Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/04/2021 às 22h41min - Atualizada em 01/04/2021 às 22h36min

ATYPICAL: Emoção e Conscientização

Série da Netflix comove o espectador ao narrar a vida de um jovem com Transtorno do Espectro Autista

David Cardodo - Revisado por Mário Cypriano
Foto: Divulgação/Netflix
Em 2017, a Netflix lançou a série norte-americana, Atypical, que narra a história de Sam Gardner (Keir Gilchrist), um rapaz de 18 anos diagnosticado ainda na infância dentro do espectro do autismo, que vive todas as aventuras da fase e amadurecimento para a vida adulta. Na série, Sam, com o apoio da psicóloga, decide procurar uma namorada e se tornar uma pessoa mais independente. Traçando linhas em diferentes momentos na vida do personagem, o enredo apresenta diversas situações conflituosas enfrentadas pelo jovem.

A série é de grande relevância para a sociedade, pois, além de debater sobre o assunto de maneira inteligente e direta, deixa claro a importância de respeitar as diferenças.


O Autismo é um transtorno neurológico que afeta o funcionamento do cérebro. A maneira como o TEA afeta os indivíduos varia de pessoa para pessoa. Depende de quantos sintomas alguém apresenta e qual é a gravidade. Pessoas com autismo podem considerar complicado manter a conexão com alguém. Com base em dados divulgados pela CDC (Center of Disease Control and Prevetion), órgão responsável pela divulgação e pesquisas na área do autismo, cerca de uma entre 110 pessoas possuem algum grau do transtorno.

No final de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu todo dia 02 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na data, pontos importantes do mundo, como o Cristo Redentor no Brasil, são iluminados de azul lembrando a celebração e ressaltando a importância da discussão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Atypical é uma história bastante interessante em todos os sentidos e vai muito além de um bom produto de entretenimento. A jornada de Sam é uma inspiração, e caso você tenha interesse em entender mais sobre o TEA, é a melhor pedida possível. Até o momento, a série dispõe de 28 episódios distribuídos em três temporadas. A 4ª e última temporada foi confirmada pela Netflix com previsão de estreia para este ano (2021).

ASSISTA AO TRAILER:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »