Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/12/2021 às 18h37min - Atualizada em 20/12/2021 às 19h24min

Easter Eggs de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Joérica Cunha - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Sony Pictures | Reprodução: Google
O mais aguardado [e falado] lançamento da Marvel de 2021, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, finalmente chegou aos cinemas no dia 15 de dezembro, lotando as salas de todo o mundo, e causando alvoroço entre os fãs.

[SPOILERS DE HOMEM-ARANHA:SEM VOLTA PARA CASA ABAIXO]

Desde o anúncio de que os vilões das franquias anteriores, Dr. Octopus (Alfred Molina), Duende Verde (Willem Dafoe), Electro (Jamie Foxx), Largato (Rhys Ifans), e Homem-Areia (Thomas Haden Church), as especulações que os atores que viveram o cabeça de teia nos filmes anteriores reprisariam os seus papeis, e que o filme seria recheado de referências tomaram conta da internet. 

O lançamento do filme apenas confirmou algumas das teorias dos fãs, e causou um enorme sentimento de nostalgia em todos que foram aos cinemas assistir. 
Confira alguns dos easter eggs do filme:
 

ROGERS: O Musical

Sem Volta para Casa começa exatamente do ponto em que Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) havia terminado, no momento em que a identidade secreta do Peter Parker (Tom Holland) é revelada ao público, o herói pega MJ (Zendaya) para fugir da multidão o mais rápido possível, e enquanto eles se balançam é possível ver uma placa do musical Rogers, espetáculo que foi mostrado no primeiro episódio da série Gavião Arqueiro (2021).
 

Nome completo da MJ

No primeiro filme da trilogia de Tom Holland, Homem-Aranha: De volta ao Lar (2017), é revelado que a personagem de Zendaya se chama Michelle Jones, mas é apelidada de MJ. O apelido já presta uma homenagem ao grande interesse amoroso de Peter Parker nas HQS e nos primeiros filmes, a Mary Jane, interpretada por Kirsten Dunst na trilogia de Sam Raimi. Porém, em Sem Volta para Casa, a homenagem fica ainda mais clara ao ser revelado que o último sobrenome da garota é Watson, o mesmo de Mary Jane.
 

DUM-E

Após o final de Vingadores: Ultimato (2019), já era de se esperar que as futuras produções do UCM incluíssem referências à personagens como Tony Stark (Robert Downey Jr.), e em Homem Aranha 3 não foi diferente. Quando Peter e May (Marisa Tomei) precisam sair de casa, eles se instalam temporariamente no apartamento de Happy Hogan (Jon Favreau), onde encontram o Dum-E, o braço robô assistente de Tony Stark na trilogia Homem de Ferro.
 

"Vá pega-los, Gatão"

Após ser exposto como o Homem-Aranha, Peter Parker retorna à escola de maneira conturbada. Amado por um e odiado por outros, ele vira assunto no jornal do local, apresentado por Betty Brant (Angourie Rice). Na matéria especial, ela diz “vá pegá-los, gatão”, frase clássica dita pela Mary Jane tanto nas HQs, quanto nos desenhos animados e no filme Homem-Aranha 2 (2004).
 

Matt Murdock 

Como muitos já esperavam, o Demolidor de Charlie Cox foi oficialmente introduzido no UCM, onde aparece brevemente, em menos de cinco minutos, como o advogado de defesa de Peter Parker e de seus aliados. Ele está o tempo todo como Matt Murdock, mas em um determinado momento mostra os seus reflexos aguçados, deixando suas habilidades como uma pista para os fãs. Será que veremos mais do personagem nas futuras produções?
 

O novo Mago Supremo

Uma das questões mais levantadas após o lançamento de Vingadores: Ultimato, foi sobre quem assumiria o papel de Mago Supremo, já que o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) havia desaparecido no estralo do Thanos. Como já era esperado, Sem Volta para Casa confirmou que o posto de Mago Supremo foi assumido por Wong (Benedict Wong).
 

Visual do Electro 

Um dos fatos que mais chamou atenção dos fãs nos trailers de Sem Volta para Casa foi a mudança no visual do Electro, vilão interpretado por Jamie Foxx em o Espetacular Homem-Aranha 2. Porém, a primeira aparição do personagem no novo filme acontece com o seu visual azul original.
 

"Com grandes poderes..."

O momento que com certeza arrancou lágrimas dos telespectadores foi quando May Parker morre após ser atingida pelo planador do Duende Verde, só que antes de falecer ela diz a icônica frase “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.” Frase clássica das HQS e presente nas franquias anteriores do Teioso, que relaciona diretamente com o fato da Tia May ter assumido o papel do Tio Ben no UCM. 
 

O melhor amigo do Peter Parker 

Em determinado momento, Ned Leeds (Jacob Batalon) pergunta aos outros Aranha (Tobey Maguire e Andrew Garfield) se eles tiveram um melhor amigo, e ambos falam sobre Harry Osborn, amigo que tiveram e morrerm logo após tentar matá-los. O que leva Ned a garantir ao Peter Parker da sua realidade que já mais tentará mata-lo. Uma referênca interessante aos quadrinhos, onde Ned Leeds se torna o Duende Macabro.
 

Aranhaverso

A dinâmica entre os três Homens-Aranhas rendeu inúmero momento divertidos para os fãs. Um deles acontece quando Ned Leeds chama “Peter Parker” e os três respondem sem saber de qual se trata. O que nos leva a relacioná-lo com o clássico meme que circula na internet há anos do desenho do Homem-Aranha que mostra dois Amigões da Vizinhaça se encarando.
 

Homem-Aranha Negro 

Quando Electro é curado, ele acaba se deparando com o Peter da sua realidade e o vê sem máscara, ele diz que sempre achou que o Homem-Aranha fosse negro por ajudar gente pobre e por ser do Queens - e finaliza dizendo que deve haver algum Aranha negro em algum universo. Referência emocionante ao nosso querido Miles Morales.

REFERÊNCIAS: 

Fiaux, Gus. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa: Todos os easter-eggs e referências do filme. Legião dos Heróis, 2021. Dísponivel em: < 
https://www.legiaodosherois.com.br/lista/homem-aranha-sem-volta-para-casa-easter-eggs-referencias.html > Acesso em: 19 de dez. 2021.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »