Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 04/05/2021 às 00h01min

Pandemia acentua procura por clubes de leitura online

Brasileiros utilizam a internet para cultivar o hábito da leitura no isolamento social

Alexia Catherine - Editado por Júlio Sousa
Arquivo pessoal Yasmin Bigas
A pandemia do novo coronavírus proporciona mudanças de hábitos, algumas obrigatórias, como o distanciamento, e outras que facilitam o dia a dia, como o uso contínuo das tecnologias. Segundo levantamento feito pelo Betalabs, o uso da internet para distrair a mente ou comprar através de clubes de assinatura cresceu em 12% durante o isolamento social.
 
“O clube surgiu de uma necessidade de participar de uma leitura conjunta, que fosse gratuita e online, já que eu e minhas amigas estamos em lugares distantes. Eu estou em Portugal e elas no Brasil”, conta Bruna Oliveira Martiolli, professora, mestranda em Literatura Portuguesa e uma das fundadoras do clube de leitura online Gilmore Girls.
A busca por atividades fora das telinhas conquista os corações, visto que a nossa rotina gira em torno de computadores e celulares. Desse modo, o clube, que iniciou um mês antes da pandemia com o objetivo de ler os 339 livros da série americana Gilmore Girls, tomou proporções inimagináveis e exigiu transformações. Bruna percebeu que precisavam sair da zona de conforto americana e inserir literaturas brasileiras no cronograma, ato que atraiu participantes, totalizando 2 mil membros no canal do Telegram.

“O clube me ensina sobre responsabilidade, eu quero estar nos encontros virtuais conversando com as pessoas e entendendo o que elas falam. Todas as minhas atividades são em casa, é o momento na minha rotina que eu consigo ver os outros”, explica sobre a importância desse tipo de atividade no isolamento social.
 
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, pela Universidade de Stanford, ­e na França, pela Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde, comprovam que a leitura faz bem ao cérebro. De acordo com Bruna, a importância da literatura na vida adulta está em expandir horizontes pelas experiências dos outros.
 
“Eu passo para os meus alunos algumas leituras por semestre e eles sempre me retornam com frases que definem a literatura, como dizer que um livro pode mostrar exatamente o que sentem. É muito além do senso crítico ou de atos políticos, é autoconhecimento”, admira-se.
 
Para ela, alguns dos benefícios da leitura online são as adaptações de horários, comodidades dos locais e o apoio dos demais participantes. “É impressionante como o ser humano precisa de apoio para diversas coisas, inclusive até para sentar e ler, algo que parece tão simples”, constata.
 
O foco do Clube Gilmore é democratizar o hábito de ler e para quem não sabe por onde começar, Bruna aconselha. “Descubra o sentido da leitura para você, em pequenos passos. Comece com 10 páginas, vá alternando os dias e crie um hábito. Pegue um livro que te interessa e se puder leia com alguém. Minha dica é começar por uma crônica, como as do Rubens Alves ou contos do Mia Couto e Machado de Assis. Busque um livro que lhe faça brilhar os olhos!”.

O lado do participante

O acréscimo nas vendas online ergueu milhares de negócios, como as livrarias. Segundo o jornal Folha de São Paulo, em 2020 o setor vendeu 41,9 milhões de livros proporcionando um faturamento 4,98% maior que em 2019.

 
“As minhas leituras são 80% online e eu gosto muito, acho prático e sustentável. Eu baixo o ebook e chega na hora no meu e-mail”, relata Yasmin da Silva Bigas, estudante de psicologia.
 
Cultivando o amor pela leitura através das amizades, lendo em conjunto e discutindo sobre personagens e conceitos abordados em obras, sentiu o desejo de estar constantemente em um lugar que possibilite a troca de experiências, como clubes de leitura. Ela participa do Clube de Leitura TAG, no qual há mensalidades a serem pagas para entrega dos kits literários em sua casa. No kit é incluso uma revista apresentando a história do autor e sua temática, o livro do mês e um brinde variado.
 
No ato da assinatura há duas possibilidades, a curadoria e os inéditos. A primeira traz clássicos da literatura, já a segunda mostra alguns lançamentos do mercado. Na dúvida sobre qual escolher, o site disponibiliza um teste para confirmar qual combina mais com você. Além disso, os assinantes possuem acesso ao aplicativo para realizarem reuniões de discussão sobre o livro, um guia prático de leitura e playlists mensais.

“Meu primeiro contato com a leitura foi através do livro A Seleção, de Kiera Cass. Antes eu achava livros chatos, mas entendi que não é bem assim. Importante começar com um tema que você goste, para depois ler outros que nunca imaginou”, compartilha sua trajetória com a literatura.
Para Yasmin, a pandemia tem enorme influência sobre seu hábito de leitura, já que com o isolamento social conseguiu redefinir suas prioridades, encontrando refúgio nos livros. “As vezes é legal você fugir para um lugar onde a pandemia não existe”, partilha.

Uma pesquisa realizada pela agência Voxburner afirma que entre os jovens de 16 a 24 anos, 62% deles preferem ler livros físicos do que e-books, fato que pode sofrer alterações pós-pandemia.

“Depois da pandemia acho que muita coisa vai mudar e teremos mais enfoque online. A sociedade tinha preconceito com atividades remotas, por achar que o físico deixa tudo mais real. Descobrimos que o online também pode ser assim” , diz Yasmin.

Seja online ou físico, os livros transformam realidades e nos transportam para onde quisermos sem sair do lugar. A literatura permanece sendo essencial na vida adulta e um porto seguro em meio às dificuldades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »