Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/01/2022 às 19h04min - Atualizada em 15/01/2022 às 18h59min

Lista | Filmes que expressam críticas sociais

Ruth Heveline - Revisado por Isabelle Marinho
Confira uma lista com filmes que carregam críticas à respeito de diversos temas sociais. (Foto: Montagem por Ruth Heveline)
A cultura cinematográfica é muito importante para sociedade contemporânea, pois desperta em muitos indivíduos comportamentos, pensamentos e atitudes que fazem o sujeito mudar sua maneira de olhar tal situação, por meio da criticidade social que é apresentada em muitos filmes. 

Nesse sentido, trouxe cinco filmes que apresentam temas sobre desigualdades sociais, negacionismo, doenças mentais, falta de empatia e entre outros assuntos relevantes.

Segue a lista:

Olhe para cima
 
Esse filme conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), os dois astrônomos fazem uma descoberta inesperada  de um  asteroide que tem o poder de destruir o planeta. Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill), para que eles alertem a humanidade.

Com apenas seis meses até o cometa fazer a colisão, alertar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais, antes que seja tarde demais, se mostra chocantemente difícil e hilário.

Uma das críticas mencionadas no longa foi sobre a prioridade das notícias, quando em um dado momento as pessoas e a mídia se importam mais sobre o término do relacionamento de uma cantora do que em uma notícia sobre o meteoro que estava prestes a destruir o planeta.

O negacionismo, que trata de uma recusa à ciência, também foi apresentado no filme, uma vez que as pessoas recusam acreditar na ciência, mesmo com provas. A sociedade capitalista sempre pensando apenas no sucesso individual, até mesmo durante uma situação apocalíptica foi mostrada no filme.


O poço

 
A história se passa numa espécie de prisão vertical, onde cada sala é dividida por duas pessoas. Do nível zero desce diariamente uma plataforma com um verdadeiro banquete para ser degustado pelos “presos”. Quem está em cima, aproveita o que há de melhor e à medida que a plataforma alcança os andares mais inferiores, os demais precisam se contentar com os restos.

O ataque à comida é brutal e pior ainda é a regra que rege esse mecanismo: os de cima não se importam com os de baixo.

A falta de empatia e o individualismo marcam o filme. O personagem principal é o único que demostra um pouco de empatia e tenta convencer os outros a mudarem suas atitudes para que todos se alimentem, mas é bastante complicado reverter a situação.


Coringa 

O protagonista,  Arthur Fleck,  foi diagnosticado com uma doença rara, onde o sujeito ri involuntariamente e, por isso, carrega consigo um cartão para informar as pessoas que se sentirem incomodadas com o inconveniente. Ele trabalha, durante o dia, como palhaço nas ruas de Gotham para ajudar sustentar a si mesmo e sua mãe, Penny. Em geral, ele é um homem sozinho que sofre constantes abusos. 

“Coringa” aborda sobre a  doença de Arthur e como a  sociedade negligencia pessoas com alguma condição mental, como no caso do ator que sofria bullying no trabalho. A desigualdade social também foi retratada, quando o protagonista não tinha recursos públicos para cuidar da sua saúde.


Histórias Cruzadas 

Histórias Cruzadas relata a situação das empregadas domésticas negras nos Estados Unidos, na segunda metade do Século XX (década de 60). Em Jackon, pequena cidade do estado de Mississipi, Sul do país, empregadas domésticas negras se submetem a trabalhos nas casas de famílias da elite estadunidense. São maltratadas, humilhadas e, por motivos banais, dispensadas de seus empregos.

Então, uma jovem branca registra as histórias das mulheres negras em um livro que se chamou: “The Help”, com nomes fictícios para que não sejam descobertas, mas mesmo assim, isso foi um objeto de protesto das humilhações sofridas. O racismo é um tema abordado na obra.


Parasita

As ações de uma família pobre (os Kim) manipulam uma família rica (os Park) para arrumar trabalho. Através de uma série de mentiras e planos mirabolantes, os vigaristas conseguem se “infiltrar” na mansão luxuosa.

Parasita retrata a realidade sul-coreana, chamando atenção para as desigualdades econômicas que dividem aquele país. Uns vivem abaixo do início da pobreza e os outros são milionários.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »