Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/06/2019 às 23h11min - Atualizada em 22/06/2019 às 23h11min

Agora é mata-mata: França e Brasil se enfrentam em busca da vaga

Jogo reúne donas da casa, em ótima fase, e brasileiras, que lutam contra mudanças causadas série de corte de jogadoras lesionadas

João Felipe Carvalho - Editado por Paulo Octávio
França e Brasil buscam o título inédito. (Foto: FIFA/Reprodução)

Após garantir a classificação com a vitória sobre a Itália, a Seleção Brasileira enfrenta a França, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. A partida será no domingo (23) às 16h (horário de Brasília) no Stade Océane, em Le Havre. A canadense Marie-Soleil Beaudoin apita o jogo, acompanhada das assistentes Princess Brown e Stephanie Dale Yee Sing, ambas da Jamaica. A suiça Esther Staubli, que conduziu o duelo entre Austrália e Brasil, ficará na posição de quarta árbitra. O vencedor deste confronto enfrentará o classificado do duelo entre Estados Unidos e Espanha. Vale lembrar que, desta fase em diante, cada confronto é eliminatório, com prorrogação em caso de empate e disputa de pênaltis, se necessário.

FRANÇA X BRASIL

Anfitriã da Copa do Mundo e em busca um título inédito, as francesas chegam em bom momento para a partida. Ao derrotar Coreia do Sul (4 x 0), Noruega (2 x 1) e Nigéria (1 x 0), as Le Bleus terminaram a primeira fase com 100% de aproveitamento. Parte do mérito pelo feito vai para a dupla de zaga, formada por Mbock Bathy e a capitã Renard, artilheira da equipe com três gols marcados. Ao considerar os jogos além da Copa, a sequência fica ainda melhor. A França não perde uma partida desde o dia 28 de fevereiro. Na ocasião, a Alemanha venceu por 1 x 0. De lá pra cá, foram oito vitórias, incluindo as três na primeira fase, com 25 gols marcados e apenas três gols sofridos. Para coroar a boa fase, a treinadora Corinne Diacre terá as 23 jogadoras à disposição, além da torcida a seu favor, que compareceu em peso nos jogos anteriores e, ao que tudo indica, fará o mesmo contra as brasileiras.

Provável escalação da França: Bouhaddi; Perisset, Bathy Nka, Renard e Majri; Henry, Thiney e Bilbault; Cascarino, Gauvin e Asseyi. Técnica: Corinne Diacre

 

A situação do Brasil é diferente. Mesmo com duas vitórias (Italia, 1 x 0 e Jamaica, 3 x 0) e uma derrota (Austrália, 2 x 3), a equipe só conseguiu a classificação ocupando uma das quatro vagas de terceiros colocados. A série de jogos também não é boa. Antes da Copa, a Seleção chegou a acumular uma sequência de nove derrotas seguidas. Outro problema é a sucessão de lesões. Antes do início da competição, a zagueira Érika e a lateral-direita Fabiana já tinham sido cortadas. A situação piorou às vésperas do jogo contra a Itália, quando Andressa Alves sentiu a coxa e também sofreu baixa. Em meio a tantas baixas, o técnico Vadão tem um motivo para comemorar. Presente em sete copas do mundo, a volante Formiga foi liberada pelo departamento médico e está apta para o jogo. A craque Marta, que ainda não jogou uma partida completa na competição, em razão de recuperação de uma lesão na coxa, também está confirmada.

Ao ser perguntada por um jornalista francês se estaria com medo das francesas, em razão do favoritismo delas, a zagueira Kathellen, jogadora do Bordeaux e titular da Seleção respondeu:

“Por que estaria? Acredito que o Brasil é um grande time. Não devemos ter medo. O Brasil tem nome também”

Provável escalação do Brasil: Bárbara; Letícia Santos, Kathellen, Mônica e Tamires; Thaisa, Formiga e Andressinha (Ludmila); Marta, Debinha e Cristiane. Técnico: Vadão.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Nos últimos sete confrontos entre as duas seleções, o Brasil não derrotou a França. São três vitórias das donas da casa e quatro empates. Porém, no duelo entre francesas e brasileiras na Copa de 2003, realizada nos Estados Unidos, a Seleção conseguiu a classificação para a próxima fase e eliminou as francesas após um empate em 1 x 1. Katia e Marinette Pichon marcaram os gols do jogo, que teve a presença da hoje treinadora Diacre como capitã da França, além da presença de Marta e Cristiane no lado brasileiro. A França deu adeus à competição, na sua primeira participação em Copas, enquanto o Brasil seria eliminado nas quartas de final, após perder por 2 x 1 para a Suécia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »