Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/12/2020 às 15h07min - Atualizada em 11/12/2020 às 15h04min

Galeria Diáspora realiza exposição 100% virtual

Em cartaz durante o mês de novembro a exposição foi feita através do Instagram

Miriã Gomes - revisado por Jonathan Rosa
Banner do evento virtual. (Foto: Reprodução/ Galeria Diáspora)

Realizada entre os 01 e 30 de novembro, a primeira exposição virtual da galeria Diáspora ocorreu através da rede social Instagram. O evento contou com mais de 60 artistas em busca de expandir o acesso ao mercado de artes. Entre as obras selecionadas para a exposição estão pinturas em tela, fotografia, colagem e diversas outras técnicas, tudo com o intuito de levar para a rede social toda pluralidade e sensibilidade dos artistas.

A ideia de utilizar essa ferramenta para construir uma exposição virtual surgiu da relação da galeria com os artistas que começou, principalmente, por conta do uso das redes sociais, também foi levado em consideração a agilidade e a possibilidade de ter mais artistas contribuindo com o projeto, que feito de forma remota, possibilitou que artistas de todo os cantos do país tivessem a oportunidade de participar.

Os preparos para a exposição foram minuciosos, para que ocorresse de tudo da forma planejada, principalmente o contato com os artistas, certificando-se de que todos os enviassem o material de forma completa e organizada para a coordenação da galeria. O processo de organização e ajuste também foi complexo e precisou ser feito com muita atenção, já que segundo a assessoria da Diáspora, foram enviados dezenas de currículos e portifólios para análise.



A exposição foi toda estruturada apenas para o formato digital e a Diáspora não pretende levar o evento para um espaço físico, como nos conta a assessoria da galeria. “Há alguns desafios que implicariam outro tipo de articulação para que uma exposição desse porte se materializasse em um local físico, desde a necessidade de um espaço expositivo adequado, o traslado de obras e os custos logísticos dessa produção e obras de arte”.

Fundada em 2018 pelo arquiteto e urbanista Alex Tso com a intenção de questionar o mercado artístico e contar histórias com diferentes percepções, sem nunca deixar de lado a riqueza de narrativas, a
Diáspora é a primeira galeria de arte contemporânea que realiza um trabalho 100% racializado. Com a exposição já finalizada através do Instagram, todo o acervo está disponibilizado em formato digital no catálogo criado pela galeria e todas as obras permanecem expostas no Instagram oficial da Diáspora.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »