diferente, é uma arte que necessita da presença - da entrega -, de ambos os lados, artista e plateia. Por esse motivo, com o advento da pandemia, muitos atores, atrizes e equipes de produção ficaram receosos com o rumo que a profissão tomaria durante o período. 

Entretanto, criatividade é um elemento definitivo no que diz respeito a solucionar problemas. Pensando nisso, a Escola de Atores da DIA Indústria da Arte, permaneceu fiel a sua proposta, idealizada há 10 anos, quando foi fundada: que todos em Passo Fundo tivessem acesso ao teatro, tanto para assistir espetáculos, quanto para subir aos palcos. Ao longo da última década, já passaram por lá mais de 2 mil alunos de teatro, dos mais diferentes lugares. Além de vários estados do Brasil, também já atuaram na Escola artistas do México, Argentina, Panamá, Colômbia, Peru, Itália, Paquistão, dentre tantos outros. 

Segundo Felipe Lemos, Diretor e um dos fundadores, “resolvemos fazer um projeto ambicioso com metas, objetivos e disciplina onde a cada dia fossemos evoluindo como instituição, como profissionais, como artistas e, principalmente, como seres humanos. Então, resolvemos abrir as portas da escola - um espaço todo pensado para o ensino teatral -, com sala de espetáculos, biblioteca, ateliê de confecção de cenários, etc... Tudo isso para que pudéssemos diariamente trabalhar o teatro e suas vertentes de forma contínua, de portas abertas para todos aqueles que amam a arte do ator.” A Escola já produziu mais de 100 espetáculos, além de inúmeras performances, propagandas, programas de TV, apresentações e até um longa-metragem. 



Há uma programação anual para os espetáculos e foi necessária uma adaptação para o universo tecnológico, além de cuidados redobrados com higienização e uso de máscaras, para que a peça “O Pequeno Príncipe” pudesse ser apresentada virtualmente. Os ensaios foram todos online e houve um ensaio presencial, com toda a prevenção recomendada. “Está sendo muito incrível participar desse projeto, ainda mais nesse momento tão delicado e desafiador pro setor cultural. Como atriz, essa é uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho (...) e para as pessoas verem a importância da arte, como faz falta a gente ter essa possibilidade de vivenciar”, afirma Thaiane de Almeida, que interpreta a Geógrafa. “Eu estou muito feliz com essa oportunidade, está sendo maravilhoso. Esse elenco está incrível e estou muito realizada, só tenho a agradecer”, complementa a atriz Jéssica Almeida, que interpreta o Pequeno Príncipe. 



Com direção de Felipe Lemos, produção de Deméter Zoehler Ferreira, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, a Escola de Atores faz seu primeiro espetáculo completamente online, neste domingo (30/08) às 17h, através de uma live, que será transmitida pelo Facebook e pelo canal no Youtube da Escola de Atores.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »