Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/10/2021 às 12h40min - Atualizada em 04/10/2021 às 11h47min

Timothée Chalamet, um ator em ascensão em Hollywood

Com 25 anos, o ator franco-americano ficou conhecido pelos nos filmes “Me Chame Pelo Seu Nome’’, "Lady Bird", "Interestelar'', "Adoráveis Mulheres'' e "Duna"

Beatriz Costa Rodriguez - editado por Larissa Nunes
Timothée Chalamet / POR LISA MAREE WILLIAMS / GETTY IMAGES

Iniciou sua carreira na TV em 2009 com "Law & Order", série policial que ele interpretrou uma vítima de assassinato, já em 2012 atuou na série "Homeland", como o Finn Walden, o filho rebelde do vice-presidente, junto do elenco, foi indicado ao SAG Awards.

Timothée em 2014 lançou-se no cinema, com "Homens, Mulheres e Filhos", atuou na série no filme "Interestelar" com Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Michael Caine.
 

Chalamet em 2017 atuou em "Me chame pelo seu nome", como Elio, um jovem na Itália nos anos 80 que se apaixona por Oliver, e para atuar no personagem, aprendeu a falar italiano, tocar violão e piano. Com o longa, o ator apareceu na lista dos melhores atores do ano no The New York Times, e ganhou o Gotham Independent Film Award por Ator Revelação; também já recebeu indicações como Melhor Ator no Globo de Ouro, SAG, BAFTA, Academy Award e no Oscar foi a terceira pessoa mais jovem da história a ser indicada na categoria.

 

Capa do filme Me chame pelo o seu nome / Reprodução foto: divulgação Sony Pictures
 
Ainda em 2017, ele atuou em "Hot Summer Nights", como Daniel, um adolescente que se envolveu no negócio de drogas e em ''Ladybird", ele interpreta Kyle, um hipster de uma banda e interesse amoroso de Saoirse Ronan. Em 2018 no longa "Beautiful Boy'', estrelou como Nic, um jovem viciado em metanfetamina, com relacionamento tenso com seu pai. Com indicações para Melhor Ator Coadjuvante nas
premiações do SAG, Globo de Ouro e BAFTA.

 
No ano seguinte, Chalamet estrelou a comédia romântica de Woody Allen, "Um Dia de Chuva em Nova York". Devido a uma acusação de agressão sexual contra Allen, Chalamet doou seu salário para as instituições de caridade Time's Up, LGBT Center de Nova York e RAINN.
Em seguida, ele retratou no filme da netflix, "O Rei’’ o Henrique V da Inglaterra, um jovem príncipe que involuntariamente sobe ao trono; também retratou Theodore Laurie Lawrence, um adolescente apaixonado, em "Adoráveis Mulheres".
 
Capa do filme Duna - Imagem de divulgação: Warner Bros
 
O ator está escalado para o papel de Paul Atreides no romance de ficção científica "Duna", sobre um futuro distópico no qual indivíduos precisam dominar o planeta Arrakis, que tem uma droga capaz de prolongar a vida humana, que estreia dia 22 de outubro. Em 2023 ele vai encenar o jovem Willy Wonka, no filme musical "Wonka".
 

Timothée Chalamet e a Geração Z

 

De um estudante homossexual até um jovem viciado em drogas, o ator conseguiu uma legião de fãs ao exibir vários lados do próprio talento. De acordo com o The Cut, os requisitos para ser um rei da internet são: masculinidade esclarecida, mistério, charme, aura de autenticidade e vulnerabilidade desejável.Timothée apresenta todas características condizentes com o tipo ideal de homem, dos gens z.

 

No ano de 2018, o The Guardian publicou um artigo nomeando a adoração pelo ator de Chalamania, citando que Chalamet é um reflexo da mesma história Leomania, quando Di Caprio estava no auge de sua fama com Titanic. Desde a personalidade constrangedora, o cabelo bagunçado, o corpo magrelo e um estilo que varia do feminino ao alternativo, o ator conquista a geração por trazer um modelo confiável de masculinidade não tóxica.
 

Timothée tem chamado atenção nos tapetes vermelhos,com looks coloridos, bordados e estampados, derrubando os velhos padrões de masculinidade no vestir.
 

Timothée Chalamet em tapetes vermelhos - Foto: Getty Images
 

O segredo para tanto estilo é que ele é um fã de moda muito antes de estourar no cinema. Em uma conversa com Frank Ocean para a W Magazine em 2018, o ator relata que está se divertindo muito usando esses looks de red carpet e que prefere escolher ele mesmo a trabalhar com um stylist.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »