Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/07/2021 às 23h33min - Atualizada em 27/07/2021 às 22h36min

Artistas se reinventam e realizam exposições virtuais na pandemia

Novos meios de apresentação se tornaram uma alterativa para criadores e público

Bruna Nunes - Editado por Damáris Gonçalves
pinacoteca - imagem/reprodução: pinacoteca

Galerias e museus são as clássicas maneiras de artistas mostrarem seu trabalho. Cada vez mais, os meios de arte estão se diversificando e exposições virtuais vêm para comprovar esse fato. A novidade ganhou força principalmente pelo isolamento social que aconteceu devido a pandemia. Isso facilitou o acesso do público a muitas obras que antes, jamais teriam a oportunidade de serem contempladas. Será essa uma tendência crescente?

 

O Público e as Exposições Virtuais 

 

Desde muito nova, a artista Samara Chrystine costuma visitar exposições artísticas. Virtualmente, ela pode visitar a casa da autora de um dos seus livros favoritos, e reconhece que a alternativa traz muitas vantagens para os amantes da arte. "Um ponto positivo foi ter um contato com arte na pandemia, no meio de 2020. Viajei para um lugar que almejo conhecer pessoalmente algum dia, a Casa da Anne Frank", completa. Ela ainda argumenta que apesar das visitas virtuais não substituírem as clássicas visitas presenciais, elas valem a aposta! “Pode ter sido um escape para muitos que não puderem ter esse acesso ou pelo menos um incentivo” , analisa. 
 

 

Carol Rodrigues também compartilhou sua experiência. Ela conta que visitou o Museu do Amanhã de forma online e se surpreendeu muito com o resultado. 

 

“Tudo bem explicado e a imagem é incrível, é tudo impecável, sério. Eu amei visitar o Museu do Amanhã de forma virtual, foi uma experiência incrível e diferente de tudo que já fiz! Quando tiver oportunidade,  eu recomendo demais que visite com a mente e coração abertos para entender, aprender e viver essa experiência” 

 

Um Diferencial para os Artistas  

 

Desde criança, Dalmo Ferreira gostava muito de desenhar e pintar. Depois da faculdade, ele se dedicou às pinturas em telas. Fez sua primeira exposição nos anos 2000, no Espaço José Ismael, localizado no “Lago dos Patos”, Guarulhos - SP. Ao realizar a exposição *Vernissage, Dalmo explica que como artista, a ideia o favoreceu bastante.
 

"Ter seu trabalho reunido em um só  lugar, fazer um vernissage e depois abrir para que todo o povo possa visitar, o povo precisa de arte, arte salva.”


Dalmo ressalta que apesar de não se compararem com as visitas presenciais, as exposições virtuais são uma ótima alternativa. “É muito bom, principalmente neste período de pandemia ou quando se trata de um lugar distante.”

 

Novos Artistas e Suas Expectativas

 

E como a nova geração de artistas lida com essas mudanças? Atualmente, os meios mais utilizados para apresentar algum trabalho são as redes sociais. A Branca é artista e decidiu mostrar seu trabalho nas redes. Ela ressalta que arte também é uma fonte de renda, um trabalho, portanto, ele precisa ser mais valorizado. Branca entende que os novos meios de mostrar a arte podem abrir caminhos e oportunidades, e isso, pode mudar a vida de muitas pessoas.

 

 

Arte é expressão, quem usa arte para falar sobre assuntos importantes, para mostrar posicionamento, pra mostrar opinião… nessa pandemia quando tudo pareceu tão difícil, eu vi tanta gente se descobrindo artista, mesmo que seja um passatempo, a arte salva de verdade e não é brincadeira… música, cinema, desenho, pinturas, a capa do seu caderno e a estampa da sua camiseta, tudo isso é arte, e acho que a gente  tá começando a reconhecer isso!”, argumenta.

 

Assim como a arte, as maneiras de apresentá-la para o mundo são muito amplas. Exposições virtuais não oferecem as mesmas experiências que exposições presenciais. No entanto, apresentam novas possibilidades de se apreciar novos talentos e clássicas obras. O virtual não veio para substituir, mas sim para complementar. 

 

“Pra mim fazer arte é uma forma de colocar pra fora aquilo que queremos expressar. Tudo é arte, vamos viver nossa arte” 

- Dalmo Ferreira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »