Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/01/2022 às 17h12min - Atualizada em 17/01/2022 às 11h48min

Relembre alguns hits marcantes que completam 10 anos de lançamento em 2022

Canções que renderam vibes positivas, memes, e tendências em 2012, ano em que todos esperavam o fim do mundo

Virginia Oliveira - editado por Larissa Nunes
Confira alguns dos sucessos que foram lançados há 10 anos. (Fonte: YouTube, Pixiz, Pngegg / Montagem: Virginia Oliveira).

Um novo ano começou e com toda certeza muitos lançamentos e novidades estão a caminho, mas, olhando um pouco para trás, 2022 também é um marco para alguns hits que completam 10 anos de existência e que hoje provocam nostalgia e saudade dos velhos tempos. Parece que foi ontem que a população mundial se preocupou com a previsão do calendário maia, que revelava o fim do mundo em 2012, mas pelo contrário, a humanidade não só continuou existindo, como também foi o ano em que a indústria musical mais cresceu. 

Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), em uma matéria publicada pela Exame, 2012 registrou um crescimento de 0,3% no consumo de música em todo o mundo, o primeiro aumento desde 1999. Além disso, o estudo revelou uma tendência no formato digital, que na época arrecadou cerca de US$ 5,6 bilhões. Acompanhe agora uma lista com 10 dessas canções emblemáticas que embalaram o seu 2012, quando a gente era feliz e nem sabia.
 

1. Gangnam Style - PSY 

Psy com sua

Psy com sua

(Foto: Reprodução/ Tumblr).

Atualmente o hit coleciona mais de 4 bilhões de views no Youtube, sendo o principal responsável em despontar o kpop (pop da Coréia de Sul) para a cena internacional em 2012. A letra está quase toda em coreano, salvo algumas frases em inglês, mas isso não foi empecilho para as pessoas arriscarem cantar junto e também imitarem os passos da "dança do cavalo".

A composição fala sobre a dualidade que existe em Gangnam, bairro badalado localizado em Seul, capital da Coreia e conhecido por suas lojas granfinas e estilo de vida luxuoso. Lá, enquanto é dia, tudo parece bem pacato e chique, mas a vida noturna, com suas baladas e agitação fazem um contraste. E para mostrar isso, foram usados elementos bem diferenciados e até mesmo chocantes a princípio. 


2. Call me Maybe - Carly Rae Jepsen 
 

E quem não lembra de uma das músicas mais chicletes daquele ano e que dominou o topo da Billboard por algumas semanas? A composição retrata um amor a primeira vista, como um romance adolescente meio desajeitado. Além de ser bem recebida pelo público, a canção cativou também várias celebridades que postavam suas dublagens cantando o famoso refrão: "Hey, I just meet you, and this is crazy, but here's my number, so call me maybe". Também tiveram paródias e uma montagem lendária do presidente Barack Obama. 

O hit tem mais de 1 bilhão de views no Youtube hoje em dia, sendo o maior sucesso na carreira de Carly Rae Jepsen e, por isso, ela também ficou conhecida como artista de um hit só. A cantora canadense, em entrevista para NZ Harold em 2019, chegou a declarar que seu relacionamento com essa composição tem altos e baixos. "Se tornou um desafio e uma carga por um tempo. Entretanto, penso que estou em um momento agora em que me sinto grata por isso, pois me possibilitou a ter a plataforma para mostrar os outros tipos de música que posso fazer", delcara a artista.  Atualmente com 36 anos, a canadense continua trabalhando em novas composições e seu último projeto foi o album "Dedicated Side B", de 2020.



(Vídeo da montagem com frases do então presidente dos EUA, Barack Obama, como se ele estivesse cantando a música "Call Me Maybe". (Reprodução: YouTube / Canal baracksdubs).



3. Diamonds - Rihanna 


A frase "Shine bright like a diamond" (brilhe forte como um diamente em tradução livre) ainda continua na memória mesmo depois de tanto tempo. O hit foi o primeiro a chegar a marca de 1,5 bilhão de views na carreira da cantora estadunidense. Por aqui a canção se destacou ao longo dos anos e até ganhou algumas versões com os gêneros de pagode e forró. Um fato curioso é que a cantora Sia seria uma das mentes brilhantes por trás da composição do hit.

4.  Whistle - FloRida  

"Whistle" poderia ser descrita como aquele som que é a cara do verão e já coleciona mais de 500 milhões de views. O clipe foi filmado em Acapulco, no México e seguiu a linha da maioria dos trabalhos do rapper: muita festa, curtição e mulheres. O artista americano, Flo Rida, que também é dono de hits como "Low" (que tem participação do rapper T-pain), "Good Feeling" e "GDFR",  declarou para a Hip Hop DX que todo o sucesso não foi esperado. "Eu ouvi o som e pessoas a minha volta falaram 'cara, isso vai ser fora de série' e ver o sucesso disso é inacreditável. Eu não esperava mesmo". 

5. Lancinho - Turma do Pagode 

O grupo formado nos anos 1990 na zona norte de São Paulo aos poucos conquistou o público de todo o Brasil. Em 2012 Lancinho chegou para virar trilha sonora dos churrascos e eventos caseiros. No Youtube, a canção passou dos 200 milhões de views e mesmo depois de 10 anos, não cai no esquecimento. 

Alguns dos comentários no vídeo da música, disponível no canal oficial do grupo. (Foto: Reprodução / YouTube).


6. Don't worry Child - Swedish House Mafia 


Agora, falando em música eletrônica, 2012 foi marcado por esse hino presente em diversos festivais e baladas pelo mundo. A letra fala sobre momentos comuns da vida, como a primeira vez em que se teve o coração partido ou a primeira ressaca quando jovem e, apesar desse tom melancolico, o Swedish House Mafia, grupo composto por três Djs suecos, conseguiu tranformar em algo dançante e com a tal "vibe positiva", o que foi muito bem vindo em um ano como aquele. 

O sucesso do som marcou também o ínicio do hiato do trio, que ficou cinco anos sem produzir novos trabalhos. Depois eles voltaram eventualmente e mais recentemente o grupo teve participação em uma das faixas do novo albúm do cantor canadense, The Weeknd, o "Dawn FM"
.

7. Locked Out of Heaven - Bruno Mars

Muito provavelmente você pode ter ouvido um pouco dessa música em algum reels ou stories de retrospectiva no Instagram nesse final de ano, misturada com o lançamento  mais recente de Adele, "Easy on Me". E isso mostra como um sucesso lendário nunca morre. Na epóca de lançamento, a faixa chegou a ficar no topo das paradas por seis semanas. Bruno segue criando a todo vapor e no ano passado bateu o record como o primeiro artista masculino a ter 5 faixas certificadas na classificação "Diamond" (ou diamante em português). 

A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA, em inglês) é responsável por essa certificação, e seu presidente é Mitch Glazier. Segundo matéria publicada no PortalPopline, Glazier chegou a declarar na época que "Este marco é uma prova do gênio criativo imparável de Bruno Mars e da incrível parceria que ele construiu com a equipe da Atlantic Records. O que Bruno conseguiu é simplesmente extraordinário."


8. Te vivo - Luan Santana 

Luan Santana sendo transformado em sua versão idosa - Marco Pinto.

Luan Santana sendo transformado em sua versão idosa - Marco Pinto.

(Foto: Reprodução / Caras.com.br).


Esse foi o primeiro clipe de Luan Santana, que até então estava com apenas três anos de carreira. A composição transborda emoção e é uma declaração de que o amor supera tudo. O cantor não só ficou encarregado da interpretação do hit, mas também foi submetido a uma caracterização pesada para se passar por um idoso na casa dos 70 anos. Assim, os fãs puderam vislumbrar como que o ídolo teen estaria no futuro.

O Fantástico, programa da rede Globo o entrevistou nas gravações e o artista disse que esperava ser acompanhado até ficar velhinho como no clipe. "Os meus fãs vão estar mais velhos, mas a galera vai estar acompanhando ainda e eu vou estar cantando", concluiu.


9. She Wolf - David Guetta ft. Sia

Com o sucesso absurdo que foi a faixa "Titanium" no final de 2011, o DJ francês, David de Guetta, se juntou novamente com a cantora australiana Sia e emplacaram mais um hit. Até agora são 550 milhões de visualizações. Vale ressaltar que Sia também é conhecida como uma grande compositoria, e já escreveu canções para Katy Perry, Christina Aguilera, Ne-yo. E na época do lançamento de "She Wolf", a cantora foi questionada em quem originalmente ela via cantanto o hit, e a resposta foi: a cantora Cher. Consegue imaginar como seria?
 

10. Let Her Go - Passenger

Uma canção sobre rompimento, numa melodia mais tranquila, hino daqueles que já perderam um amor. Atualmente ultrapassa a marca dos três bilhões de views no Youtube. O responsável por esse fenômeno é o cantor britânico Mike Rosenberg, mais conhecido pelo pseudônimo "Passenger".

Na época, o cantor concedeu uma entrevista para a Billboard e disse que era "inacreditavelmente emocionante ter pessoas ao redor do mundo cantando uma de suas canções, e uma canção que escrevi em quatro ou cinco minutos no camarim de um show na Austrália".

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »