Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/02/2021 às 17h50min - Atualizada em 16/02/2021 às 17h58min

Casa Fiat de cultura abre programação de 2021 com SAGOMA

Exposição virtual traz reflexão sobre como as pessoas se relacionam com a paisagem

Anna Paim - Editado por Alinne Morais
Divulgação/Casa Fiat de Cultura
   Henrique Detomi é um artista mineiro, vivendo atualmente em São Paulo. Ele, que já participou de diversas exposições pelo Brasil, está em cartaz na Casa Fiat de Cultura com a exposição “SAGOMA”. A programação iniciou no dia 26 de janeiro e vai até 14 de março.  As visitas mediadas acontecem toda quinta-feira e as inscrições são feitas pela Sympla .
 
    Sagoma está exposta na Pícola Galeria, da Casa Fiat de Cultura. A palavra, vinda do italiano, quer dizer silhueta, recorte ou contorno e foi pensada no intuito de combinar com o nome do espaço. Nela, é possível observar o uso de “máscaras” em sua composição, dando espaço silhuetas nas pinturas. Aqui, o artista busca deixar o significado aberto, ou seja, cada pessoa interpretará esse espaço de uma forma. Seu intuito é fazer com que cada um perceba sua própria intervenção na paisagem.
 
      Assim como o nome da exposição, Henrique Detomi pensou o sentimento do público ao vivenciar suas obras. Nesse caso, as texturas são umas das principais responsáveis. O contato com sua pintura leva a dois caminhos: o primeiro deles, um imaginário paisagístico, a forma como as pessoas se relacionam com a paisagem. Além disso, elas trazem quase que uma vontade de se relacionar corporalmente com aquilo, ou seja, uma relação sensorial. Existe, portanto, uma reflexão de que a pintura toca sensorialmente as pessoas tal como quando elas caminham por um espaço e esse espaço te toca.

VIRTUAL
     Entretanto, vale ressaltar que essa possibilidade de leitura do público se perde um pouco no ambiente online. Existe a impossibilidade do público ter a sua visão que é única, por ser um percurso a pé, um caminho dentro do espaço. As pinturas trazem uma questão de perspectiva, seja mais longe ou mais perto. Este movimento é reproduzido por meio de uma câmera, o zoom, porém, a sensação de estar chegando cada vez mais perto da obra é intraduzível. Infelizmente, acaba se perdendo a autonomia do público.
 
     Por outro lado, a experiência gera curiosidade no público. Em uma exposição presencial pode existir muita ansiedade e pressa do dia a dia. Então, pelo fato da Pícola Galeria ser um espaço pequeno, uma breve olhada no ambiente já seria o suficiente para a visita. Coisa rápida, de 5 minutos. Ter a experiência online, acarreta outras camadas de interesse. É plantada uma semente de informações, estimula e cria um pouco de interesse no público, ou seja, uma vontade de ir ao museu quando abrirem exposições presenciais.
 
   O artista, portanto, vê essa uma questão positiva, mesmo futuramente, com as práticas presenciais. Seu intuito é gerar um maior interesse nas pessoas para que, assim, elas queiram ver e falar cada vez mais de arte.

   Mais trabalhos de Henrique Detomi podem ser vistos pelo site oficial do artista.

 
SERVIÇO
Exposição virtual SAGOMA
Data: até 14 de março
Horário: 10h; 11h e 16h. 
O público pode conferir a mostra virtual em sympla.com.br/Casafiatdecultura. Os ingressos são gratuitos e enviados por e-mail junto com o link da reunião do Google meet onde será feita a exibição.
https://www.sympla.com.br/casafiatdecultura
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »