Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/05/2021 às 22h05min - Atualizada em 19/05/2021 às 22h02min

17 filmes para fazer refletir ainda mais sobre a respeito da luta LGBTQI+

Em celebração ao dia do combate a homofobia e transfobia relacionamos uma lista de filmes que trazem uma visão sensível dessa luta tão sofrida e que podem conscientizar a população sobre a temática

Gabriela Gutierrez - editado por Larissa Nunes
Reprodução

O Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia celebrado no dia 17 de maio, é realizado com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito da luta contra a discriminação de pessoas LGBTQIA+. A data foi escolhida após a retirada da homossexualidade da lista de distúrbios mentais da Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990. 

No entanto, o preconceito ainda é uma realidade bastante presente na vida da comunidade LGBTQI+ no Brasil e no mundo. E nessa data tão importante de reflexão e conscientização da população sobre esse movimento que luta bravamente em busca do amor livre de preconceitos, separamos uma listinha com 17 filmes, séries e documentários que tem como narrativa principal a batalha diária de personagens das telinhas e da vida real que buscam pela liberdade.
 

Milk - A voz da igualdade

O longa metragem dirigido por Gus Van Sant, conta a história do ativista Harvey Milk, que durante os anos 1970 lutou contra a homofobia nos Estados Unidos e se tornou um dos grandes simbolos da luta LGBTQ após seu falecimento aos 48 anos por um assassinato brutal. O filme é versão mais premiada das narrativas que contam sobre a história do ativista, garantindo o Oscar de melhor ator para Sean Penn e de melhor roteiro original para Dustin Lance Black, que é dos poucos roteiristas assumidamente gays a ganhar o prêmio.
 

Amor Por Direito



O drama gira em torno de um casal lésbico, protagonizado por Julianne Moore e Ellen Page, que luta para ter sua união reconhecida diante as autoridades quando uma das duas recebe um diagnóstico terminal.
 

“The normal heart”

Estrelado por Mark Ruffalo e Julia Roberts, o filme narra o início dos anos 1980 e a chegada de uma doença misteriosa desconhecida que se popularizou como “câncer gay” nos Estados Unidos. Como a maioria das vítimas é homossexual, o governo não dá a devida atenção pra essa nova virose, que vem a se tornar o que hoje se conhece como AIDS. 

 

A Morte e Vida de Marsha P. Johnson

O documentário produzido pela Netflix reconstitui a morte de Marsha P. Johnson, uma lendária figura do gueto gay de Nova Iorque que relembra os momentos e fatos mais importantes da vida dessa personagem marcante da vida real que ficou conhecida por muitos como a “Rosa Parks do mundo LGBT”. 

Filadélfia

O filme traz um olhar crítico sobre os preconceitos e a luta por direitos LGBTQ nos anos 1990. O clássico tem como protagonista Andrew Beckett, um advogado bem sucedido que trava uma batalha jurídica com a empresa que o demitiu por descobrir que é portador do vírus da AIDS.

 

Divinas Divas

Esse documentário brasileiro reúne grandes mulheres trans e travestis do teatro carioca em plena ditadura militar nos anos 1970, para montar um novo espetáculo e relembrar a revolução comportamental feita por elas.

 

Orações para Bobby 

Uma mãe conservadora e religiosa descobre que seu filho é gay e começa a acreditar que Deus possa curar sua homossexualidade. O drama retrata a dura e dolorosa realidade de famílias que acreditam em tratamentos de “cura gay”.

 

Uma Mulher Fantástica

O drama chileno ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, mostra como a vida da dançarina Marina, uma garçonete e cantora transsexual, vira de cabeça pra baixo com a morte do seu namorado. Sofrendo com o preconceito por todos os lados, Marina luta em busca do reconhecimento da sua relação e identidade.

 

Favela Gay

A produção brasileira volta os olhares para as comunidades LGBTQI de dentro das comunidades do Rio de Janeiro. O documentário mostra como em meio ao abandono e a falta de apoio e carinho no núcleo familiar, essas pessoas conseguem encontrar dignidade no amor e na arte da resistência.

 

A Garota Dinamarquesa

Durante os anos 1920, em Copenhague, os artistas Einar e Gerda se casam. Em um momento de descontração, Gerda decide vestir Einar com roupas femininas para pintá-lo. A trama se desenrola enquanto Einar começa a mudar sua aparência se transformando em uma mulher e adota o nome de Lili Elbe.

 

Laerte-se

O documentário sobre a travessia de famosa cartunista brasileira até declarar-se transgênero. A produção transborda a hesitação da artista, misturada com sua felicidade por sua autodescoberta.

 

Minhas Famílias

O documentário produzido pela Netflix relata a história de um cineasta abertamente gay, Hao Wu e sobre o processo de aceitação de sua família chinesa que possui certa dificuldade em aceitar diferenças.

 

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

O filme brasileiro narra a história de Leonardo, um adolescente cego que vive sob os cuidados excessivos da mãe e no entanto luta pela sua independência. Assim, conhece Gabriel e começa a descobrir sentimentos que revelam sua sexualidade.

 

Pose

A série que se passa na Nova York dos anos 1980, mostra a história de Blanca e das pessoas LGBTQI que abrigam pessoas após serem expulsas e rejeitadas pelas famílias por preconceito com sua sexualidade. A época marca o nascimento da cultura de luxo nos Estados Unidos e o surgimento de bailes LGBT, com transexuais e drag queens como protagonistas.

 

Transparent

Produzida pela Amazon Prime, a série mostra um pai de três filhos jovens que se assume transgênero para a sua família e lida com o processo de aceitação seu e de seus filhos.

 

Tomboy

A produção francesa mostra Laurie, uma garota de 10 anos que conhece pela vizinhança Lisa, uma criança que se “veste como menino” com cabelo curto e roupas masculinas mas sua crescente conexão com a nova amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade em Laurie.

 

Tatuagem

A estrela de um ousado grupo de teatro, Paulete, recebe a visita do seu cunhado militar. De repente surge um intenso relacionamento entre os dois, e agora o jovem soldado começa a lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »