Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/12/2021 às 17h41min - Atualizada em 22/12/2021 às 17h23min

​A história de São Nicolau

Conheça o Santo católico que deu origem a figura do Papai Noel

Larissa Andrade - revisado por Jonathan Rosa
Ilustração de São Nicolau. (Foto: Reprodução/ Mundo do Curioso)

É chegada a época do Natal, onde as decorações iluminadas tomam as ruas graças aos enfeites das casas. Lojas e shoppings se camuflam em meio a grandes guirlandas decoradas de vermelho, verde e dourado. É realmente uma época em que as pessoas tendem a ficar mais solidárias e tem o costume de trocar presentes. E no centro simbólico de tudo isso está a figura do “bom velhinho”. Mas, qual é a verdadeira história por trás do Papai Noel?

Mas a figura natalina que veste roupa vermelha e ostenta uma longa barba branca, que geralmente aparece em anúncios da Coca-Cola, revistas, displays de lojas, outdoors, cartazes, calendários, bonecos de pelúcia e nos comerciais de TV desde de 1920 não é foco aqui. Pois a verdadeira história por trás do bom velhinho que distribui presentes e recebe cartinhas de Natal escritas por criança se originou bem antes disso.

Toda essa imagem do Papai Noel foi inspirada em uma pessoa real, um Santo católico chamado de São Nicolau de Mira. Porém, Nicolau entregava presentes que as pessoas necessitavam e não o que elas queriam. Nascido em um lugarejo chamado de Patara na Turquia, por volta de 270. Nicolau teve pais nobres e muito virtuosos, e desde de cedo teve o desejo de se dedicar a Deus.

Já adulto se mudou para a cidade de Mira, onde foi aclamado bispo e logo ficou conhecido pelos inúmeros milagres realizados e pelo seu grande senso de caridade, convertido em “presentes” secretos distribuídos aos necessitados. Além disso, Nicolau gostava muito das crianças e também os ajudava como podia.

Hoje em dia as festas de Natal são uma tradição mundialmente conhecida, contudo, vale lembrar que o verdadeiro sentido do Natal é Jesus Cristo, pois é a comemoração do seu nascimento. Vale ressaltar que quando ele nasceu, os três reis magos presentearam-lhe com Mirra, Incenso e Ouro, dando origem à tradição de presentear no Natal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »