Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/05/2021 às 18h39min - Atualizada em 19/05/2021 às 18h25min

O significado do abraço de Lucas Penteado e Projota para a comunidade negra

No dia da grande final do BBB21, o feat inusitado de Projota e Lucas Penteado emocionou o Brasil.

Raíssa Sousa - Revisado por Isabela dos Santos
Lucas Penteado e Projota se abraçaram durante a final do BB21, simbolizando o perdão após desavenças. (Foto: Reprodução)

Após 100 dias de confinamento, no último dia 4 de maio, o grande resultado do programa Big Brother Brasil 21 foi ao ar, e contou com shows de ex-participantes da mesma edição. Dentre eles, Lucas Penteado e Projota performando Muleque de Vila, e em seguida um forte abraço destacou o perdão entre os artistas após os momentos de tensão que tiveram no jogo. O ato emocionou e surpreendeu o Brasil.

O momento entre os rappers rendeu ainda uma sequência de stories no Instagram de Projota emocionado. O nome de Lucas Penteado nos trends do Twitter e uma grande comoção na comunidade preta por trazer à realidade o perdão entre pessoas da mesma minoria em prol da união contra um problema maior, o racismo.

Ao fim das apresentações, os cantores foram direcionados a uma entrevista na Rede BBB com a apresentadora Ana Clara e relataram o sentimento diante dos acontecimentos. Projota alegou estar muito emocionado e que aquele momento foi de grande importância em sua vida. Lucas, por sua vez, afirmou que as desavenças, que aconteceram durante o programa entre ele e o rapper, não seriam levadas para fora da casa. 


Além dos conflitos protagonizados pelos dois cantores, outros participantes da comunidade negra garantiram rejeição e julgamentos pela participação no reality show. Esses atos foram prontamente comparados aos semelhantes de participantes não pretos, visto que, o “cancelamento” para os negros ganha proporções ainda mais fortes, sendo muitas vezes de maneira generalizada, associando o indivíduo ao grupo a que pertence propagando ainda mais o racismo. A questão foi abordada pela pesquisadora, doutora em diáspora africana pela Universidade do Texas Daniela Gomes em entrevista a BBC Brasil.

Em conversa com a ativista e cientista social, Jéssica Machado, ela comentou sobre a importância do perdão entre os cantores em rede nacional, ressaltando a necessidade do perdão e união para a comunidade. 

“Todos erram e é preciso ter diálogo. O ataque que ambos sofreram, a dor os uniu. E nós precisamos sempre ouvir o outro lado, e como nós negros, independente de qualquer coisa sempre somos julgados, se não aprendermos a nos entender, e superar, vamos continuar seguindo a lógica branca que promove desigualdade e competição. Nossa essência é de comunidade”.

 


 

Início de uma amizade...deu tudo (certo)

A amizade entre os participantes teve início com o programa, quando Lucas Penteado e Projota fizeram parte do lado “camarote” da casa acompanhados de outras celebridades brasileiras. Logo nas primeiras semanas da edição 21 do BBB, o slammer afirmou que as letras compostas pelo rapper o ajudaram em momentos difíceis durante sua depressão.
 

Para surpresa do público, o clima pacífico entre os Brothers não durou tanto tempo. Lucas logo deu início a uma série de desentendimentos pela casa com um posicionamento que o rapper era contra. Em um desses momentos, inclusive, Projota chegou a conversar abertamente com o slammer sobre suas atitudes, e logo se perdoaram. Mas, interferências internas e externas passaram a ocorrer no programa, desde as alianças formadas do lado de dentro à diálogos polêmicos com o diretor do programa, Boninho.

Por fim, Lucas desistiu de concorrer ao prêmio após ser muito julgado pelos outros brothers e acreditar que suas ações no programa seriam ainda mal vistas pelo público brasileiro. Enquanto isso, Projota permaneceu na disputa pelo estimado um milhão e meio de reais. 

Tanto Lucas quanto Projota saíram do programa antes de chegar a final. No grande dia, cantaram juntos em rede nacional a música Muleque de Vila  de Projota. Depois, uma performance cover de Charlie Brown JR ao lado dos demais artistas musicais que passaram pela edição.

Lucas Penteado

O slammer, ator, rapper e diretor de 24 anos protagonizou momentos tensos dentro do Big Brother Brasil. Lucas saiu nas primeiras semanas por desistência após alegar não aguentar mais os conflitos do confinamento. O ex-brother destacou-se nacionalmente ainda antes do programa quando participou do elenco da Malhação: Viva a Diferença, interpretando um garoto da periferia com sonho de ser artista.

Projota

José Tiago Sabino Pereira, mais conhecido como Projota é um cantor de rap, brasileiro, de 35 anos, dono e criador de grandes hits do ritmo. Lançou seu primeiro álbum em 2014 e com o passar dos anos conquistou muitos fãs. Projota, foi um dos participantes do BBB21, marcando sua passagem com cenas de conflito, cenas cômicas e muita emoção.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »