Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/05/2021 às 17h00min - Atualizada em 07/05/2021 às 18h55min

Perfis literários crescem no Instagram durante a pandemia

Alcançando mais leitores na rede social, os perfis incentivam a leitura divulgando e resenhando obras diversas

Raíssa Sousa - Revisado por Isabela dos Santos e Mário Cypriano
Indicação de leitura em um perfil literário - Foto: Bookstagram / @meuhobbyleitura
Criado em 2010, o Instagram prometeu mudar a forma como a mídia vinha sendo trabalhada, transformando-se uma das redes sociais mais acessadas da atualidade. O que nasceu focado no compartilhamento de vídeos e fotos, agora é um espaço que abrange os mais variados nichos. Um ponto essencial na criação de interação entre produtor de conteúdo, vendas e seus devidos seguidores e clientes.
 
A literatura não poderia ficar de fora. Atualmente, o Instagram conta com a presença de perfis literários que estão, inclusive, ganhando cada vez mais destaque e dinamizando o incentivo à leitura.

Dentre esses perfis, podemos encontrar escritores, e até mesmo criticos especializados em compartilhar, divulgar e resenhar essas obras. E é nessa onda que o público pode começar a se aventurar na ''ciberliteratura'' da rede social. 


Pedro Salomão, instapoeta, no Encontro com Fátima Bernardes - Foto: Instagram pesoal / @salomaopedro
 

Do papel ao touch screen


Sendo escritos originalmente à mão, passando pela geração da datilografia, e finalmente, chegando ao digital, o livro, assim como tantos outros elementos sofreram atualizações com o tempo e com as tecnologias.

Com o advento da internet e o acesso a um público maior, muitos escritores passaram a utilizar as redes sociais como um apoio ao seu trabalho, ou até mesmo um ponto de partida. Em uma conversa com o best-seller, Pedro Salomão, o autor comentou sobre o papel desses veículos em sua carreira:

 

“Quando eu comecei a postar meus poemas na internet percebi que as pessoas se identificavam com o que eu fazia. E isso foi me dando muito ânimo para me reencontrar na arte e na vida, pois me encheu de motivação e entusiasmo... Acredito que não foi algo que aconteceu de uma hora pra outra, mas sim que minha carreira foi construída de tijolinho em tijolinho, de forma orgânica, sincera e espontânea. Então, cerca de 2 anos depois de trabalho na internet a editora entrou em contato comigo para o lançamento do meu primeiro livro.”

Ao perguntar sobre o papel da "Instaliteratura" no incentivo à leitura, o escritor comentou ainda que “o Instagram é um lugar de muita troca, e isso pode ser feito de forma que os artistas possam se colocar mais no mundo divulgando seu trabalho, sua arte. Do mesmo modo que pode ser um pontapé inicial para que as pessoas se interessem pela leitura, conhecendo escritores que falem em uma linguagem que elas gostem.”


Pedro Salomão, instapoeta e escritor Best-Seller - Foto: Instagram pessoal / @salomaopedro

Como Pedro, escritores independentes (sem vínculo com editoras) também passaram a explorar as ferramentas do Instagram buscando divulgar sua arte, pois a rede, além de ser mundialmente acessada proporciona um baixo custo de investimento.

A escritora nacional independente, Letícia Monalisa, destaca que “para escritores independentes, a divulgação é uma peça fundamental no processo de construção do livro, mas também é uma parte muito difícil, porque além de escrever, editar e diagramar, precisamos pensar nas estratégias de divulgação. Então, comecei a criar conteúdo para o Instagram relacionado ao meu livro. Tornei-me mais ativa na rede social, e também busquei parcerias com bookstagrammers, pois movimentam bastante o mercado literário sem necessidade de um alto custo.”


Letícia Monalisa, escritora independente - Foto: Instagram pessoal / @leticiamonalisa_


Instagram como plataforma de conteúdo


Uma nova geração de leitores acompanha o conteúdo literário dos chamados “Bookstagrammers”, “Bookstans” ou “blogueiros literários”. É por meio desses perfis que leitores como a Anna Luísa Oliveira, leitora e seguidora dos bookstans, criou um vínculo afetivo ainda maior com a literatura, pois o acesso às novidades tornou-se mais qualificado.
 

“Antes de ter esse contato com os perfis literários eu lia o que eu via pela frente, eu não tinha uma base muito boa de livros que eu poderia gostar, principalmente porque moro em fazenda e aqui no interior, temos pouco acesso às coisas novas... Esse abrir de portas de uma forma gratuita pra essa diversidade é uma das melhores coisas na minha opinião.”

No mundo atual, onde as tecnologias fazem parte de quase tudo, a literatura não poderia ser diferente. Os leitores podem estar dos dois lados da telinha, os que consomem e os que produzem conteúdo. Ao conversar com Ana Vitória, do perfil @enfermidadeliteraria, sobre o que a motivou ao embarcar nesse nicho do Instagram, Ana afirmou que teve a ideia de criar um Instagram literário durante a pandemia porque queria voltar ao ritmo de leitura. "Eu sempre gostei bastante de ler, mas simplesmente deixei o hábito da leitura de lado, principalmente por culpa da internet”, disse a produtora de conteúdo.



Ana Vitória Guedes, adm do @enfermidadeliteraria - Foto: Bookstagram / @enfermidadeliteraria


A conexão entre leitores, perfis de conteúdos resenhistas e escritores, juntos nesse espaço conhecido como "Instaliteratura", proporciona o incentivo à leitura, atingindo um público atualizado de diferentes idades, gêneros e afins.

Nesse contexto, a também produtora de conteúdo literário Natasha Coutinho, administradora do perfil @milvidasliterarias, compartilhou em entrevista seu pensamento acerca dessa rede de conexão literária.



Natasha Coutinho, adm do @milvidasliterarias - Foto: Bookstagram / @milvidasliterarias
 

“Acredito que a parceria  entre escritores e perfis resenhistas não atuam só no incentivo a leitura, como também na valorização do autor nacional... Fazendo parceria, conheci autores incríveis que se tornaram favoritos da minha vida.”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »