Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/04/2021 às 19h05min - Atualizada em 02/04/2021 às 17h04min

Produções turcas ganham o mundo mas sofrem censura no próprio país

O forte controle do governo turco sobre as produções que lucraram US$350 milhões em 2017, segundo dados do jornal Daily Sabah

Gabryella Freitas - Editado por Letícia Agata
Sen Çal Kapimi: série turca que vem conquistando telespectadores ao redor do mundo (Foto: Divulgação/Fox Turquia)
A Turquia é a segunda maior exportadora de ficção televisiva do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. No país, as séries de televisão tornaram-se bastante populares e cada episódio tem em média duas horas de duração. As produções turcas começaram a conquistar espaço nas emissoras de televisão no Brasil a partir de 2015 e estabeleceram uma base fiel de fãs. Atualmente existem grupos no Telegram que se organizam para traduzir e legendar episódios enquanto ainda são exibidos na Turquia.

O Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia (RTÜK, sigla em turco) é o órgão do governo que tem autoridade para regular e supervisionar as transmissões de rádio e televisão no país. Todo conteúdo audiovisual, para ir ao ar, precisa seguir algumas recomendações, como por exemplo "borrar" cenas com sangue, bebidas alcoólicas, conteúdo publicitário e objetos perfurantes (utilizados como arma). Dentre as medidas restritivas citadas, há também censura a cenas de beijos considerados longos ou com "caráter erótico’, conforme aponta a legislação do órgão.


 
É importante ressaltar que o público também pode reclamar caso avalie o conteúdo em tela como inadequado, e em alguns casos, a produção pode ser multada, suspensa ou até mesmo cancelada devido a denúncias.

Desde 2018, a Netflix investe na produção de conteúdos originais na Turquia, obtendo imenso sucesso com produções como O Último Guardião e O Milagre na Cela 7. De olho nesse crescimento, recentemente o governo turco começou a monitorar o conteúdo online transmitido no país. Desta forma, até mesmo a Netflix, além de sites de streaming locais, serão submetidos à supervisão de seu conteúdo pela RTÜK, além de possíveis multas ou perda de licença.

Apesar das diferenças de tratamento em comparação com produções de outros países, vale a pena dar uma chance às séries e filmes turcos. Eles cobrem todos os tipos de gênero, indo do drama à comédia, com roteiros envolventes, atores muito bons e cenários de tirar o fôlego. Não à toa, a Netflix decidiu investir no segmento. 

Você pode acessar o grupo do Telegram, citado anteriormente, que disponibiliza séries turcas legendadas em português ou conferir as produções originais da Netflix, pela coleção de conteúdo Made in Turkey.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »