Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/06/2021 às 05h21min - Atualizada em 12/06/2021 às 04h08min

Trajetória de Pedro Dom vira série do Amazon Prime Video

Baseada em história real, a série é a primeira produção nacional do serviço streaming

Bruna Nunes - Revisado por Damáris Gonçalves
1- divulgação: Amazon Prime Video; 2 - Pedro Dom por Jorge William, Reprodução: Jornal Extra



A série “DOM” conta a história de Pedro Dom, o “bandido gato” do Rio de Janeiro que ficou conhecido nacionalmente há 16 anos. A produção explora outros lados da história, como o início de Pedro nas drogas, seu lado “mais humano” e a relação com sua família. Como bônus, a trama revela a trajetória de seu pai, um ex-policial civil e ainda levanta reflexões sociais. 

 

Quem foi Pedro Dom

 

Interpretado por Gabriel Leoni, Pedro Machado Lomba Neto, chamado popularmente de Pedro Dom, foi um criminoso de classe média que ficou conhecido por ser o líder de uma gangue famosa. Eles eram especializados em roubos de apartamentos de luxuosos no Rio de Janeiro. Pedro começou a usar drogas por volta de seus 14 anos e passou por diversas internações. Era filho de um ex-policial civil, Luiz Victor D. Lomba (Flávio Tolezani) e tinha fama de violento. Era apelidado de "playboyzinho" ou "bandido gato" por ter mais passibilidade que o restante da gangue. Pedro faleceu em 2005 em uma disputa com policiais.
 

 

Por que foi feita uma série?

 

A primeira produção brasileira do Prime Video já envolve um cenário do crime de tráfico e roubo no Brasil, mas por que contar a história de Pedro Dom, como foi feita essa escolha?

 

Breno Silveira, responsável pela produção, revelou em uma entrevista para o canal do YouTube Adorocinema que o pai de Pedro já havia o procurado mais de uma vez sugerindo uma produção da história. O ex-policial queria mostrar um outro lado de como tudo aconteceu, um outro ponto de vista da história de seu filho. Mesmo receoso, Breno apostou na ideia, pois sabia que teria muito o que abordar. Queria captar a complexidade do "personagem", trazendo a outra face de Pedro, a luta da família, a corrupção envolvendo policiais, a dificuldade de lutar contra a expansão das drogas no RJ entr outras questões. 
 

 

"Por que vocês não vão atrás de quem extorquiu dinheiro de meu filho e o obrigava a assaltar?", declara Luiz Victor, pai de Pedro, aos fotógrafos que cercaram o hospital que Pedro estava em 2005

 

A produção

 

A série levanta lados opostos e importantes em histórias como essa: a luta contra as drogas, a corrupção no combate ao tráfico e a dor das famílias dos usuários. Ao trazer um misto de ação e drama, consegue prender o telespectador nesta jornada.


Muito elogiada pela forma como conduz a história e todo o contexto em torno, a série também se destaca pela produção visual, pois traz o Rio de Janeiro dos anos 70, 90 e 2000 como cenário. O elenco também chama atenção com nomes como Gabriel Leoni, Raquel Villar, Felipe Bragança, Isabella Santoni, Mc Caveirinha, Flavio Tolezani, Ramon Francisco, Digão Ribeiro, Fábio Lago e Julia Konrad. 

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »