Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/05/2021 às 18h21min - Atualizada em 02/05/2021 às 17h02min

Será que a cultura indígena evoluiu ou parou no tempo?

A atual população indígena brasileira é de 817.963 indígenas, dos quais 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas

Imina Batista - Editado por Letícia Agata
A cultura indígena possui um papel fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos de dança, festas populares e culinária. Vítimas de preconceito e violência desde a chegada dos europeus ao Brasil, os indígenas seguem resistindo. Um dos grandes desafios para muitos desses povos é encontrar um equilíbrio entre a necessidade de preservar a própria cultura e a de se adaptar às mudanças do mundo moderno. Com isso surge uma pergunta: será que a cultura indígena evoluiu ou parou no tempo?



Apesar de centenas de anos de contato com a sociedade não indígena e enfrentando o roubo e a invasão de suas terras, a maioria dos povos indígenas lutou e tem lutado para manter sua língua e seus costumes. Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), apenas recentemente a sociedade começou a se conscientizar que os índios são parte integrante da vida nacional. Assim, os índios brasileiros participam da política do país elegendo candidatos, ajudando na elaboração de leis e compartilhando problemas relacionados ao meio ambiente, política, economia, saúde e educação. Segundo o Censo Escolar de 2015, existem 3.085 escolas indígenas no Brasil, com um total de 285 mil estudantes e 20 mil professores que atendem cerca de 305 etnias e que falam 274 línguas diferentes.

Grupos indígenas podem se diferenciar de acordo com o nível de contato com a civilização branca. Eles podem ser considerados como isolados (contatos raros e acidentais), integrados (falam em português ou trabalham nas cidades) e contato intermitente (contato permanente com os brancos). Mas apesar do nível de contato com a civilização, eles prezam muito por duas coisas: respeito e ligação com a natureza, e respeito à sabedoria dos anciãos.



Religião indígena

A religião indígena, baseada em conjuntos de mitos sobre seres espirituais, era variada. Entretanto, era comum a crença em entidades espirituais que habitavam o mundo material. Também se acreditava em potências espirituais encarnadas por animais e na existência de pessoas que poderiam estabelecer contato com o mundo espiritual (pajés), sendo homem ou mulher.

Alimentação indígena

A alimentação indígena costumava ser baseada no consumo de frutas, legumes, verduras, raízes, caules, peixes e carnes de caça.

Dança indígena

A dança e a música tiveram e ainda têm um papel religioso dentro da cultura indígena. Geralmente a dança é realizada em rituais e festividades religiosas, entoadas em agradecimento ou como forma de pedido às divindades. Podendo ser realizada individualmente ou em grupo, geralmente a dança indígena possui uma execução de passos que requer a formação de duplas, ao menos em algum momento dela. Geralmente, as danças são realizadas por pessoas com o corpo pintado, pois a pintura corporal também é um elemento da simbologia religiosa indígena.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »