Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/10/2021 às 10h12min - Atualizada em 27/10/2021 às 09h53min

Noruega: conheça o país com melhor IDH do mundo

Confira os principais motivos que fazem a Noruega estar nas primeiras posições do ranking de melhor país para viver e conheça três pontos turísticos incríveis

Ana Clara Borges - Editado por Matheus Da Fonseca
Bandeira da Noruega (Fonte: br.freepik.com)
Localizada no continente europeu, pequena e orgulhosa de seu passado viking, a Noruega está frequentemente nas primeiras posições do ranking de melhor país para viver, graças a fatores como: boa qualidade de vida, educação, salários altos, segurança, entre outros.

Confira três principais motivos que fazem a Noruega liderar o ranking dos países com melhor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, de acordo com a lista divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020.

Salários altos

Os salários da população norueguesa estão entre os mais altos do mundo, acima inclusive dos Estados Unidos. De acordo com o site Precios Mundi, o salário médio mensal do país é de 29.618,39 kr (coroa norueguesa), o que vale cerca de R$19.904,89 (real brasileiro).

Educação

O sistema educacional da Noruega é público e gratuito. O país baseia-se no princípio de um sistema educacional único que promove educação igual e adaptada a todos. Nesse contexto, a Noruega é um dos países com maior indicador de adultos alfabetizados do mundo.

Segurança

A Noruega ocupa o 14° lugar no ranking de países mais pacíficos do mundo e o 10° lugar do continente europeu.

Os índices de criminalidade e violência do país são baixíssimos e a maioria dos crimes são limitados a roubos e vandalismo. É importante ressaltar que existem casos de crimes hediondos e homicídios, porém são raros.

Pontos Turísticos

Além de ser um país com ótima qualidade de vida, o local tem grandes belezas e pontos turísticos incríveis.

Conheça três lugares muito interessantes para visitar na Noruega.

Oslo

Capital e maior cidade da Noruega, possui cerca de 630 mil habitantes. Com o sistema de transporte público satisfatório, o local não é repleto de carros sendo possível, também, ir caminhando por diversos pontos, levando em consideração que muitos lugares estão situados a pequenas distâncias.

Localizada no litoral sul do país, a cidade é conhecida por grandes áreas verdes, como o parque Oslomarka, e por seus admiráveis museus, como o Museus do Navio Viking.

Heddal Stavkirke 

Construída no início do século 13, Heddal Stavkirke é uma igreja de nave tripla e a uma das maiores catedrais de madeira do mundo, posicionada em Heddal, Notodden. O local, exterior e interior, levam os visitantes de volta ao impressionante mundo da Idade Média.

Latefossen

É uma cachoeira, com 95 metros de altura, situada no município de Odda. O atrativo especial de Latefossen consiste em duas cascatas separadas que desce o lago Lotevatnet e se juntam no centro do caminho, antes de chegar em Norwegian National Road 13, onde possui uma ponte a frente da cachoeira.  
 


Gostou das informações? Há muitas outras opções de turismo na Noruega, e muitos outros motivos que fazem o país ser um dos melhores para viver.


Referências: 


PORTUGAL, Ana Catarina. “Dicas da Noruega para quem vai pela primeira vez”. Turista Profissional, 2020. Disponível em: <https://turistaprofissional.com/dicas-da-noruega/> Acesso em 22/10/2021.
 
EURO DICAS. “Morar na Noruega: guia completo para planejar mudança para o país”. Euro Dicas, 2021. Disponível em: . Acesso em 22/10/2021.
 
INTERCULTURAL. “Maior IDH do mundo – Confira o ranking dos países!”. Intercultural, 2021. Disponível em: <
https://www.intercultural.com.br/maior-idh-mundo/>. Acesso em 22/10/2021.


PRECIOS MUNDI. "Preços de casas e salários na Noruega". Precios Mundi, 2021. Disponível em: <https://pt.preciosmundi.com/noruega/preco-casa-salarios>. Acesso em 25/10/2021. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »