Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/02/2021 às 15h12min - Atualizada em 16/02/2021 às 14h54min

6 exposições para conhecer sem sair de casa

Passeios culturais gratuitos e 100% virtuais

Miriã Gomes - revisado por Jonathan Rosa
Exposição fotográfica (Foto: Eri Nunes)

Por conta da pandemia causada pela Covid-19 que chegou ao Brasil em março de 2020, muitos museus e centros culturais tiveram que encerrar suas atividades presenciais, e assim como todo resto da população encontrar novos meios de manter suas atividades. Inclusive eventos e exposições que já estavam marcados para acontecer. 
 
Foi pensando nisso que alguns destes locais adaptaram suas exposições para que pudessem ser feitas de forma 100% remota. Os visitantes podem entrar no site oficial de cada um dos museus e conferir gratuitamente. Veja abaixo uma lista para você curtir os passeios sem sair de casa.


Egito Antigo: do cotidiano à eternidade

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) trouxe para a exposição “Egito Antigo” mais de 17 mil peças do Museu Egípcio de Turim, na Itália. Entre os itens encontrasse sarcófagos, estátuas e uma múmia datada em 700 anos A.C. A exposição já passou pelo Rio de Janeiro e agora está disponível no tour online que pode ser feito através do site oficial do CCBB. A visita possui um guia em áudio com um narrador explicando cada detalhe das peças presentes no centro cultural.


Clique aqui para conferir a exposição.

 

Björk Digital

Inicialmente exposta no Rio de Janeiro, a amostra Björk Digital que conta a história da cantora e compositora islandesa Björk Guðmundsdóttir, seguiria para Belo Horizonte, porém por conta da pandemia foi necessário adaptar todo o conteúdo para o formato digital. O catálogo possui relatos da cantora sobre sua vida e carreira, durante as páginas os visitantes mergulham nas ideias de Björk e podem interagir com elementos que fazem parte da vida da artista.


Clique aqui para conferir o catálogo completo.
 

Nocturnes

Amandine Bourbon Bourbon é uma artista francesa que já trabalhou como designer de moda, mas agora é ilustradora freelancer e criadora de Nocturnes. A amostra possui uma playlist original criada pela compositora Laura Lermigeaux. Amandine conta que a música sempre fez parte de seu processo criativo e que a exposição Nocturnes foi inspirada por Radiohead, Bat for lashes e James Blake.

Clique aqui para ver a exposição.

 

Pacaembu, o estádio monumento

Em comemoração aos 80 anos do estádio, o Museu do Futebol criou a exposição como forma de homenagem ao Pacaembu. Através do tour virtual os fãs do esporte podem conhecer as plantas do estádio e acompanhar por meio de fotos todas as modificações que foram feitas com o tempo, além das pessoas que fizeram parte da construção do estádio. 

 

Clique aqui para conhecer a exposição.

O museu histórico e pedagógico Índia Vanuíre disponibilizou um tour virtual que ocorre dentro do museu onde os visitantes conseguem conferir o acervo histórico e cultural que faz parte do museu. O tour ocorre em 360 graus e possui pontos clicáveis com informações acerca das imagens, esculturas e textos que fazem parte do ambiente.


Clique aqui para conhecer o museu.

 

 O advento do artista - Louvre

O museu mais famoso do mundo também possui um tour online pela Pequena Galeria que pode ser feito de forma gratuita. O passeio conta com estátuas, pinturas e textos do próprio museu do Louvre e mostra peças de artistas como Delacroix, Rembrandt, Tintoretto e muitos outros. 

Clique aqui para conferir a tour.

 

Alguns eventos presenciais já estão ocorrendo nos museus de São Paulo, porém ainda não há datas definidas para o retorno de 100% da capacidade total nesses locais, e o estado segue realizando as medidas de segurança prescritas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »