Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2021 às 15h00min - Atualizada em 16/07/2021 às 14h28min

Por que a Lei da Noruega é importante para os jovens?

Ana Beatriz Diogo Rodrigues - Edição por Brenda Freire

O Instagram está aberto e há uma variedade de perfeição nele. Rolo para baixo e vejo pessoas bonitas demais. Roupas que parecem que são feitas sob medidas. Corpos que atingem os padrões e cabelos sempre hidratados. Pele sem nenhum cravo, dentes brancos e alinhados e nariz que parece de uma boneca. Me levanto e presto atenção ao meu reflexo, ele não corresponde a essa perfeição. Será que preciso mudar tudo em mim? Será que preciso ser daquele jeito? 

É desse modo que muitas pessoas se sentem ao se deparar com as imagens de influencers todos os dias na internet. A influência dessas pessoas é inegável, elas são capazes de motivar compras e até novos estilos para seus seguidores. Por essa grande atuação nas mídias sociais, os influenciadores são chamados para representar marcas e fazer as famosas 'publis'. Todo esse “poder” gera um efeito, principalmente, nos jovens. Assim, cria-se uma busca pela perfeição por uma rotina organizada, sem procrastinação, viagens internacionais e um corpo e pele impecáveis. 

Ficar no Instagram pode ser um sofrimento interminável, cada foto de blogueira pode trazer muita tristeza. Essas postagens podem influenciar em muitas áreas, como alimentação e estilo de vida. Pensando nisso, o governo da Noruega implantou uma emenda à Lei de Marketing, instituída em 2009, que proíbe a publicação de fotos de influencers sem um aviso sobre retoques nas imagens. Por enquanto a lei só vale para publicações pagas.

Essa ação tem a pretensão de diminuir a pressão nos jovens sobre a questão estética e mostrar a realidade por trás de todas as pessoas. Não se sabe quando essas figuras editaram suas fotos, assim todas as publicações geram uma incógnita nos usuários das redes sociais. Por isso, esse aviso é importante para orientar e revelar se aquilo é real. Além disso, as 'publis' podem influenciar as compras por produtos enganosos, como gomas que aumentam o cabelo e produtos fitness

Espera-se que essa lei ajude, porém há várias complicações e a mudança não acontecerá de um dia para o outro. E será que essa lei ajudaria no Brasil? Ainda não há estudos sobre a aplicação da lei no país, porém seria uma solução para as publicações que afetam a vida dos jovens. 

Por não haver previsão de existir isso no Brasil, ainda é preciso prestar atenção nas pessoas que seguimos e no conteúdo que consumimos, já que isso pode afetar a saúde física e mental.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »